Rede Cegonha começa a ser formada no município de Estrela



Rede Cegonha começa a ser formada no município

Uma equipe formada por profissionais de diversas áreas está organizando a Rede Cegonha no município. O programa é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, em que mulheres, recém-nascidos e crianças tem direito a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal; transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto; vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto - “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e bebês!”; realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção; acompanhante no parto, de livre escolha da gestante; atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade; e acesso ao planejamento reprodutivo.
Hoje, em Estrela, ocorre o projeto "Cuidar materno-infantil". Nele estão previstas visitas domiciliares a todas as gestantes do município. “O objetivo é apoiar as mães de bebês recém-nascidos, no auto-cuidado e nos cuidados ao bebê”, enfatiza o secretário de Saúde, Josué Vogt.
Entre os profissionais do programa estão enfermeira, técnica de enfermagem, psicóloga e nutricionista, que realizam a visita domiciliar, escutam a mãe, prestam informações e respondem dúvidas da família. “Este trabalho faz com que as mães se sintam valorizadas, apoiadas, promove o aleitamento materno e identifica precocemente situações de risco”, enfatiza Vogt.

JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: