Notícias Vale do Taquari - 19 de setembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 19 de setembro de 2012

SEMANA FARROUPILHA       
Prossegue hoje a tarde a programação da Semana Farroupilha na cidade de Encantado. A partir das 14 horas, no acampamento da Praça da Bandeira, ocorre a participação dos estudantes de escolas do município, que serão recepcionados pelos tradicionalistas. Já às 19 horas, acontece a Noite Cultural, a cargo do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi. 
        
A programação da Semana Farroupilha de Doutor Ricardo encerra hoje, com uma tarde dedicada  a Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos do Coração e a noite acontece o jantar de confraternização no Ginásio Paroquial.
           
Na cidade de Muçum, o acampamento Crioulo abre hoje às 10 h e a tarde a recepção a gurizada, aos visitantes de uma escola de Encantado e a noite, show do CTG Giuseppe Garibaldi.

Em Roca Sales a programação da Semana Farroupilha será finalizada amanhã, com desfile a partir das 08 horas e 30 minutos.         
       
Dançando com a terceira idade é a atração de hoje a tarde, na programação tradicionalista em Anta Gorda.
        
A Orquestra Municipal de Travesseiro se apresenta hoje, às 20 horas e 30 minutos, na cidade de Anta Gorda, abrindo a programação que terá sequência com dois shows tradicionalistas.
       
Tomaram posse hoje os 730 novos policiais - Inspetores e Escrivães da Polícia Civil. Os novos servidores desempenharão suas atividades em todo o estado do Rio Grande do Sul. O Vale do Taquari está incluído na lista das DP’s contempladas, entre elas as delegacias de Encantado, Lajeado, Estrela e Venâncio Aires.

Alunos da  Escola Estadual Ventura Migliorin, de Ilópolis, com a orientação de técnicos da Emater visitaram duas fontes de água protegidas e uma em processo de receber a proteção. As crianças puderam visualizar as formas de proteger uma fonte e conhecer a importância deste trabalho, que garante a qualidade da água.
        
O  Sicredi está outra vez no Guia “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, elaborado por revistas especializadas e pela Fundação Instituto de Administração. O Sicredi já estava nesta lista, de 2005 à 2008 e voltou em 2011e continua em 2012. Entre as cooperativas, o Sicredi é a organização com o maior número de colaboradores, 13.243, e figura na sexta posição. No segmento bancos e serviços financeiros, o Sicredi obteve a terceira colocação. 
        
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realiza no dia 27 de setembro, a partir das 07 horas e 30 minutos, mais uma edição do Café Qualificando a Gestão. A palestrante será a diretora executiva da Venax, Fabiana Bergamaschi. A empresa Venax Eletrodomésticos de Venâncio Aires atua há 27 anos no mercado brasileiro e exporta seus produtos para 43 países. 
        
A CDL de Roca Sales promove para o dia 10 de outubro, palestra com Steve Dubner. Será na sede da Sociedade Recreativa e Cultural, a partir das 20h, com os ingressos a disposição na CDL. Steve Dubner é um dos fundadores da Associação Desportiva para Deficientes e especializou-se, no Brasil e nos Estados Unidos
       
No próximo domingo, ocorre na Linha Clara - Teutônia mais uma edição da competição do Tiro-Rei, promoção que é do Departamento de Tiro ao Alvo da Sociedade de Atiradores de Linha Clara, única entidade da região que mantém esta atividade esportiva. A programação inicia às 09 horas e 30 minutos e prossegue até o final da tarde. Além da competição e do almoço de confraternização, ocorre o lançamento do livro “Linha Clara-Tradições e Costumes”.
       
A tradicional confraternização anual da terceira idade em Travesseiro foi transferida para o dia 19 de outubro. O adiamento se deve a campanha eleitoral e segundo a coordenação do CRAS, a programação será mantida, assim com a sede nova do Clube Esportivo Travesseirense.

O sorteio de ontem da Quina premiou uma aposta do município de Paverama, no Vale do Taquari. Ao acertar os cinco números a pessoa ganha a quantia de R$ 1.566.955,70. Os números sorteados foram: 10 - 17 - 24 - 46 – 53.

Em assembléia realizada na noite de ontem o sindicato dos Bancários de Lajeado, que  abrange 15 municípios decidiu pela situação de Estado de greve. Cerca de 20 bancários  participaram do encontro, reivindicando a contratação imediata de mais funcionários para atuação nas instituições bancárias privadas e estatais, fim do assédio moral por alcance de metas e reajuste salarial de 10,25%. Contudo, as agências da Caixa Federal de Arroio do Meio e Estrela já sofrem adesão parcial a mobilização. Em Encantado, ainda não ocorreu adesão à Greve mas em Guaporé estão totalmente fechadas as agências ad Caixa Federal e do Banco do Brasil.

A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio realiza sessão ordinária hoje, às 18 horas e 30 minutos.

Está aberta a visitação pública, no Salão Nobre da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela, a exposição "Símbolos Oficiais e Culturais do Rio Grande do Sul" de 14 a 28 de setembro de 2012. A mostra é coordenada pela professora Letícia de Oliveira.

Prorrogado pela terceira vez o prazo de regularização de áreas com plantio florestal realizado antes de 2006. Com  isso, silvicultores com até 500 hectares terão até 05 de junho de 2013 para  cadastrar empreendimentos. A medida viabiliza adequação ao Novo Código Florestal.
        
Já foram reservados todos os mais de 90 espaços destinados para as agroindústrias familiares na Expovale 2012. Os estandes serão instalados no pavilhão quatro com 960 m², no Parque do Imigrante, em Lajeado. O evento acontece de 09 à 18 de novembro, aguardando um público de duzentos mil visitantes.
       
Estrela promove nesta quinta-feira, dia 20, o desfile da Semana Farroupilha. A cerimônia de abertura ocorre às 08 horas na rua Júlio de Castilhos, em frente ao Parque Princesa do Vale, com chegada da chama crioula. Às 8h30min inicia o desfile com a participação de diversas entidades entidades.
       
Na tarde de hoje, cerca de 2 mil e 200 alunos estarão na Univates de Lajeado para a 15ª Olimpíada Matemática. Os participantes são estudantes de 4ª a 8ª séries (5º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e de 1ª a 4ª série do Ensino Médio cadastrados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática 2012. Eles são oriundos de 63 escolas de 19 municípios do estado. A prova realizada em duplas, ocorre das 14h às 17h, e será constituída de dez questões de natureza lógico-matemática, de acordo com o nível de escolaridade.

A Emater Regional programa para os dias 21, 24 e 28 de setembro, o curso de Nutrição Animal e Qualidade de Leite, em Marques de Souza. Previstos além das palestras e debates, uma tarde de campo e uma visita à indústria de laticínios.
      
A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (CACIS) de Estrela programou alguns eventos para este mês. No dia 28 de setembro, ocorre Reunião-Almoço, com a participação dos três candidatos a prefeito. Já no dia 29, acontece o tradicional evento “Comunidade em Ação”.

Estarão abertas até o dia 24 de setembro, as inscrições no  Concurso Fotográfico “Retratos de Progresso” com o tema "Propriedades Rurais do Município". Podem participar fotógrafos profissionais e amadores.

Nenhum comentário: