Estrela-RS - Mutirão de limpeza em Moinhos vai eliminar criadouros do Aedes aegypti







Um mutirão de limpeza será realizado neste sábado (16.04) no Bairro Moinhos, em Estrela, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e febre chikungunya, e do zika vírus. A iniciativa é do ESF Moinhos e terá a participação de todos os profissionais da equipe, além de servidores das secretarias da Saúde e de Obras e voluntários da comunidade. A ação ocorre das 8h às 15h. A concentração será a partir das 7h30min, na unidade de Saúde do bairro, de onde as equipes vão partir para o trabalho, que vai abranger a área compreendida entre o bueiro da rua São Roque e o da Santo Antônio.

Na tarde desta quarta-feira (13) os secretários da Saúde, Elmar Schneider, e de Obras, Jorge Both, reuniram-se com a equipe, em encontro que contou também com a participação dos servidores da Vigilância Epidemiológica; da diretora da Escola Estadual Moinhos, Sandra Ahlert, e Waldemar Pereira Vieira, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. “Temos que reconhecer que o mosquito está presente no município e precisamos da participação da comunidade”, frisou o secretário Elmar Schneider, que elogiou a iniciativa dos profissionais do ESF.

Para que resultados positivos sejam alcançados, os moradores podem colaborar antecipando a limpeza em suas propriedades. O material descartado deve ser colocado em frente às residências para que no sábado possa ser recolhido pela prefeitura. Os organizadores da ação solicitam, no entanto, que sejam separados (plástico, madeira ferro e outros) para facilitar a sua destinação final, já que vão para locais diferentes. Os moradores também são convidados a participar como voluntários, bastando que se dirijam ao ESF no sábado pela manhã. 

Nesse mesmo dia a Escola Moinhos estará realizando o Mutirão da Família. A diretora Sandra Ahlert enfatizou, no encontro, que a escola está à disposição para colaborar em todas as ações do bairro, reforçando iniciativas junto aos alunos para prevenir a proliferação do mosquito e em ações como o Mutirão de Limpeza no bairro.

Fotos da equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde na Rádio Studio FM 98.3, quando da realização de atividades no Bairro Boa União.

Nenhum comentário: