Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Jornal Nova Geração de 01.04.16


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Jornal Nova Geração de 01.04.16

FRASE: “Vou ser candidato este ano, vou concorrer a Senador” (Filósofo meio perdido, no Salão do Hermes e do Leonardo). 

Estrela tem esse nome, porque quando as primeiras pessoas teriam aqui chegado, de barco pelo Rio Taquari, era de noite e viram algo brilhante. É que na parte central da cidade havia uma pequena lagoa onde saía um leve jato de gás, que incendiava e brilhava. Mas isso tudo terminou logo depois porque foi tudo aterrado. Mas parece que o jato de gás está querendo aparecer. Ele estaria saindo, de leve, na nossa Praça, casualmente sob a estátua do Menna Barreto. E com isso, a estátua se mantém aquecida. Por ser muito pouco gás ele não chega a queimar nem dá para sentir odor nenhum, mas a estátua fica morna, muita gente já confirmou isso encostando a mão nela.

A Páscoa passou e novamente Estrela foi uma atração, no que se refere a ornamentação. Agora vamos aguardar o mês de maio, mês do aniversário do município. Agora serão 140 anos. E o Grupo Folclórico de Danças Alemãs de Estrela, no Festival do Chucrute vai festejar seus 51 anos. Sem dúvida teremos uma Festa de Maio espetacular novamente este ano. E pelos ensaios que o Andreas Hamester está realizando, posso dizer que valerá a pena participar pelo menos em um dos dois Bailes do Chucrute deste ano. E os folhetos já estão por aí. Ah, e vamos aguardar a ornamentação da cidade, que a Primeira Dama Carine Schwingel já está organizando.

Segunda feira, alterações na Câmara de Vereadores de Estrela. Retornam ao Legislativo os Secretários Marco Wermann (PV) e José Alves (PTB) saindo Gérson da Silva e Paulo Birck, respectivamente (dos mesmos partidos). Também retorna Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) que hoje está no cargo de Diretor de Hidrovias, saindo Luiz Fernando Schneider.

Comentário no Salão do Hermes e do Leonardo no começo desta semana realmente foi engraçado: Um integrante disse que o Prefeito Rafael Mallmann poderia ter enviado um Projeto de Lei para a Câmara proibindo a chuva no feriadão da Páscoa. Outro respondeu: “Realmente seria uma boa, mas será que os Vereadores iriam aprovar o Projeto?” Tem gente rindo até agora.

No fim de semana fui novamente dar uma olhada no novo Bairro de Estrela, o Nova Morada. Incrível! Está quase tudo pronto. O acesso está praticamente apenas aguardando o asfalto, falta pouco para concluir a parte mais complicada. E as casas, todas já tem seu aquecedor solar e a cada dia, tem novas melhorias. Quem vai morar lá sem dúvida vai ficar muito satisfeito.

Na opinião do Prefeito Rafael Mallmann, a 9ª Expowink na realidade tem que ser chamada de Bela Feira. “Ela vai cada vez mais demonstrar o potencial do interior do nosso município”, afirmou. Realmente teremos um público excelente.

Na verdade, 99% dos stands já estão vendidos. Na parte interna sã0 70, restam três. Na externa também a procura estão muito grande. E os shows sem dúvida vão atrair muita gente. Além do Bailão da 3ª Idade, teremos Os Colonos Os Fagundes, etc. E cada comunidade poderá mostrar seu potencial, assim como as agroindústrias do município.

O Secretário da Cultura Rudimar Hagemann disse que está sendo montada a programação do mês de maio, mês do aniversário de Estrela. “Estamos definindo a programação com o Rotary, Lions e Smel. Já temos confirmados os jogos germânicos”, afirmou. “Como serão os 140 anos de Estrela, deveremos ter um mês de maio muito atraente”, afirmou.

Depois da Audiência Pública sobre a Mobilidade Urbana de Estrela, o Secretário Marco Wermann disse que o Anel Viário será o principal assunto de várias reuniões com a Uame, Cacis e entidades representativas. Nas reuniões serão tratados de muitos assuntos, mas o Anel Viário será o tema mais importante. Em breve teremos novidade, com certeza.

O vereador Paulão Scheeren (PTB) está irritado com o DAER. Disse que a RS 129 entre Estrela e Bom Retiro do Sul está intransitável, “tentaram reparar ela, mas quem fez isso não tinha conhecimento de como se conserta uma estrada de chão batido. Imagina se Estrela tivesse mais rodovias estaduais, como seria a nossa cidade. O DAER não faz nada”. Ele disse esperar ansiosamente que o DAER não impeça a Prefeitura de colocar asfalto na rodovia, porque o convênio inicial está assinado. Vamos aguardar.

O vereador Nelson Tilwitz (PMDB) está muito satisfeito: Disse que o início de abertura da parte final da Rua Frederico Markus, entre o Bairro das Indústrias e o Marmitt, até a Rua Palmeira das Missões, está autorizado. Segundo ele, está tudo aprovado, as obras devem iniciara até o mês de maio. “São 800 metros aproximadamente e isso vai beneficiar um grande número de moradores”, disse o edil, muito satisfeito.

Tá chegando o dia. Será dia cinco de abril as 19h e 30min o show de humor de Kiko Lemos, na Soges, que faz parte do Leilão da Faculdade La Salle. O ingresso custa R$ 10,00 e o lucro reverterá ao Hospital Estrela.

Nenhum comentário: