Escavadeira hidráulica inicia obras em açudes do município de Estrela


Escavadeira hidráulica inicia obras em açudes do município

A segunda-feira (18), foi de muito trabalho na propriedade de Bertoldo Mainers, na Linha Lenz. Ele foi o primeiro contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Aquicultura e Irrigação em Estrela. Criador de gado leiteiro, Mainers diz-se satisfeito com o empenho do Governo de Estrela em viabilizar sua obra. No local está sendo aberto um novo açude, com cerca de meio hectare de extensão, o que possibilitará não só a piscicultura como a irrigação de boa parte da lavoura. “Ser surpreendido pela estiagem vai fica no passado”, ressalta.
A escavadeira hidráulica emprestada pelo Governo do Estado chegou ao município na manhã de segunda. A primeira dificuldade encontrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano foi o transporte das 23 toneladas de ferro. “É uma máquina grande, com imensa capacidade de produção”, enfatiza o secretário Luiz Fernando Kalsing.
Assim que os primeiros torrões de terra começaram a ser removidos, o vice-prefeito do município, Valmor Griebeler, acompanhado dos secretários de Agricultura, José Adão Braun, Desenvolvimento Urbano, Luiz Fernando Kalsing e Meio Ambiente, Hilário Eidelwein fizeram questão de acompanhar o processo. “Este é sem dúvidas um grande avanço para o município. Se antes nada podia, agora a limpeza e construção de açudes não só está sendo alavancada, como acompanhada por todas as questões técnicas e ambientais, garantindo eficiência, produtividade e sustentabilidade no campo”, revela Griebeler.
Cerca de 85 empreendedores rurais inscreveram-se no programa. Em mãos de toda a documentação, Secretaria do Meio Ambiente e Emater trabalham na criação de projeto e aprovação ambiental em um ritmo acelerado. O programa é uma parceria do Governo de Estrela com Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Governo do Estado do RS.


Matéria e Foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: