Notícias Vale do Taquari - 14 de agosto de 2012


Notícias Vale do Taquari - 14 de agosto de 2012

A Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lajeado e da Região (ATAPEL) realiza sábado, dia 18, às 14 horas, um debate sobre os empréstimos consignados.  Serão levantadas questões como "vantagens, armadilhas e alternativas". Também será debatida a “desaposentação” e seus riscos. O encontro ocorre no Salão Paroquial católico no bairro São Cristóvão, em Lajeado.

Quinze matérias estão aptas para votação na Assembleia Legislativa. Entre elas, o projeto de lei do Executivo, que autoriza o governo a abrir créditos suplementares no orçamento do Estado e que chegou à Casa em regime de urgência. O projeto destina R$ 2,5 milhões às secretarias da Educação, do Turismo, da Justiça e ao Conselho de Desenvolvimento.

O Curso de Comunicação Social da Univates promove hoje sua aula inaugural alusiva aos 10 anos do Curso de Jornalismo. Na oportunidade ocorre a apresentação da Revista-Laboratório do curso de Jornalismo e da edição especial da Revista Signos sobre Jornalismo e História. Na sequência, a jornalista Débora de Oliveira, da RBS TV, comanda a palestra sobre Jornalismo Esportivo Televisivo. A atividade inicia às 19 horas e 30 minutos, no auditório do prédio 11.

Está agendada para a quinta-feira, dia 16 de agosto, a partir das 08 horas, no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, em Estrela, a terceira etapa do encontro de formação para secretários de escolas estaduais. Nesta ocasião o enfoque será para a área da informática. O último encontro do grupo está previsto para 14 de setembro, totalizando às 44 horas do curso.

O Sindilojas Vale do Taquari promove hoje duas palestras com consultor empresarial César Costa. Às 11 horas ele fala sobre Redes Sociais: Relacionamento com Cliente e Vendas, na sede do Sindilojas, em Lajeado. A segunda palestra será às 19 horas no Salão de Eventos da Acil, abordando "O relacionamento de vendedores e atendentes com os clientes".
        
O Ponto de Atendimento do Sebrae de Encantado promove hoje uma palestra gratuita para apresentação do seminário Empretec, que acontece em setembro no município. A palestra ocorre no Auditório Imigrante do Centro Administrativo, às 19 horas. O Empretec será realizado na cidade de Encantado de 03 a 08 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, incluindo atividades extraclasse no período da noite.
        
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. Nas cidades de Bom Retiro do Sul e Imigrante os legislativos se reúnem às 19 horas. Já em Muçum, a sessão da Câmara inicia às 19 horas e 30 minutos desta terça-feira.   
       
As prefeituras gaúchas têm até quinta-feira, dia 16, para inscrever projetos nos editais do Fundo de Apoio à Cultura de Desenvolvimento da Economia da Cultura. O formulário de inscrição pode ser acessado em www.procultura.rs.gov.br/.
       
Abertas até o dia 03 de setembro, as inscrições para a primeira edição do Prêmio Empreendedor Cultural, iniciativa da Secretaria Estadual da Cultura e da AES Sul. Detalhes sobre o concurso, podem ser obtidas no site da AES Sul ou  www.procultura.rs.gov.br/
               
A Univates realiza na noite de sexta-feira, o curso de Rotulagem de Alimentos Embalados, para possibilitar a compreensão quanto aos aditivos que podem ser usados nos alimentos. O público alvo são os universitários e profissionais da área de alimentos. Inscrições até 14 de agosto, pelo site univates.br/cursosdeextensao. O investimento é de R$ 50, com desconto para alunos da instituição.
       
A Secretaria de Agricultura de Encantado realiza na próxima segunda-feira, dia 20, recolhimento de lixo rural nas localidades Santa Terezinha, Barra do Coqueiro, São Bráz e Divertida. 
        
Dentro da proposta de investir no turismo e segurança no trânsito, a  cidade de Anta Gorda recebe nova sinalização de ruas, denominações e orientações, com um investimento de cerca de 20 mil reais. Estão sendo colocadas mais de 230 placas refletivas, trabalho que teve estar concluído até o final do mês.
        
A Secretaria da Assistência Social de Doutor Ricardo está adiando em uma semana o encontro mensal do Grupo da Melhor Idade Felicitá. O encontro que estava programado para o dia 16 ficou para o dia 23 de agosto.
           
Depois de atuar por 31 anos na Emater, trabalhando  em Putinga, Relvado, Lajeado, Venâncio Aires, Farroupilha, Arvorezinha e nos últimos anos em Ilópolis, o Técnico em Agropecuária, Jurandir José Marques, despediu-se desta organização, durante a comemoração ao dia do colono.  Em meio as homenagens recebidas, Jurandir anunciou o seu novo desafio, coordenar um projeto de assistência técnica da Ervateira Valério, de Arvorezinha. 
           
Natural de Estrela, e recordista estadual em sua modalidade de atletismo, Júlia Eidelwein (14 anos), integra a delegação do Rio Grande do Sul, nas Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos em Poço de Caldas, Minas Gerais. Julia foi selecionada pelo Jergs (Jogos Escolares do RS) e participará do pentatlo, com estudantes de diversos outros estados. A competição será realizada entre 05 e 15 de setembro.
          
No próximo domingo, dia 19, acontece a 24ª Romaria de Nossa Senhora  da Assunção, no bairro Rincão São José – Taquari, evento que deve reunir 35 mil romeiros. A primeira missa será realizada às 10 horas no santuário. Às 13 horas inicia a caminhada de três quilômetros terminando com uma missa campal celebrada por dezenas de padres e presidida por Dom Paulo de Conto, bispo da diocese de Montenegro.
          
A administração municipal de Arroio do Meio repassou 32 mil reais, para construção de um canil para os animais abandonados. Trata-se de um pavilhão com mais de 30 baias, que deve receber os mais de 80 cães abrigados em locais improvisados.
           
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realiza no dia 24 de agosto, reunião com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Na oportunidade será apresentado o reestudo do Diagnóstico Ambiental da Bacia Taquari-Antas, destacando as diretrizes regionais para licenciar novas hidrelétricas. O material foi renovado no ano passado, tendo em vista fatores como as demandas urgentes por geração de energia e os crescentes pedidos de licenciamentos ambientais na Bacia Taquari-Antas.
           
A comissão organizadora da programação de acendimento da chama crioula, que acontece no próximo fim de semana em Venâncio Aires, convidou o governador Tarso Genro, para participar da solenidade que marcará a abertura dos festejos farroupilha no Estado. O acendimento no Parque do Chimarrão, na manhã de sábado, dia 18, contará com a participação de representantes de todas as coordenadorias do MTG.
       
Com o objetivo de abordar métodos práticos para desenvolver a capacidade musical em crianças, jovens e adultos, a Univates oferece a oficina musical gratuita “(Re)construir a música”. A atividade ocorre nos dias 22 e 29 de agosto e 04 de setembro, das 17h45min às 19h. Já no dia 11 de setembro, será a apresentação do grupo da oficina no sarau “Educação de Brinquedo”, que está sendo organizado pelo curso de Pedagogia, em parceria com a Brinquedoteca da Univates. Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação da Univates, sala 110 do Prédio 1, ou pelo sitewww.univates.br/eventos. As vagas são limitadas.

O Núcleo de Cultura da Univates divulgou dois eventos programados para o mês de agosto, realizados em parceria com o Serviço Social do Comércio - SESC. O primeiro será a peça teatral “Aqui Jaz Gerônimo”, apresentada pelo grupo de teatro da Escola Sinodal Conventos de Lajeado no próximo domingo, dia 19. O evento ocorre, a partir das 20h, no auditório do Prédio 7 da Univates. A atividade possui entrada gratuita e é aberta à comunidadeem geral. Já o evento programado para o próximo dia 30 é a apresentação do grupo Xaxados e Perdidos, formado pelos músicos Simone Rasslan, Álvaro RosaCosta e Beto Chedid. A atividade ocorre, a partir das 20h, no auditório do Prédio 7 e possui entrada gratuita.

A Secretária Estadual de Saúde confirmou dois novos óbitos por gripe A. O registro eleva para 57 o total de vítimas fatais da doença em 2012. As mortes ocorreram em Teutônia e Santa Maria. Os números atualizados apontam 447 casos confirmados da doença desde o início do ano. As vítimas fatais foram um homem de 83 anos, morador de Teutônia, que morreu em 20 de julho, e uma mulher de 39 anos, residente em Santa Maria, que faleceu no dia 09 de agosto.

A Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a AMVAT vai realizar um Seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Lajeado, na próxima sexta-feira, dia 17. O seminário ocorre no auditório do prédio 16 da Univates, no horário das 8h30min às 12h30min.  

A presidente Dilma Rousseff afirmou que o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado na última semana, vai ajudar a salvar vidas pois permitirá que o governo se antecipe quando ocorram desastres naturais, tais como inundações, deslizamentos de terra e secas prolongadas.

 O Sebrae realiza ainda neste mês um seminário regional para buscar subsídios para formatar documento a ser entregue aos prefeitos eleitos no pleito de outubro, em prol das micro e pequenas empresas. O seminário acontece sexta-feira, dia 17, no Weiand Hotel, em Lajeado, das 8h30 às 18 horas. Na ocasião será elaborado um mapa de oportunidades regionais para possibilitar ações por parte dos novos gestores.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Westfália, realiza sábado, dia 18 de agosto, a eleição do Conselho Tutelar. As urnas estarão instaladas em quatro escolas municipais. A população poderá votar entre 09 e 14 horas, e, cinco candidatas estão concorrendo a três vagas.
       
A Associação de Mulheres Colinenses realizará no dia 30 de agosto, uma excursão para a cidade de Pareci Novo. Na oportunidade serão visitados floriculturas e viveiros.
           
A Secretaria de Agricultura de Capitão realiza quinta-feira, dia 16, o repasse do 5º lote de Bonificações Rurais para os produtores que apresentaram o talão em 2011. Neste grupo, serão 55 produtores que receberão um valor total de R$ 41.278,00. A entrega ocorre no prédio da Câmara de Vereadores, a partir das 13 horas e 30 minutos.

Amanhã, às 13 horas e 30 minutos, acontece assembleia para os associados do STR de Lajeado, que possui extensão de base em Canudos do Vale, Forquetinha e Marques de Souza. Na ordem do dia a decisão sobre a abertura de um supermercado na cidade de Estrela.
       
A Secretaria de Educação e Cultura de Ilópolis realiza a Feira do Livro 2012. O evento acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto, nas dependências do Ginásio Municipal Girolamo Sanson. 
           
Na próxima quinta-feira, dia 16, acontece no Salão Paroquial em Arroio do Meio, a sexta edição do Seminário de Floricultura do Vale do Taquari. Na programação estão previstas quatro palestras.
        
No dia 30 de agosto, a partir das 10 horas, acontece na localidade de Novo Paraíso, em Estrela, o Seminário Municipal de Produtores Integrados nos ramos de suínos, aves e leite. A iniciativa é do STR de Estrela e contará com palestrantes da Acsurs e Fetag.

Nenhum comentário: