Câmara Municipal de Vereadores de Estrela-RS

Vereador Juarez Füllber
Vereador Joel Mallmann
Vereador José Alves
Vereador Cristiano N. da Rosa
Vereador Marco Wermann
Vereador Jaci Hauschild
- Vereador Marco Aurélio Wermann (PT):

Falou da visita dos engenheiros do Daer, ao qual foi pedida manutenção da via asfáltica que passa na rodovia no Bairro Boa União. Disse que enviará pedido para instalação de uma sinaleira piscante no local. Disse que na última quinta-feira a coordenação da AES Sul esteve no Legislativo para uma reunião, na qual foi aberto um canal direto para reivindicações. Disse que os vereadores saíram satisfeitos com o contato e as explicações dadas pela empresa, que também comprometeu-se em atender os inúmeros pedidos dos parlamentares. Agradeceu ao secretário de Obras pelas reformas nas calçadas do Boa União, na Rua João Lino Braun. Lembrou visita à Rola Moça, dizendo que é muito bom ter essa empresa fixada no município. Disse que, no Multifeira, já está confirmada a presença da Banda Papas da Língua, de rock pop nacional. O diferencial é que o evento será totalmente gratuito. Disse que será uma grande feira, que já tem 95% dos espaços vendidos.


- Vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB):
Falou da reunião com AES Sul. Disse que foi trazido os investimentos e projeção de obras para 2011. Lembrou que foi possível apresentar as reivindicações dos vereadores. Disse que, novamente, no final de semana, foi possível verificar que o Pronto Socorro do Hospital Estrela não está funcionando adequadamente. Disse que pessoas questionaram a demora no atendimento. Sugere novamente que quando venha convênio do município, uma das cláusulas seja a presença de dois médicos, em especial à noite e nos finais de semana. Diz também, que em último caso, seria necessário regulamentar o tempo de espera máximo no PS. Disse que, sobre o sinal de internet, foi procurado pra saber quais locais está disponível a internet gratuita pelo município. Apresentou requerimento para homenagear a Igreja Assembleia de Deus para homenagear o centenário da mesma, no dia 25 de julho, às 20h.


- Vereador Joel Barcelos Mallmann (PSB):
Disse que algumas pessoas lhe procuraram para falar sobre a pavimentação na Rua Júlio de Castilhos, que poderá ter problemas com abuso da velocidade. Disse que seria necessário estudo para instalação de lombada ou quebra-molas. Disse que está fazendo pedido de providências para que seja feito mutirão para recolhimento de cães abandonados nas ruas. Lembrou que no ano passado entrou com pedido junto ao Ministério Público para regularizar atendimento junto ao Loteamento Jardim das Pedras. Disse que o mesmo foi arquivado, pois a Agência de Correiros está cumprindo com as entregas. Disse ainda que em setembro de 2010. Falou sobre problema com esgoto na Rua Germano Hassloscher, que também foi encaminhado ao Ministério Público. Disse que Prefeitura assumiu construção de uma unidade de tratamento de esgoto. Disse que no final de junho o prazo para a obra está vencendo.


- Vereador Jaci Inácio Hauschild (PP):
 Disse que a Secretaria de Obras é uma das mais solicitadas pelo Legislativo. Disse que parte da Delfina pediu que o Setor de Iluminação Pública fizesse o levantamento de quantas luminárias estão com problemas naquela localidade. Falou sobre encontro no sábado, da Liga de Corais, preparatório para festa realizada no terceiro domingo de julho, no Ginásio de Esportes de Linha Delfina. Convidou a todos, de Estrela e da região, para o jantar-baile da comunidade de São Luís, bem como para o baile de kerb’s do Arroio do Ouro. Disse que a homenagem ao 40º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Estrela, é muito justa, pois cuida da segurança de todos.


- Vereador José Itamar Alves (PTB):
 Lembrou de reunião com a AES Sul, que assumiu compromisso de trocar mais de 500 postes neste ano. Disse que estava no Banrisul de Estrela. Disse que o mesmo distribui fixas, mas as pessoas ficam em pé, aguardando o atendimento. Disse que representou a Casa na V Conferência Municipal da Saúde, dizendo que a grande demanada foi “mais respeito com o cidadão estrelense”. Disse que, após esperar mais de horas na fila, o médico não atende com humanidade. Disse que tinha reunião agendado com direção do hospital e Secretaria da Saúde, já adiada por duas semanas, mas que deve sair. Falando sobre a sinaleira na Rua Cel. Müssnich, pois no local, onde há uma rótula, fica-se até dez minutos esperando no cruzamento.


- Vereador Juarez Fülber (PPS):
Falou da visita a empresa Rola Moça, oitava em índice de ICMS no município. Disse que no início houve polêmica para instalação da mesma, mas hoje o retorno é grande para o município. Disse que a empresa, conforme o proprietário Alexandre Dullius, iniciou em uma quarto de apartamento. Lembrou a formatura de mais de 300 crianças pelo Proerd, no último final de semana. Faz pedido para que o Executivo ceda uma secretária para auxiliar na Appia, tirando a atual, que é formada em pedagogia e poderá ser mais útil no trabalho da ONG. Agradeceu equipe de telefonia por reparos na rede da Câmara.

Nenhum comentário: