Presidente da Fundação Vovolândia São Pedro, Hélio Musskopf, ocupou o espaço da Tribuna Livre na Câmara de Vereadores de Estrela



A convite do vereador Juarez Fülber, na sessão de segunda-feira, o presidente da Fundação Vovolândia São Pedro, Hélio Musskopf, ocupou o espaço da Tribuna Livre e fez um relato das atividades realizadas pela entidade. Criada em 1979 numa iniciativa das comunidades católica e evangélico luterana, a entidade tem capacidade para atender 70 idosos acima dos 60 anos. Hoje, no entanto, possui 60 hospedes e o mesmo número de funcionários. “Nestas condições a casa opera com déficit, mesmo cobrando dos hospedes, pois o reajuste das mensalidades é menor do que os gastos operacionais”, enfatiza. Para isso a entidade realiza anualmente diversos eventos arrecadatórios, entre eles o já tradicional Gourmets da Solidariedade. Musskopf também lembrou que a entidade participa do Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), que já destinou a primeira parcela de cerca de R$ 700. Para ajudar a Vovolândia, basta separar as notas fiscais e entregar na entidade ou fazer a doação através das empresas já cadastradas no programa.

Conforme estatísticas apresentadas, a média de permanência dos idosos na casa é de 4,2 anos, sendo que há hospedes com mais de dez anos na instituição. Além de atendimento médico semanal e de enfermagem 24h, os idosos recebem orientação de nutricionista, educador físico e são incentivados a prática religiosa, com a realização semanal de cultos e missas.
_________

Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: