Notícias do Vale do Taquari - 21 de junho

Morro Gaúcho - Arroio do Meio
NOTÍCIAS 21-06

Teutônia-RS - Em Teutônia o Ponto de Atendimento do Sebrae promove palestra gratuita, com o tema “Preparando sua Empresa para as Férias de Inverno”. O evento ocorre no dia 30 de junho, às 19 horas e 15 minutos, na Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia.

Estrela-RS - A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela realiza até o dia 08 de julho, as inscrições para a V Rústica de Inverno, que está programada para o dia 17 de julho. . O objetivo dos organizadores é de reunir cerca de 600 competidores, em três categorias no adulto e uma no infantil.  O percurso varia de 2,5 a 10 km conforme a categoria.
           
Lajeado-RS - Nos dias 07 e 08 de julho Lajeado vai sediar o maior evento da indústria de sorvetes da região Sul do país, a XII Jornada Gaúcha de Sorvete. A expectativa é reunir representantes de mais de 150 indústrias de sorvete e de fornecedores de máquinas e matéria-prima. O encontro será realizado no Weiand Turis Hotel, em Lajeado. 

Feriadão - Devido ao feriadão de Corpus Christi, ocorrem mudanças no recolhimento do lixo, em Roca Sales. Nas linhas Fazenda Lohmann, Júlio de Castilhos e Marechal Deodoro o lixo será recolhido nesta terça-feira, dia 21, ao invés de quinta-feira. Já o lixo das linhas Pinheirinho, Marquês do Herval e Arroio Augusta Alta e Baixa será recolhidos na quarta-feira, dia 22, ao invés de sexta-feira. Já os entulhos deverão ser colocados na rua até quarta-feira para que o recolhimento possa ser efetuado antes do feriadão.

Feriadão - Na próxima quinta-feira, dia 23, é celebrado dia de “Corpus Christi” e na maioria das sedes paroquiais serão realizadas procissões festivas com a colocação ou confecção artesanal de tapetes nas ruas. Em Encantado a procissão inicia às 14 horas com a concentração junto ao Posto Ipiranga, de onde sairá às 14 horas e 30 minutos pela Rua Padre Anchieta, e a missa será em frente ao Painel do Imigrante.
       
Encantado-RS - A Emater de Encantado confirma para esta 4ª-feira, dia 22, a realização de um curso especial sobre abate, cortes, preparo de receita e conservação de peixes. Cada clube de mães deve indicar uma sócia para um dia de curso e depois repassar o aprendizado para as demais associadas. O curso será ministrado na sede comunitária do Bairro Santo Antão, das 09 horas às 16 horas.
       
Lajeado-RS - Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. Na presidência dos trabalhos estará o vereador Paulo Tóri (PDT).

Feriadão - As prefeituras de Capitão e de Cruzeiro do Sul anunciam ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais, na sexta-feira dia 24, realizando desta forma feriadão.
       
Roca Sales-RS - Hoje, às 19 horas, acontece audiência pública na Sociedade Recreativa e Cultural Roca-Salense para debater o tema “A cidade que temos e a cidade que queremos”. A iniciativa da administração municipal tem por objetivo encaminhar um plano diretor abrangente.
       
STR Encantado-RS - O Sindicato de Trabalhadores Rurais de Encantado realiza hoje, às 14 horas, assembleia geral. O encontro acontece no auditório do Sindicato da Alimentação. Na pauta,  apreciação das contas e do relatório de atividades de 2010, entre outros assuntos de interesse dos associados.
       
Feriadão - As prefeituras de Roca Sales, Capitão, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Dois Lajeados, Progresso, Bom Retiro do Sul, Encantado e Cruzeiro do Sul, farão feriadão, não atendendo nesta quinta e sexta-feira.

Feriadão - Nos municípios de Vespasiano Corrêa, Nova Bréscia, Arvorezinha e Tabaí, haverá feriado de Corpos Christi na 5ª-feira. Já na 6ª-feira será feriado municipal para comemorar o dia de São João, padroeiro destes municípios.
       
Feriadão - Nos municípios de Arroio do Meio, Anta Gorda, Ilópolis, Muçum, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Fazenda Vilanova, Colinas, Estrela, Forquetinha, Westfália, Imigrante, Mato Leitão, Sério, Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Travesseiro, Lajeado, Teutônia, Paverama, Taquari, será feriado na 5ª-feira, mas haverá expediente normal na 6ª-feira.
       
Fazenda Vilanova - A Secretaria de Educação em Fazenda Vilanova entregou para merendeiras, serventes e zeladores das escolas municipais, novos uniformes de trabalho. Segundo a secretária da Lisete Cenci, as novas vestimentas foram confeccionadas pensando no conforto e na boa apresentação dos funcionários.
       
Anta Gorda - A Administração Municipal de Anta Gorda inaugurou ontem as novas dependências da Sala de Recursos. O espaço é destinado para atividades das crianças portadoras de necessidades especiais, atendidas no turno inverso as atividades escolares.
               
Turismo - O projeto turístico “Pelos Caminhos do Pão e Vinho”, tem o aval do Governador Tarso Genro, para captação de recursos junto ao Governo Federal para a construção de uma rodovia pavimentada de Santa Tereza até Anta Gorda, passando por Roca Sales, Muçum e Doutor Ricardo. A rodovia terá significado econômico, pois encurtará o caminho da região alta do Vale com a Serra gaúcha.
       
Teutônia-RS - Na semana passada ocorreu em Teutônia a III Exposição e Simpósio em Eletricidade e Tecnologias do Colégio Teutônia. Com o tema “Eficiência Energética e Inteligência em Técnicas de Informática”, o evento contou com a participação de mais de 20 expositores da área elétrica, de eletrônica, de segurança e de informática, além de ciclo de palestras, que atraiu um público superior a 650 pessoas.
       
Travesseiro-RS - Na próxima sexta-feira, dia 24, acontece o recolhimento do lixo sucata em todo o município de Travesseiro. O trabalho inicia às 07 horas.
       
Arroio do Meio-RS - Acelerados os trabalhos de terraplanagem na área de terras situada no bairro São Caetano – Arroio do Meio, onde será instalado o novo parque industrial da empresa Girando Sol. A obra, segundo o empresário Gilmar Borscheid, deve iniciar no mês de julho. 

Política - O governador Tarso Genro irá se reunir com a presidente Dilma Rousseff amanhã, em Brasília, para discutir a liberação de recursos do PAC 1 e 2. Tarso também informará Dilma sobre os contatos feitos com empresários na Coreia do Sul e pedirá apoio do governo e da Petrobras na relação com os investidores asiáticos focados no setor naval.
       
Suinofest - A comissão organizadora da Suinofest 2011 comemora o recorde de público do evento, com cerca de 40 mil visitantes e destes 8 mil e 600 pessoas acessaram ao Salão Gastronômico. Nos seis déias do evento, foram consumidos 2 mil e 600 quilos de carne suína. As novidades também agradaram, como o queijo brustolado, com 348 quilos consumidos. Outra novidade foi o espetinho de carne suína com o consumo de 2 mil e 500 espetinhos, comprovando a aceitação da inovação.
       
Agroind - As principais secretarias do Governo do Estado voltadas ao meio rural estão com suas agendas reservadas para a 2ª Agroind Familiar que Lajeado realiza no mês de julho. Nos dias 14 e 15 de julho o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, transfere o seu gabinete de Porto Alegre para o Parque do Imigrante em Lajeado. O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, também vai deslocar sua estrutura de atendimento para a Agroind. Além destas secretarias, órgãos nacionais e entidades vão estar presentes no evento, inclusive com estandes.
       
Encantado-RS - O Setor de Fiscalização da Prefeitura de Encantado promoveu na semana passada, uma reunião com escritórios de contabilidade da região, no Centro Administrativo. Profissionais da área de programação do Livro Eletrônico Fiscal, utilizado pela fiscalização municipal, esclareceram dúvidas e discutiram meios de aprimoramento sobre o sistema de informação do ISSQN.
       
Senai - Alunos do curso de Eletrônica e Eletricidade do Senai de Lajeado, e da 8ª série do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio, de Estrela, visitaram as dependências da Hidrelétrica Salto Forqueta, em Putinga. A visita foi acompanhada por profissionais da Certel, que repassaram aos estudantes todas as informações necessárias sobre o funcionamento da usina.

Política - O PTB decidiu ontem colocar todos os postos que ocupa no Executivo à disposição do governador Tarso Genro, como resultado da exposição pública da disputa interna de cargos no governo estadual. A crise foi deflagrada depois que um vídeo mostrando o deputado federal Sérgio Moraes agredindo o deputado estadual Ronaldo Santini, durante um evento do partido no final de semana, vazou na Internet. À noite, a bancada estadual se reuniu com Tarso e ouviu dele que não aceitava a entrega dos cargos, já que no seu entender se tratava de uma crise interna do PTB.

Capital do RS - A bancada de vereadores do PMDB decidiu que na hipótese de não se confirmar a aliança em torno do prefeito José Fortunati (PDT), que concorre à reeleição, o partido lançará o nome do vereador Sebastião Melo, como candidato à Prefeitura de Porto Alegre. Em nota oficial, entretanto, os peemedebistas reafirmaram o compromisso com a manutenção da aliança partidária que apoiou a candidatura de José Fogaça à prefeitura, em 2008.

Nenhum comentário: