Trânsito em debate na Câmara de Estrela


Miki Breier (PSB)

O deputado estadual Miki Breier (PSB) ocupou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores na sessão de segunda-feira. Na Assembleia Legislativa ele coordena a Frente Parlamentar pelo Trânsito Seguro, constituída em 2007. Em 2011 o país é convocado para tomar parte no projeto Década do Trânsito Seguro 2011-2020.

O deputado afirma que caminha-se em direção da municipalização do trânsito, ou seja, que os municípios, além de parte dos recursos provenientes de multas e taxas, também tenham ingerência sobre alguns assuntos ligados ao trânsito. Conforme o peessebista, o trânsito é a epidemia que mais mata no mundo, com cerca de 38 mil mortes ao ano no Brasil. “Ao encerrarmos o dia de hoje teremos a certeza de que mais de 100 pessoas perderam a vida em acidentes”, afirmou Breier. Para ele, isso está acima de apenas estatísticas. “Para a família que teve uma perda, não trata-se de um número, e sim um ente querido”, disse.

A Década do Trânsito Seguro, lançada pela ONU no país em 11 de maio quer chegar a 2020 com 50% de redução das mortes no trânsito. O deputado Miki Breier destaca que 95% dos acidentes são causados pelo fator humano. “Estamos trabalhando por vias duplicadas, por mais sinalização, por melhorias nas condições estruturais, mas é importante que se registre que as pessoas é que não respeitam as leis de trânsito”, observa.

Apresentou estudo espanhol – país que reduziu 56% das mortes – mostrando que a redução da velocidade já é capaz de salvar vidas. Para finalizar sua fala, lembrou o estado do Rio de Janeiro, que está dando exemplo para o resto do país com a fiscalização do consumo de álcool. “O RJ está mostrando que todos são iguais perante a lei e lá a comunidade já está se conscientizando”, finalizou

Nenhum comentário: