Rádio Studio Fm 98.3 - com participação do Biólogo da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela - Gaspar Luiz da Silveira Franco que é formado pela PUC com pós graduação em gestão ambiental pela Univates

Airton Engster dos Santos, Gaspar Luiz Silveira Franco e Pierre Lawall

Airton Engster dos Santos, Gaspar Luiz Silveira Franco e Igor Roberto Biberg
06 de abril de 2016


Redação - Rádio Studio Fm 98.3 - com participação do Biólogo da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela - Gaspar Luiz da Silveira Franco que é formado pela PUC com pós graduação em gestão ambiental pela Univates.

Falou sobre arborização urbana em Estrela-RS. A arborização urbana é caracterizada principalmente pela plantação de arvores de porte em praças, parques, nas calçadas de vias públicas e nas alamedas e se constitui hoje em dia uma das mais relevantes atividades da gestão urbana, devendo fazer parte dos planos, projetos e programas urbanísticos das cidades.

A arborização é essencial a qualquer planejamento urbano e tem funções importantíssimas como: propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves, diminuir a poluição sonora, constituir fator estético e paisagístico, diminuir o impacto das chuvas, contribuir para o balanço hídrico, valorizar a qualidade de vida local, assim como economicamente as propriedades ao entorno.

Além disso é fator educacional. Funções estas também presentes nos parques e praças. Ademais, por se constituírem em muitos casos em redutos de espécies da fauna e flora local, até com espécies ameaçadas de extinção, as árvores e áreas verdes urbanas tornam-se espaços territoriais importantíssimos em termos preservacionistas, o que aumenta ainda mais sua importância para a coletividade, agregando-se aí também o fator ecológico.

Nenhum comentário: