Enchente do Rio Taquari causa estragos em Estrela no mês de setembro de 2012



Enchente do Rio Taquari trouxe transtornos em Estrela 

As fortes precipitações que marcam o mês de setembro, atingindo toda bacia Taquari-Antas, provocaram uma enchente, no dia 19 de setembro de 2012, que se não significativa, porém suficiente para gerar muitos inconvenientes para população do Vale, inclusive no município de Estrela. 

A cheia que chegou a 21m 35cm, conforme medidas do Porto, causou em Estrela, interrupção de ruas, 8 famílias removidas e muito lixo espalhado por onde as águas chegaram. 

A Defesa Civil de Estrela, estava a postos desde que a precipitação se intensificou, monitorando as subidas das águas e orientando a população. 

A prefeitura colocou pessoal e caminhões a disposição para retirada dos flagelados. 

As rádios com comunicadores a cada instante enviavam orientações sobre a situação em diversos pontos monitorados e considerados importantes para definição de previsão de cota da cheia. 

A subida das águas estabilizou por volta de duas horas da madrugada do dia 20 quando atingiu a cota de 21m 35cm. 

Em Estrela o retorno dos flagelados para suas residências se deu no dia 20 de setembro, após limpeza das casas que exigiu muito esforço dos proprietários. 

Outros transtornos: 

Durante o dia 19 de setembro de 2012, houve ainda falta de energia elétrica, problemas com internet e telefone em alguns pontos de Estrela. 

No final da tarde uma rajada de vento de aproximadamente 80 km/h atingiu o município. 

Texto e Fotos: 
Airton Engster dos Santos 
Aepan-ONG












Nenhum comentário: