Moradores de Estrela e Lajeado visitaram o Navio-Veleiro Cisne Branco da Marinha - Matéria Jornal A Hora do Vale

Porto Alegre 23 de abril de 2016


Moradores de Lajeado e Estrela acordaram cedo nesse sábado para conhecer a réplica da nau usada por Pedro Álvares Cabral, atracada no Cais Mauá em Porto Alegre desde o dia 21.

Guiados por militares da Marinha, os moradores do Vale conheceram o interior do navio Veleiro Escola Cisne Branco, e puderam entender o funcionamento da embarcação que navega por todo o país e pelo mundo e funciona como uma embaixada móvel do Brasil. De fabricação holandesa, ele está em funcionamento desde o ano 2000 tendo sido produzido como comemoração aos 500 anos da chegada dos portugueses à costa brasileira.

Para Tito Lopes da Luz, representante lajeadense da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) e um dos organizadores da viagem, o passeio permitiu “aproximar as pessoas das Forças Armadas”. O organizador ainda destaca o caráter histórico do passeio.

Essa questão foi uma das motivações para o casal Gilmara Scapini e Eldo Dullius. “Apesar da tecnologia presente no navio, entrar nele te leva a conhecer e tentar manter a história do Brasil”, afirmou Gilmara. Dullius ressaltou ainda as relações hierárquicas como uma lição a se aprender. “Aqui tem uma hierarquia, com espaços bem definidos. Essa hierarquia cria a obediência”, destacou ao avaliar esse fator como garantidor do bom funcionamento do local.

Mas poucas pessoas saíram tão bem impressionadas quanto a estudante Paola Ripplinger. Aos 15 anos, ela sonha integrar a Marinha, e a visita ao Cisne Branco reforçou essa vontade. O desejo de seguir carreira nas Forças Armadas marítimas vem da paixão pelo mar. O encantamento da adolescente com o barco foi tão grande que ficou impossível escolher o local favorito. “Gostei de tudo. Eu quero ser médica em um navio desses e viajar pelo alto mar”, afirma a adolescente.

Cisne Branco, embaixada móvel que leva o Brasil para o mundo

O navio-escola é assim chamado porque os militares precisam passar uma temporada nele antes de serem integrados à Marinha. O veleiro conta com uma tripulação de dez oficiais e 42 praças e, além de funcionar como embaixada móvel, participa de competições náuticas pelo mundo.

O barco tem duas formas de propulsão, à vela e por meio de motor, atingindo em torno de 17 nós, equivalente a 32 quilômetros, apenas com o impulso dos ventos. O modelo é um clipper, uma embarcação menor e mais rápida, que reproduz a caravela utilizada por Pedro Álvares Cabral quando chegou ao Brasil.

O Cisne Branco partiu de Porto Alegre com direção a Florianópolis no domingo, 24. Seu destino final é o Rio de Janeiro, de onde zarpou no dia 4 de janeiro para visitar o país. No estado, ele esteve também em Rio Grande.

Nenhum comentário: