Vale do Taquari Notícias - 12 de novembro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 12 de novembro de 2012


Hoje, às 17 horas, acontece sessão da Câmara de Vereadores de Encantado. Em Estrela e Coqueiro Baixo, as sessões dos poderes legislativos ocorrem às 18 horas e 30 minutos. Já às 19 horas acontecem sessões ordinárias das câmaras de Fazenda Vilanova, Venâncio Aires, Nova Bréscia e Roca Sales.
           
A Câmara de Vereadores de Encantado realiza sessão solene hoje, às 19 horas, homenageando com o título de cidadão honorário, Nestor Moraes Ferreira, Arbi Fischborn, Pedro Bráz Rosa Silveira, e Jatir Mezacasa.
           
A partir desta segunda-feira, vigora o turno único nas repartições públicas municipais de Encantado. O expediente será das 07 às 13 horas. Não serão afetadas as atividades de Educação, Saúde, Conselho Tutelar, vigilância, limpeza pública e coleta de lixo, permanecendo estes no horário habitual.  
           
A Inspetoria Veterinária de Encantado iniciou hoje, nas localidades de Auxiliadora e Jacarezinho, a entrega das vacinas contra a febre aftosa. O produtor deve ter uma caixa de isopor com gelo, para retirada da vacina.  
             
Profissionais que atuam nos setores de comércio e serviço na região, interessadas em melhorar seus desempenhos em vendas formam o público do curso “O Poder da Mente”. A capacitação ocorre hoje e amanhã, na sede do Sindilojas em Lajeado, iniciando sempre às 19h30min.
           
O novo Código Florestal Brasileiro foi pauta da reunião de líderes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado, realizada na manhã de hoje na sede da entidade. O palestrante foi Alexandre Scheifler, ambientalista da Fetag. 
           
O projeto Viver Bem a 3ª Idade em Roca Sales, colocado em prática pela Secretaria de Saúde, segue hoje, às 14 horas, com mais uma reunião no interior. O encontro desta segunda-feira, ocorre em Linha Constância, contando com a participação da enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Laís Cassuli, que passará orientações para os idosos.  
           
A Emater Regional realizou na manhã de hoje, no asuditório da Expovale, no Parque do Imigrante, em Lajeado, um evento técnico voltado para a Formação como Ferramenta da Agricultura Familiar e Armazenamento como Estratégia da Agricultura Familiar.

Hoje, às 14 horas, os portões do Parque do Imigrante, em Lajeado, estarão abertos para mais um dia da Expovale 2012. Já às 19 horas acontece palestra com o jornalista Lasier Martins.
           
A CDL de Arroio do Meio realiza no dia 29 de novembro, a partir das 08 horas, mais uma edição do evento “Café.com”. O evento se desenvolve no auditório do Colégio Bom Jesus, e o palestrante será Vitor Augusto Koch, presidente da Federação das Câmaras de Diretores de Lojas do Rio Grande do Sul e do Sebrae/RS, que abordará o tema: “Gestão Estratégica”.

O deputado Edegar Pretto (PT) propôs ao senador Paulo Paim e ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, nova mobilização por anistia de dívidas de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e quilombolas do Rio Grande do Sul. O parlamentar sugeriu a realização de uma audiência pública em Porto Alegre, ainda este ano, para discutir alternativas conjuntas que permitam a anistia, principalmente para famílias atingidas por problemas climáticos, como secas ou enchentes.
           
Ocorre amanhã em Brasília uma mobilização dos prefeitos em busca de recursos do governo federal para o fechamento de caixas no final do ano. Uma comitiva da região está sendo liderada pelo presidente da Amvat, Ivo Lauter, e participa do ato organizado pela Confederação Nacional dos Municípios.
           
O prefeito de Anta Gorda, Vanderlei Moresco, espera para esta semana a definição do valor da emenda parlamentar destinada para construção da rodovia denominada “Caminhos do Pão e do Vinho”. O Ministério do Turismo se comprometeu a assumir 50% do valor da obra.
           
O prefeito eleito de Tabaí, João Brandão, ainda não definiu a sua equipe de secretários, mas anunciou que fará cortes no primeiro escalão. Brandão também confirmou que o vice-prefeito eleito, Mauro Vargas, assumirá uma secretaria.  
             
Levantamento do IBGE mostra que Taquari, que já foi a Terra da Laranja e da Acácia Negra, além da alta produção de mandioca, mudou o seu mapa econômico. Hoje, o município ocupa o primeiro lugar na região em produção de mel e ovinos.
           
A Prefeitura de Travesseiro abre inscrições para estudantes com o interesse de atuar como estagiários, na área de educação. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Educação, até a próxima sexta-feira, dia 16.
           
Em Fazenda Vilanova, o prefeito eleito Pedro Dornelles confirmou o nome da professora Neuza Fell como secretária de Administração e Finanças. Dornelles informou ainda que o vice-prefeito eleito, Paulo Renato Wermann (PDT), não vai assumir nenhuma secretaria específica, mas que  trabalhará dando apoio a todas as pastas.
           
O prefeito eleito de Paverama, Vanderlei Markus, ainda não divulgou nenhum nome do seu secretariado. Por outro lado, Markus admite a possibilidade de aumentar o número de secretarias passando de quatro para cinco ou seis pastas.
           
Os representantes dos 176 países, incluindo o Brasil que ratificaram a adesão à Convenção Quadro para Controle do Tabaco, discutem até sábado, durante a 5ª Conferência das Partes (COP 5), ações a fim de garantir o futuro dos pequenos produtores de tabaco, diante das medidas restritivas que buscam reduzir o consumo global de cigarros. O encontro em Seul, na Coreia do Sul, em debate a promoção de alternativas economicamente viáveis à produção de tabaco, e as relações ambientais e sanitárias inerentes ao cultivo.

Está em exposição na Casa de Cultura de Lajeado as peças produzidas ao longo do ano pelos alunos que frequentam as oficinas de cerâmica, coordenados pela professora Vera Lau. A exposição está aberta a visitação durante todo mês de novembro.

A Secretaria de Educação de Encantado realiza no período de 19 a 30 de novembro matrículas para novos alunos da rede municipal.
      
A administração municipal de Capitão realizou ontem a inauguração do Salão Comunitário de São Domingos. O investimento na obra foi superior a R$ 130 mil. 

Em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, o Sicredi Região dos Vales lançou o Concurso Fotográfico “Meu Olhar Cooperativo”.  Para participar, os interessados deverão acessar o site www.concursoculturalsicredi.com.br, ler atentamente o regulamento, preencher os dados e enviar eletronicamente a sua fotografia. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 30 de novembro. Após essa data serão escolhidas pela comissão julgadora as 10 fotos finalistas que estarão expostas no site do concurso para votação. As cinco fotos mais votadas ganharão uma máquina fotográfica digital semiprofissional.

Uma das etapas do 47º Festival de Coros do Rio Grande do Sul foi realizada ontem no município de Imigrante. A programação foi desenvolvida na Igreja São João Batista, no Bairro Daltro Filho. Participaram desta etapa do festival: o Coral Municipal de Imigrante; o Vocal Phoenix, de São Leopoldo; Coral Municipal de Ibirubá; Coral Municipal de Roca Sales; e o Coral Ponto Contra Ponto de Canoas.
                       
A administração municipal de Capitão realiza quarta-feira, dia 14, às 10 horas e 30 minutos, a 19ª Festa Municipal do Idoso. As inscrições estão sendo realizadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde durante as visitas. No dia do evento, haverá transporte circulando por todas as localidades a partir das 09 horas.

Nenhum comentário: