Rádio Studio FM 98.3 - participação da Bióloga da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela - Rosangela Selli Johann

Rosangela Selli Johann e Airton Engster dos Santos

Rosangela Selli Johann e Igor Roberto Biberg


Redação - Rádio Studio FM 98.3 - participação da Bióloga da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela - Rosangela Selli Johann.. Falou sobre a Logística Reversa e do lixo recolhido na 10ª Edição do Vivo o Taquari Vivo...

O município de Estrela deu um passo importante no sentido de implementar a logística reversa, prevista na Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Encontro realizado na Câmara de Vereadores, abordou este instrumento, mais especificamente em relação à destinação correta de lâmpadas fluorescentes. De acordo com a norma, os estabelecimentos que fornecem este material devem fazer a logística reversa – receber as lâmpadas usadas e descartadas - para que tenham o destino ambientalmente correto. O encontro, iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico e do Ministério Público, por meio da promotora de Justiça Especializada, Andrea Almeida Barros, reuniu empresas que comercializam lâmpadas e entidades.

Segundo Rosângela a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público do RS, a promotora de Justiça Caroline Vaz falou sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e o programa RESsanear, do MP/RS, que busca garantir a implementação de programa integrado de saneamento básico e resíduos sólidos. Segundo ela, a lei que trata da política nacional trouxe, como obrigação, a logística reversa, e um dos seus aspectos inovadores é o envolvimento de toda a sociedade nas ações de preservação ambiental, e não somente do poder público. “A lei preconiza que a sociedade participe”, destacou, frisando que todos, inclusive consumidores, são responsáveis, devendo fazer o produto chegar ao seu destino correto.

Viva o Taquari Vivo:

Lixo recolhido em 2016*

Lajeado - 1.516 quilos 
Estrela - 1.409 quilos 
Arroio do Meio - 128 quilos 
Bom Retiro do Sul: 500 quilos 
Cruzeiro do Sul: 383 quilos 
Venâncio Aires: 267 quilos 
Total: 4.203 quilos

Nenhum comentário: