Notícias Vale do Taquari - 28 de junho



CPERS/Sindicato
NOTÍCIAS 28-06

Deputados do PTB se encontraram na noite de ontem com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, para apresentar uma proposta de emenda na reforma da previdência de Tarso Genro. O governo propõe um aumento da alíquota de 11% para 16,5%, mas o PTB só votará com o Piratini se o percentual ficar em 14,5%.

Hoje está sendo realizada a eleição para escolha da nova direção do CPERS/Sindicato. Em nível estadual três chapas estão inscritas para o processo. A chapa de situação é encabeçada pela atual presidente, Rejane de Oliveira. A candidata de oposição é Simone Goldschmidt. Já Luiz Afonso de Medeiros, é o candidato da chapa considerada terceira via.
           
Na região do 8º Núcleo do CPERS/Sindicato, duas chapas estão na disputa. A atual coordenadora, Luzia Hermann, concorre a reeleição. Já a professora Denise Goulart, é a candidata de oposição. No Vale do Taquari, oito urnas fixas estão disponíveis para o processo eleitoral. As urnas estão funcionando na sede do 8º Núcleo, em Estrela; no Castelinho, em Lajeado; Colégio Guararapes, em Arroio do Meio; Escola Monsenhor Scalabrini, em Encantado; Pereira Coruja, em Taquari; João de Deus, em Cruzeiro do Sul; Jacob Arnt, em Bom Retiro do Sul; e Reynaldo Afonso Augustin, em Teutônia. As demais escolas receberão urnas itinerantes.

O prefeito de Capitão, César Beneduzzi, acompanhado do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), está no Rio de Janeiro, em busca de recursos para obra de pavimentação da VRS-482. Com este intuito Beneduzzi teve audiência no BNDES, para verificar a possibilidade de liberação de recursos para esta obra.
           
Entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 04, a Lei Municipal que limita o fluxo de caminhões pesados na estrada municipal de Travesseiro, no trajeto entre as duas pontes sobre o Rio Forqueta, uma em Picada Felipe Essig e outra na Barra do Fão. A multa para quem não respeitar a lei será de 85 reais e mais quatro pontos na carteira.
           
O listão dos aprovados no Vestibular de Inverno da Univates realizado na tarde de domingo, será divulgado hoje, a partir das 17 horas. As matrículas poderão ser efetuadas de 30 de junho a 04 de julho, no Setor de Atendimento ao Aluno, localizado no Prédio 9 da Univates.
             
 Os vereadores de Encantado aprovaram por unanimidade, na sessão de ontem, em 1º turno o Projeto de Emenda a Lei Orgânica, alterando a composição da Câmara, de nove para onze vereadores a partir da próxima Legislatura. A alteração esta amparada pela legislação federal permitindo que cidades com mais de 15 mil habitantes tenham até 11 vereadores. A segunda votação deve ocorrer após dez dias da primeira avaliação em plenário. Na legislatura de 2000 à 2004, a Câmara de Encantado já teve onze vereadores.
           
Em Teutônia, por iniciativa do vereador Jonatan Brönstrup (PSDB), poderá ser criada a Semana de Conscientização de Bons Tratos aos animais e a Política de Controle de Zoonoses. O projeto surgiu a partir do crescimento dos registros de maus tratos a animais no município. 

Estão abertas as inscrições para as duas oficinas desenvolvidas pelo Centro de Referência em Assistência Social em Roca Sales. Uma das Oficinas é de Edredom. As aulas serão ministradas nas quintas-feiras, das 14h às 15h, e iniciam no dia 30. O público alvo são as famílias contempladas pelo Programa Bolsa Família, com inscrições na sede do CRAS.

O deputado estadual Edson Brum (PMDB) está em campanha aberta contra a série de medidas propostas pelo governador Tarso Genro. Nas suas investidas, o deputado mostra as conseqüências se o que ele chama de “Pacotarso” for aprovado, incluindo aumento de impostos e atingindo a remuneração dos servidores públicos.
           
O leilão realizado na semana passada pela administração municipal de Putinga, vendendo bens considerados inservíveis para o serviço público, rendeu para Prefeitura, R$ 113 mil.
           
A Câmara de Vereadores de Estrela realiza no dia 25 de julho, sessão solene em homenagem ao centenário de criação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.
           
Hoje às 17 horas, acontece sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Lajeado, com cinco projetos na ordem do dia. O destaque fica para a Lei de Diretrizes e Bases do orçamento para o próximo exercício financeiro, com a previsão de uma receita de 126 milhões de reais.
           
O poder legislativo de Bom Retiro do Sul também realiza sessão ordinária nesta terça-feira, iniciando às 19 horas.

Em Muçum, os vereadores estarão reunidos hoje, a partir das 19 horas e 30 minutos, para mais uma sessão ordinária.
           
Em Arroio do Meio, o vereador Paulo Alécio Weizenmann, está sugerindo a implantação de creches nas sedes distritais, para acolher inclusive os filhos de agricultores.
           
As mulheres rurais que em 2005 fizeram o Pronaf Mulher estão sendo alertadas que o prazo para o pagamento termina dia 30 de junho. O atraso no pagamento vai implicar na perda do desconto chamado de rebate.
           
Mais de 40 pessoas participaram ontem da Conferência Municipal da Saúde, realizada em Travesseiro. O palestrante foi Glademir Schwingel, da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, que mostrou direitos e deveres junto ao SUS e desafiou a comunidade a cumprir e exigir o que lhe cabe. Schwingel historiou os avanços alcançados nos últimos 10 anos, em níveis municipal, estadual e federal.

O governador Tarso Genro assinou a nomeação do promotor de Justiça Francesco Conti como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A escolha foi publicada hoje no Diário Oficial. Conti ingressou na promotoria em 1989 e, atualmente, é o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Direitos Humanos. Também integravam a liste tríplice os promotores de Justiça Fábio Roque Sbardellotto e Alceu Schoeller de Moraes.

O ex-presidente da República e senador Itamar Franco (PPS-MG) apresentou piora em seu quadro clínico. Itamar está internado no Hospital Albert Einstein, para tratamento de leucemia. Ele desenvolveu uma pneumonia grave e foi transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital.

Após levantamento de dados em 5.568 municípios de todo país, a Fundação Getúlio Vargas identificou no RS a liderança de um ranking nacional de distribuição de renda. Das 50 cidades brasileiras listadas como as de maior percentual de famílias nas classes A, B e C, 29 são gaúchas, mostrou o estudo. No topo da relação aparece Westfália, no Vale do Taquari. Com apenas 2,7 mil habitantes, tem 94,16% das famílias com renda mensal de pelo menos 1 mil e 200 reais.

Em Teutônia o Ponto de Atendimento do Sebrae promove palestra gratuita, com o tema “Preparando sua Empresa para as Férias de Inverno”. O evento ocorre quinta-feira, dia 30, às 19 horas e 15 minutos, na Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia.

 Hoje, às 19 horas, acontece assembleia do COREDE, em Coronel Pilar. O objetivo é definir as prioridades para a Consulta Popular e eleger os delegados. O encontro ocorre no salão comunitário, na sede.
           
Agricultores familiares e camponeses da Via Campesina irão realizar nesta quarta-feira, dia 29, três atos públicos no Rio Grande do Sul. As mobilizações acontecerão nas cidades de Iraí, Marcelino Ramos e Porto Alegre.  Os organizadores esperam reunir nestas manifestações mais de duas mil pessoas.

O governador Tarso Genro confirmou a aprovação de 800 milhões de reais com o Banco Mundial para investimentos em suporte aos planos de desenvolvimento microrregional. Tarso antecipou também que a presidente Dilma Rousseff se empenhará para colocar novos empréstimos à disposição do Estado a partir de janeiro do ano que vem.

Nenhum comentário: