Município recebe Serviço Geológico do Brasil para mapeamento de áreas de risco
As áreas de risco na cidade de Estrela serão mapeadas. Os técnicos Marlon Hoelzel e Simone Zwirtes, do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Defesa Civil e Assistência Social da Prefeitura de Estrela estiveram reunidos nesta segunda-feira (06/08), na Sala Verde, para iniciar os trabalhos.
Estrela, juntamente com outros municípios do Rio Grande do Sul (Dom Pedrito, São Lourenço, Novo Hamburgo e Porto Alegre), terá as áreas de risco mapeadas para elaboração de base cartográfica para operação do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
O CEMADEN tem por objetivo desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o Brasil. Estas informações são essenciais na elaboração do sistema de alertas em caso de precipitações pluviométricas intensas, que podem provocar inundações.
Além disso, o CEMADEN, órgão centralizador de dados meteorológicos vai elaborar um mapa de suscetibilidade, ou seja, mapear áreas suscetíveis em caso de chuvas intensas.
Durante a semana os técnicos vão vistoriar as áreas de risco no município, dando atenção às áreas já monitoradas e mapeadas pelas diferentes secretarias da Prefeitura de Estrela, juntamente com a Defesa Civil.
Para a Defesa Civil e Prefeitura é importante o envolvimento de órgãos federais como o CPRM na elaboração de estudos técnicos que tenham como resultado a implantação de programas e tecnologias de prevenção, uma vez que o município está em área de direta influência das inundações do Rio Taquari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário