História de Estrela-RS - colonizadores chegaram pelo rio Taquari, no ano de 1856










Em 1876 deu-se a emancipação de Estrela, sendo este município, o segundo do Vale do Taquari. Somente em 1882 deu-se a instalação. O Governo inicialmente foi exercido pela própria Câmara Municipal. Em 1892 assumiu o primeiro intendente, Joaquim Alves Xavier.

COLONIZADORES

Os primeiros colonizadores chegaram em Estrela pelo rio Taquari, no ano de 1856, época em que foi instalada a Colônia Estrela pelo Coronel Vitorino José Ribeiro, cujas terras pertenciam administrativamente a Freguesia de São José do Taquari.

Cinco anos depois, Antônio Victor Sampaio Menna Barreto (fundador) transferiu-se com a família para a sede da fazenda de seu padastro (Vitorino José Ribeiro). Requereu a medição de suas terras, constituindo o que é hoje a área urbana de Estrela.

Em 1865, Antônio Victor mandou abrir grandes picadas, como a da Boa Vista (Teutônia) e Picada Grande (Novo Paraíso), nas quais estabeleceram-se famílias de imigrantes alemãs vindas do Vale do Caí.

O município se emancipou em 20 de maio de 1876 .

Os índios Guananás foram os pioneiros desta região mas, a medida que os colonizadores vieram, foram se retirando para o centro e norte do Rio Grande do Sul. Hoje já não existem mais grupos indígenas no município.

Os primeiros colonizadores chegaram em Estrela no ano de 1856, época em que foi instalada a Colônia Estrela, de propriedade do Coronel Victorino José Ribeiro, cujas terras pertenciam administrativamente à Freguesia de São José do Taquari.

Outros fazendeiros que aqui se instalaram ou estiveram nesta terra de passagem vinham pela única via de acesso, através da locomoção fluvial - O Rio Taquari. Um grande número de imigrantes de origem alemã veio para Estrela originários da região do Rio Caí. Os primeiros habitantes que povoaram Estrela começaram a chegar por volta do ano de 1856, vindos de São Sebastião do Caí e São Leopoldo. No ano de 1858 foi fundada a colônia denominada Teutonia, abrangendo uma extensa área do Município, ocupada na maior parte, por saxões, fenamos e westfalinos.

O município de Estrela pertenceu à Freguesia de São José do Taquari até o dia 05 de março de 1873. A Lei Provincial n 857, de 2 de abril do mesmo ano, criou a Freguesia de Santo Antônio de Estrela. Estrela emancipou-se no dia 20 de Maio de 1876.

Na bibliografia pesquisada não há registro especifico de nomes de pessoas que tenham trabalhado pela emancipação do município. Contudo existe um pessoa que se destacou desde o início da colonização: Antônio Victor Sampaio Menna Barreto - fundador de Estrela, visto que fez doação de áreas, onde hoje localiza-se a Praça principal da cidade, que tem o seu nome, e possibilitou a origem do traçado das principais ruas do centro da cidade de Estrela.

ORIGEM DO NOME

Tudo indica que a origem deste foi uma fazenda denominada Estrela, de propriedade do Ten. Cel. Victorino José Ribeiro, na margem esquerda do Rio Taquari.

Diz a leda que Estrela tem este nome porque, quando da chegada dos primeiros aventureiros à região, avistaram uma certa luminosidade fora do comum nas proximidades do Rio Taquari. Pensaram que, naquele lugar; houvesse caído uma estrela cadente. Logo a denominação de Estrela. O fato tem sua explicação natural pois no local havia um pântano cujos gases que refletiam a luz da lua ocasionavam a luminosidade referida.

Nenhum comentário: