Estrela - Café Filosófico Relacionamento foi pauta do encontro


Café Filosófico
Relacionamento foi pauta do encontro

O Café Filosófico que ocorreu ontem na Café com Prosa, em Estrela, teve o bate papo mediado pelo Psicólogo Decio José Gauer . Com graduação em filosofia, o profissional destacou pontos que afetam relacionamentos entre casais, amigos e famílias. Segundo ele, a não aceitação das diferenças é um fato que compromete as relações. No âmbito da internet, o surgimento de sites de relacionamento dificulta a aproximação das pessoas, ao mesmo tempo em que torna a troca de informações mais fácil com quem está geograficamente distante, fazendo com que muitos se encorajem a ser virtualmente, aquilo que não conseguem transmitir ao companheiro, amigo ou familiar, de forma pessoal.
Conforme o psicólogo, mesmo em uma época de relacionamentos plurais e efêmeros, é possível buscar se reconhecer no outro e redescobrir algo interessante que torne a relação mais satisfatória e permanente. “A manutenção do casamento e da família dependem também da capacidade de equalizar as diferenças entre as pessoas envolvidas”, disse Gauer.
Entendimento do ser, egocentrismo, sexualidade, sentimento de desamparo, desvalorização do relacionamento permanente e a busca pelo complemento afetivo e sexual também foram assuntos debatidos com os participantes.  O evento é gratuito, ocorre uma vez por mês e tem o apoio da Faculdade La Salle, Café com Prosa e Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela.

Participantes interagiram com questões cotidianas
Mediador é formado em psicologia e filosofia

Texto e fotos: Graziela Muniz

Nenhum comentário: