Rádio Studio FM 98.3 - participação do Vereador Jose Itamar Alves Alves.

Vereador José Itamar Alves, Igor Roberto Biberg e Pierre Lawall

Vereador José Itamar Alves, Igor Roberto Biberg e Airton Engster dos Santos

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - participação do Vereador Jose Itamar Alves Alves.... Falou sobre a sessão descentralizada da Câmara de Vereadores realizada no Colégio Martin Luther. Manifestou preocupação com o desemprego no Brasil que chega a 11,1 Milhões. Destacou as obras e projetos do Governo de Estrela.

Rádio Studio FM 98.3 - Participação de Dôga Daroit da Secultur.

Dôga Daroit e Airton Engster dos Santos

Dôga Daroit e Igor Roberto Biberg

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Participação de Dôga Daroit da Secultur... Na pauta a programação da Maifest 2016 e do evento que ocorre sábado - 30 de abril de 2016 no Calçadão de Estrela - Música ao Ar Livre - Instrumental Jazz e MPB...

Mensagem do Professor Leônidas Erthal - Direto da Alemanha

Alemanha - 28 de abril de 2016

Mensagem do Professor Leônidas - direto da Alemanha: Fiquei muito feliz ao saber da retomada dos temas tão discutidos a partir dos anos 2000 no auto-denominado Instituto Histórico e Geográfico de Estrela. 

Congratulo-me com a participação dos novos integrantes no grupo.

Agradeço a lembrança de meu nome.

Museu - Arquivo - Memorial se complementam e formam a alma do município.

No dia 25 p/p. o Coro Santa Cecília (um dos mais antigos do Brasil), mantido pela Sociedade Santa Cecília da Paróquia Santo Antônio completou 140 anos de atividade ininterrupta. 

Parabéns a nossa Estrela que no próximo dia 20 também completará 140 anos.

(Por aqui estamos assistindo às últimas nevascas da temporada).
Abraço a todos. 

Campanha da Cacis para o Dia das Mães 2016


Visita ao Navio-veleiro Cisne Branco - Cruz Vermelha Vale do Taquari


História de Estrela - Na Coluna de Airton Engster dos Santos o Livro Ernesto Geisel


Jornal Folha de Estrela - Estrela-RS - 28 de abril de 2016


























Rádio Studio FM 98.3 - Luiz Carlos Freitag falou sobre as comemorações alusivas ao 140 Anos do município de Estrela-RS;

Luiz Carlos Freitag e Igor Roberto Biberg
28 de abril de 2016 

Luiz Carlos Freitag e Airton Engster dos Santos

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Luiz Carlos Freitag falou sobre as comemorações alusivas ao 140 Anos do município de Estrela-RS; Obras que estão sendo realizadas e posse aos membros do Conselho Municipal de Planejamento Estratégico – A Estrela que queremos. Os integrantes, que representam os mais diversos segmentos da comunidade, têm como atribuições, entre outras, analisar a avaliar o Planejamento Estratégico, monitorar sua execução e promover ações de mobilização da comunidade.

Reunião Almoço na Cacis - com Gustavo Becker Silveira


Faculdade La Salle Estrela - Curso com José Ivan Maia


Jantar Italiano - Societá Italiana Fiori Dei Piani em Estrela-RS


Rádio Studio FM 98.3 - participação do secretário da Agricultura José Adão Braun

Secretário José Adão Braun e Airton Engster dos Santos
Estrela-RS - 27 de abril de 2016

Secretário José Adão Braun e Igor Roberto Biberg

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - participação do secretário da Agricultura José Adão Braun... Na pauta os trabalhos de terraplanagem para construção de aviários; Campanha de Everminação; Campanha contra Aftosa; e Balança Comercial de Lacteos...

História de Estrela-RS - colonizadores chegaram pelo rio Taquari, no ano de 1856










Em 1872 foi fundado o povoado sob a proteção de Santo Antônio, iniciando-se a indústria e comércio. Em 1876 deu-se a emancipação, sendo este município, o primeiro entre os do Alto Taquari. Somente em 1882 deu-se a instalação do município,com o nome de Santo Antônio de Estrela. O Governo inicialmente foi exercido pela própria Câmara Municipal, composta de sete membros. 

COLONIZADORES

Os primeiros colonizadores chegaram em Estrela pelo rio Taquari, no ano de 1856, época em que foi instalada a Fazenda Estrela pelo Coronel Vitorino José Ribeiro, cujas terras pertenciam administrativamente a Freguesia de São José do Taquari. 

Cinco anos depois, Antônio Victor Sampaio Menna Barreto (fundador) transferiu-se com a família para a sede da fazenda de seu padastro (Vitorino José Ribeiro). Requereu a medição de suas terras, constituindo o que é hoje a área urbana de Estrela.

Em 1865, Antônio Victor mandou abrir grandes picadas, como a da Boa Vista (Teutônia) e Picada Grande (Novo Paraíso), nas quais estabeleceram-se famílias de imigrantes alemãs vindas do Vale do Caí.

O município se emancipou em 20 de maio de 1876 .

Os índios Guananás foram os pioneiros desta região mas, a medida que os colonizadores vieram, foram se retirando para o centro e norte do Rio Grande do Sul. Hoje já não existem mais grupos indígenas no município. 

Os primeiros colonizadores chegaram em Estrela no ano de 1856, época em que foi instalada a Fazenda Estrela, de propriedade do Coronel Victorino José Ribeiro, cujas terras pertenciam administrativamente à Freguesia de São José do Taquari. 

Outros fazendeiros que aqui se instalaram ou estiveram nesta terra de passagem vinham pela única via de acesso, através da locomoção fluvial - O Rio Taquari. Um grande número de imigrantes de origem alemã veio para Estrela originários da região do Rio Caí. Os primeiros habitantes que povoaram Estrela começaram a chegar por volta do ano de 1856,
vindos de São Sebastião do Caí e São Leopoldo. No ano de 1858 foi fundada a colônia denominada Teutonia, abrangendo uma extensa área do Município, ocupada na maior parte, por saxões, fenamos e westfalinos. 

O município de Estrela pertenceu à Freguesia de São José do Taquari até o dia 05 de março de 1873. A Lei Provincial n 857, de 2 de abril do mesmo ano, criou a Freguesia de Santo Antônio de Estrela. Em 24 de abril de 1874, pela Lei n 916, foi desanexado da Freguesia de Santo Amaro e adjudicado à Santo Antônio. Estrela emancipou-se no dia 20 de Maio de 1876. Na bibliografia pesquisada não há registro especifico de nomes de pessoas que tenham trabalhado pela emancipação do município. Contudo existe um pessoa que se destacou desde o início da colonização: Antônio Victor Sampaio Menna Barreto - fundador de Estrela, visto que fez doação de áreas, onde hoje localiza-se a Praça principal da cidade, que tem o seu nome, e possibilitou a origem do traçado das principais ruas do centro da cidade de Estrela. 

ORIGEM DO NOME

Tudo indica que a origem deste foi uma fazenda denominada Estrela, de propriedade do Ten. Cel. Victorino José Ribeiro, na margem esquerda do Rio Taquari.

Diz a lenda que Estrela tem este nome porque, quando da chegada dos primeiros aventureiros à região, avistaram uma certa luminosidade fora do comum nas proximidades do Rio Taquari. Pensaram que, naquele lugar; houvesse caído uma estrela cadente. Logo a denominação de Estrela. O fato tem sua explicação natural pois no local havia um pântano cujos gases que refletiam a luz da lua ocasionavam a luminosidade referida.