Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geração de 15.05.16 

FRASE: “Agora sim: Frio, calor, chuva, sol. Acho que todos estão satisfeitos” (Filósofo irritado com o tempo, no Salão do Hermes e do Leonardo). 

Prefeitura de Estrela e Procon estão realizando um trabalho conjunto, apresentaram listas de endereços onde existem problemas com fios telefônicos caídos, mal presos, etc. A primeira tem 21 locais a segunda 47 e foi solicitado solução par a OI devido ao risco que isso pode causar. Na foto, um dos locais. A OI começou a resolver os problemas, não na rapidez esperada, mas tudo deverá estar resolvido em breve. O Prefeito Rafael Mallmann autorizou sua equipe para fazer estes levantamentos e o trabalho continua, pontos de situação de risco continuam sendo procurados.

Recolhimento do lixo evoluindo em Estrela e o Secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein está recebendo cumprimentos e elogios. Tanto o recolhimento do lixo seco como o orgânico está cada vez mais detalhado e facilita o trabalho. Inclusive no último leilão do lixo seco, foram vendias 407 toneladas e foram arrecadados R$ 129.000,00. “O pessoal está correspondendo à expectativa e cada vez mais separando o lixo orgânico e o seco em casa, tomara que isso evolua cada vez mais”, disse o Secretário. 

O Porto de Estrela não iniciou ainda sua atividade normal, porque as empresas de navegação por enquanto estão sem investimentos, devido a crise do País. Mas o Porto em si, segundo Cristiano Nogueira da Rosa ex-Diretor de Hidrovias do Estado, está apto para receber navios, sem problemas. O setor ainda está em negociação com empresa Suiça que quer assumir o Porto. Por outro lado, recebi outra informação: Um dos prédios dos armazéns do Porto poderá ser assumido em breve pela empresa Faros.

Chega a dar gosto olhar os motoristas em frente a Rodoviária de Estrela na hora do pique. O respeito à faixa de segurança dos pedestres é de altíssimo nível, mesmo sendo grande o movimento nas horas de final da tarde ou do meio dia. Sempre os pedestres tem preferência, podem atravessar a avenida sem problemas. Um ou outro não respeita, mas é difícil algum motorista não parar o carro. Parabéns.

Usando a Tribuna, Paulão Scheeren (PTB) fez uma homenagem especial ao Jurídico da Câmara, Dr Erny Iser. Cumprimentou o advogado por ter assumido a OAB em têrmos de ética aqui na Região. “Parabéns à nova jornada”, disse o Vereador. 

E o trabalho prossegue com afinco na Linha Wink, porque a 9ª Expowink começa em breve. O Secretário de Obras Jorge Both e sua equipe estão deixando tudo em ordem apesar do mau tempo que estamos enfrentando. Na foto do Secretário, dá para ver o que está sendo trabalho realizado. Realmente vai valer a pena visitar a Expowink.

E nem sei se ainda tem stands para serem vendidos. Na parte interna são 70 e todos já tem “dono” e na externa também a procura foi muito grande. E os shows sem dúvida vão atrair muita gente. Além do Bailão da 3ª Idade, teremos Os Colonos, Os Fagundes, Lucas e Felipe, Êgo e Serginho, Tchê Garotos entre outros. E o Governador José Ivo Sartori já confirmou que vai visitar também esta grande festa. 

SAÚDE I - Segunda feira as 16h estarão em audiência na Secretaria da Saúde do Estado, em Porto Alegre, o Prefeito de Estrela Rafael Mallmann, Secretário da Saúde Elmar Schneider, Presidente da Câmara Adriano Scheeren, Presidente do Corpo Clínico dr Eduardo Otharan, presidente da CACIS Pedro Antônio Barth, diretora do Hospital Estrela Irmã Terésia, e assistente técnica da saúde Débora Martins. 

SAÚDE II - O assunto é a Gestão Plena na Totalidade para a Saúde, em Estrela. Com a Gestão Plena, Estrela que tinha dois laboratórios agora tem tres e conseguiram baixar os valores de exames de 30 a 50%. É que a Gestão Plena faz o município tratar dos laboratórios e agora também da fisioterapia. Mas fica claro: Estrela assumiu a Gestão, não a administração do Hospital - ou seja, só os recursos oriundos do SUS e não a parte administrativa. Com isso a Prefeitura tem o maior controle e a economia teve uma economia de R$ 90.000,00 em um ano.

SAÚDE III - Segunda feira, a comitiva liderada pelo Prefeito Rafael Mallmann vai pleitear a Gestão dos Recursos Financeiros Totais do SUS, destinados ao Hospital Estrela. Isso vai possibilitar um maior controle dos atendimentos prestados e a otimização dos recursos, pode gerar uma expressiva economia para o setor. Sem dúvida isso tudo vem confirmar que a Saúde de Estrela é a melhor do Vale do Taquari.

Nenhum comentário: