Vale do Taquari Notícias - 15 de agosto de 2012

Vale do Taquari Notícias - 15 de agosto de 2012

A Univates sedia de hoje até sábado, o 11° Encontro Gaúcho de Educação Matemática, com o tema “Educação matemática em tempos de incerteza”. O objetivo é reunir professores da área de educação básica e do ensino superior para discutir qual o caminho que a educação da disciplina vem tomando no Brasil.
        
 Nesta quinta-feira, dia 16, acontece no Salão Paroquial em Arroio do Meio, a sexta edição do Seminário de Floricultura do Vale do Taquari. Na programação estão previstas quatro palestras.
        
Hoje, às 13 horas, no salão do clube, em Linha Nossa Senhora do Carmo, em Coronel Pilar, acontece audiência pública, para tratar da Lei de Diretrizes de base do orçamento de 2013. Devem comparecer os moradores das linhas São Paulo, Assunção e Nossa Senhora do Carmo.
    
A Biblioteca Pública Municipal de Lajeado ficará fechada no período de 17 a 20 de agosto, para desinsetização do prédio.
   
A Secretaria de Educação de Ilópolis realiza de hoje até sexta-feira, a Feira do Livro. A programação inicia nesta quarta-feira, às 14 horas,  e será realizada no Ginásio Municipal Girolamo Sanson. Como escritora convidada, estará presente Daiane Mara Carlesso.  
        
No próximo sábado, dia 18, ocorre no Salão Paroquial de Encantado, o tradicional Café Colonial da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Os ingressos podem ser adquiridos com as voluntárias da entidade promotora, por  R$ 15,00, incluindo a participação no sorteio dos brindes doados pela comunidade.  
        
As agroindústrias terão espaço especial para tirar suas dúvidas sobre seu trabalho, durante a Expovale 2012. Haverá orientação sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf), que permite a comercialização de produtos da agroindústria familiar fora da sua cidade ou região de origem.      

Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Nova Bréscia não havia projetos para serem apreciados. Apenas foi protocolado um pedido de informações, encaminhado às comissões internas.

A Prefeitura de Lajeado está investindo R$ 106 mil em melhorias no trevo de acesso principal à cidade, nas imediações do viaduto da BR-386. As obras consistem no alargamento das pistas sob o viaduto, onde também será construída uma calçada de passeio elevada, no sentido “centro/bairro”.

A Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lajeado e da Região (ATAPEL) realiza sábado, dia 18, às 14 horas, um debate sobre os empréstimos consignados.  Serão levantadas questões como "vantagens, armadilhas e alternativas". Também será debatida a “desaposentação” e seus riscos. O encontro ocorre no Salão Paroquial católico no bairro São Cristóvão, em Lajeado.
                   
As restrições impostas pelo Governo Federal no acesso a financiamentos pelas famílias produtoras de fumo, devem reduzir as lavouras no próximo plantio. A constatação é feita pela Afubra nos municípios de Arvorezinha, Putinga, Anta Gorda, Relvado, Dr Ricardo e Vespasiano Corrêa.
       
O prefeito de São Leopoldo e presidente da Famurs, Ary Vanazzi, esteve nesta semana na sede da ACIL, em Lajeado, para conhecer o projeto "Viva o Taquari Vivo". Entusiasmado pelo trabalho em defesa o Rio Taquari, Vanazzi quer levar a ideia a todos os prefeitos do estado. Entre os destaques está a cartilha ambiental, com informações históricas, geográficas e sociais do rio e de sua extensão de 520 quilômetros.
        
A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari - AVAT, completa 25 anos na próxima sexta-feira, dia 17. A data será comemorada pelas 25 câmaras municipais filiadas integrando mais de 200 vereadores.
       
Moradores de Cruzeiro do Sul se mobilizam para receberem uma unidade da APAE. A iniciativa é de sete famílias que possuem filhos sendo levados para a APAE, em Lajeado. Um levantamento mostra que cerca de 50 portadores de deficiências estão fora da escola devido as dificuldades de acesso, começando pelo transporte. Na iniciativa pró-criação desta unidade da APAE, está o Consulado do Grêmio em Cruzeiro do Sul.
  
Os líderes das manifestações ocorridas na sexta-feira a tarde na VRS 482 em Arroio Grande, tiveram como resposta do DAER, que as obras de pavimentação podem iniciar somente após a liberação do licenciamento ambiental. Uma nova manifestação pode ser realizada nos próximos dias.
           
            A Emater e a Secretaria de Agricultura de Sério realizaram um levantamento sobre a produção de primária no município nos últimos dez anos. Constatada a redução na produção de milho e aves (de corte e poedeiras). Foram registrados aumento na produção leiteira, mais de 700%, e a criação de suínos.  
       
As Unidades Parceiros Voluntários (UPV’s) dos Vales do Taquari e Rio Pardo realizam de 27 a 29 de agosto mais um Desafio Voluntário. A mobilização desse ano acontece em comemoração ao Dia Nacional do Voluntário celebrado em 28 de agosto. As unidades que participam desta ação são de  Encantado, Lajeado, Teutônia, Santa Cruz e Arroio do Meio. Diversas ações voluntárias, de cunho socioambiental, poderão ser desenvolvidas neste período. 
           
A Emater e Fetag firmam parceria com o Colégio Agrícola Teutônia para a realização do Fórum Tecnológico do Leite, que ocorre nos dias 18 e 19 de setembro, em Teutônia, enfocando a sustentabilidade do sistema produtivo do leite. Também confirmadas as participações da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari, Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor e a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.   
        
A Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a AMVAT vai realizar sexta-feora, dia 17, um Seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Lajeado. O seminário ocorre no auditório do prédio 16 da Univates, no horário das 8h30min às 12h30min.  

No período de 18 a 24 de agosto, a Secretaria de Saúde de Lajeado realizará uma campanha de multivacinação. O objetivo é atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade. As duas novas vacinas são a Pentavalente, que substituirá a Tetra para crianças menores de 5 anos e a Vacina Inativada Contra Polio, que é injetável para as crianças que iniciarão a prevenção contra a poliomielite.

O Curso de Comunicação Social da Univates promoveu ontem a sua aula inaugural alusiva aos 10 anos do Curso de Jornalismo. Na oportunidade ocorreu a apresentação da Revista-Laboratório do curso de Jornalismo e da edição especial da Revista Signos sobre Jornalismo e História. Na seqüência foi realizada palestra com a jornalista Débora de Oliveira, da RBS TV, que falou sobre Jornalismo Esportivo Televisivo.

Está agendada para esta quinta-feira, dia 16, a partir das 08 horas, no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, em Estrela, a terceira etapa do encontro de formação para secretários de escolas estaduais. Nesta ocasião o enfoque será para a área da informática. O último encontro do grupo está previsto para 14 de setembro, totalizando às 44 horas do curso.

A Escola Municipal Mundo Encantado realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, a 5ª Feira do Livro. O objetivo é envolver a comunidade com o mundo da leitura, contação de histórias, música e teatro. O destaque será o lançamento do livro Encantado em Poesias II, de autoria dos alunos dos 4º anos, dia 16, às 19 horas. Os alunos também preparam uma homenagem ao escritor encantadense Gino Ferri.

Nenhum comentário: