Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geralção de 22.04.16


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal Nova Geralção de 22.04.16 

FRASE: “Já comprei meus ingressos para os Bailes do Chucrute deste ano, agora estou de regime porque vou comer é comida alemã” (Filósofo ansioso pelo mês de maio, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Segunda feira inicia a vacinação contra a gripe por parte da Secretaria da Saúde. Crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e quem tem doenças crônicas graves. Mas em Lajeado, tivemos beneficiados que já foram vacinados na tarde de quinta feira da semana passada. Todos os presos do presídio receberam a vacina, eles estão imunes! 

Falando em saúde: Está quase pronto o novo Posto de Saúde do Bairro Boa União. E continuam as obras de reforma e ampliação do Posto de Saúde do Bairro Imigrantes. Em breve iniciam as obras do Posto de Saúde do Bairro Pinheiros. E o presidente da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias José Diehl informou: a entidade vai doar uma área de terras para a Prefeitura, para que a Secretaria da Saúde construa um novo Posto naquele Bairro, já que atualmente o existente está em local alugado. Realmente merecem os parabéns por esta iniciativa! 

Falando nisso: o Projeto do Posto de Saúde do Bairro Pinheiros está pronto em breve tudo será licitado. Em menos de 60 dias. E na Boa União a obra do Posto de Saúde/Mini Hospital será entregue concluída no final de maio. Quanto ao novo Posto de Saúde que será construído no Bairro das Indústrias, a Prefeitura já está fazendo a montagem do Projeto.

O prefeito Rafael Mallmann foi o primeiro palestrante do ano no ciclo de reuniões da Cacis, com o novo presidente da entidade Pedro Antônio Barth. Os presentes ouviram tudo atentamente, ele explanou os principais programas do Governo de Estrela sob a ótica do Planejamento Estratégico: “É um trabalho realizado com a parceria da Cacis, da Faculdade La Salle e muitas entidades locais. Uma visão do que queremos para nossa cidade para os próximos 20 anos”. A apresentação foi dividida nos quatro eixos temáticos: sociedade, processos internos, aprendizado/crescimento, e sustentabilidade. Ele disse que apesar da crise econômica que assola o país Estrela teve um crescimento de 9% no último ano, muito acima da média e em 2015 e “arrecadamos mais do que gastamos, tivemos equilíbrio ao gastar o dinheiro público e não iniciamos nenhuma obra sem ter o recurso depositado”. 

O Vereador Adriano Scheeren (PSB) disse que esta prestação de contas do trabalho do Prefeito foi muito boa, ainda mais que foi apresentado também o que ainda será feito. Lembrou que muitas vezes algo passa desapercebido até para os vereadores, por isso merecem os parabéns também os integrantes da equipe da administração, que fazem o trabalho municipal em conjunto.

Agora sim, está lançado oficialmente: Tudo pronto, é só aguardar o 51º Festival do Chucrute dentro das comemorações do aniversário de Estrela. Para o instrutor dos grupos de dança, Andreas Hamester, o Festival do Chucrute é um dos maiores eventos germânicos do Sul do país. O prefeito Rafael Mallmann afirmou que o Festival do Chucrute é uma vitrina de Estrela. Teremos novamente visitantes de todo o país e até de fora de 14 a 22 de maio no Centro Comunitário Cristo Rei. Ingressos podem ser comprados na secretaria da Comunidade Evangélica.

Falando em Maio: a tradicional Maifest, que conta com o apoio do Rotary Club está sendo preparada e a cada dia que passa tem mais coisas prontas para serem comemoradas em breve. E os 140 anos contarão com uma novidade, ou seja, uma Gincana Cultural, contando a História de Estrela. Vai valer a pena, tanto para quem participar como para quem assistir. Maio realmente é o mês que representa a maior vitrine da Região.

A Rua João Fell, que agora liga a Rota do Sol à BR 386 no Bairro Pinheiros, já está sendo usada. Não muito, porque falta alto muito importante: a Rótula de acesso no início da rua, junto a Rota do Sol. A licitação parece que está para ser feita por parte da EGR para fazer a tão esperada e necessária rótula e espera-se que as obras iniciem nos próximos meses. Mas tudo depende da EGR, vamos torcer que o Estado faça a sua parte, porque a Prefeitura de Estrela já fez a sua.

Isso na parte do Estado. Mas o problema maior vai ser o acesso na BR 386, junto à fábrica de rações da Cooperativa Languiru. Com a paralização das obras de duplicação da rodovia federal, não se sabe quando vai ser concluída aquela parte. Pois é, tudo devido a uma aldeia cujos índios já moram em local novo construído. Tudo paralizado, faltam pouco mais de dois quilômetros para concluir a duplicação da BR 386 e não se tem a mínima idéia de quando acontecerá a conclusão da obra.

Vereador Marco Wermann (PV) lembrou que na creche do Bairro Moinhos/Marmitt caiu um lado do muro e foi colocado uma tela para “quebrar o galho”. Mas disse que um dos problemas são os ciganos que estavam por lá, o que poderia causar riscos. “Agora o muro vai ser refeito, temos que ter segurança para as crianças”, afirmou. Ele se parabenizou com o Secretário da Educação Marcelo Mallmann pelo trabalho que está sendo feito.

Complicado o nosso tempo. Calor, frio, depois calor, calor e calor. E chuva. E a coisa continua. Vamos ver o que vamos enfrentar nos próximos dias. Está tão complicado que até as previsões ficam difíceis de serem feitas, pois La Niña gosta de complicar tudo. Mas devemos nos preparar porque o inverno vai ser terrivel.

José Alves (PTB) ressaltou o trabalho do CRAS em Moinhos, que tem atualmente 10 mulheres no curso de costura. “Já se formaram 80 no ano passado e este ano serão no mínimo mais 110”, acentuou. Disse que foi também no CTG Raça Gaudéria onde 15 mulheres fazem artesanato e todas já fizeram curso, “as mulheres estão se organizando para se tornarem profissionais”, acentuou. 

Nenhum comentário: