Defesa Civil de Estrela monitora o Rio Taquari


















Defesa Civil monitora o Rio Taquari

Na quarta-feira, 14 de dezembro de 2016, os agentes da Defesa Civil de Estrela, utilizando a lancha do órgão, realizaram monitoramento do Rio Taquari.

Navegando 22 km a montante, foi verificado o desbarrancamento e condições das residências com risco de desabamento nas margens do recurso hídrico. Segundo coordenador Sandro Bremm existem casos urgentes para remoção das famílias.

Observado também muito lixo na margem e dentro do Rio, que representa problemas para fauna e flora, inclusive para proliferação de mosquitos causadores de doenças graves.

Muitas aves foram vistas sobrevoando as águas do Rio Taquari, principalmente na margem esquerda onde a mata ciliar está mais preservada. 

Notados barcos em operação de descarga de areia nas margens e no Porto de Estrela.

Constatados alguns pescadores que indagados afirmaram não terem pescado nada. Da mesma forma pessoas tomando banho, aproveitando o calor de mais de 30 ºC.

A transparência da água estava em 70cm com cor esverdeada e aspecto límpida. Ventava forte durante as atividades.

Saiba mais: O rio Taquari gaúcho é integrante da bacia hidrográfica da bacia Taquari-Antas. A bacia tem 26,4 mil quilômetros de superfície e banha 98 municípios do Rio Grande do Sul.

Está localizada em uma das áreas de maior importância econômica da região, onde estão concentrados cerca de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) gaúcho.

O sistema é um importante modal de transporte. A bacia é responsável pelo abastecimento público e industrial da região, além de irrigação, geração de energia, recebimento de esgoto doméstico, pesca, lazer, drenagem e suporte à pecuária.

O maior problema do Rio Taquari são as enchentes, quando famílias em áreas de risco ficam desabrigadas ou desalojadas, sendo retiradas para casas de parentes e amigos ou abrigos das prefeituras.

Nenhum comentário: