Notícias Vale do Taquari - 29 de novembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 29 de novembro de 2012


A partir do próximo mês a Biblioteca Pública de Travesseiro atende em horários diferenciados. Em dezembro o atendimento será de segundas a sextas-feiras das 12 às 18 horas e 30 minutos. Em janeiro e até o dia 15 de fevereiro o horário de atendimento será das 13 horas e 30 minutos até às 19 horas e 30 minutos.

Dispostos a estimular e a promover o turismo regional, os Vales Rio Pardo e Taquari se unem na organização de um evento que se propõe a fortalecer o setor. O Salão do Turismo dos Vales (Turisvales 2013) - Explore Novos Caminhos - reunirá a exposição das rotas, roteiros e atrativos turísticos menos explorados da região Sul do país. O Turisvales 2013 ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de agosto no Parque do Imigrante, em Lajeado, e deve ter 200 espaços comercializados.

A Paróquia São Pedro de Encantado inicia hoje no Lajeadinho, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima por todas as comunidades. O evento ocorre em preparação à festa dos 60 anos da Romaria de Fátima, programada para o dia 09 de dezembro.

Hoje, às 18 horas, ocorre sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Marques de Souza. Na oportunidade os vereadores devem apreciar a proposta orçamentária do município para 2013, que estima uma receita de 12,7 milhões de reais.

Já às 18 horas e 30 minutos acontece a sessão do legislativo de Teutônia. 

Ocorre hoje em Capitão, o encerramento das atividades das presidentes de clubes de mães organizados e assistidos pela Emater de Encantado. O evento em Capitão iniciou às 10 horas com recepção na praça central e agora as atividades ocorrem na área Lazer Da Costa,em Linha Marinheira. No encontro de hoje também serão programadas as atividades para 2013. 

Hoje a Univates sedia o “Fórum Regional: a violência contra a mulher no Vale do Taquari – da individualidade à busca de parcerias para salvar vidas”. A atividade conta com o apoio do curso de Direito da Instituição e ocorre, a partir das 14 horas, no auditório do Prédio 7. A promoção é da Casa de Passagem e da 19ª Delegacia Regional de Polícia, com o apoio do Codevat. O evento é aberto a toda comunidade regional.

A CDL de Arroio do Meio realiza hoje pela manhã mais uma edição do evento “Café.com”. O evento se desenvolveu no auditório do Colégio Bom Jesus, tendo como palestrante Vitor Augusto Koch, presidente da Federação das Câmaras de Diretores Lojistas do Rio Grande do Sul e do Sebrae/RS, que abordou o tema: “Gestão Estratégica”.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Muçum realiza hoje, às 19 horas e 30 minutos, na Câmara de Vereadores uma palestra, com o médico oncologista, Fernando Gugel, que aborda o tema "Câncer de próstata". O evento é aberto a toda comunidade.

Os artesões de Travesseiro, orientados pela Emater realizam hoje uma exposição feira, em frente a sala do CRAS no centro da cidade. O evento que iniciou às 10 horas prossegue até o final da tarde. 

A Liga Feminina de Combate ao Câncer em Lajeado encerrou hoje a série de ações referente ao “outubro rosa” e ao “novembro azul”, com uma celebração ecumênica em Ação de Graças, realizada no Hospital Bruno Born. pelos resultados alcançados, no Hospital Bruno Born. Por mês, a liga de Lajeado que se mantém com as doações, atende mais de 700 famílias com pacientes de câncer.

A Associação Teutoniense de Apicultores realiza sua reunião mensal hoje, a partir das 20 horas, na sede do Sínodo Vale do Taquari, junto ao Centro Administrativo de Teutônia. Na pauta o entreposto do mel e o cadastro na Emater.

Em Arroio do Meio está sendo realizado hoje o Seminário do Leite. a programação se desenvolve na sede do CTG Querência do Arroio do Meio, com a presença de autoridades, técnicos e produtores de diversos municípios. 

Encerram nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, o período de inscrições para o vestibular da Faculdade La Salle de Estrela, nos cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão do Turismo, Secretariado e Processos Gerenciais. As inscrições podem ser feitas na secretaria da faculdade ou pelo site www.unilasalle.edu.br/estrela.

O Juiz de Direito Antônio de Abreu Johnson, diretor do Fórum de Lajeado presidiu na noite de ontem um ato de mobilização inter-regional Vales do Taquari e Rio Pardo, alertando sobre a dívida pública do Rio Grande do Sul, que já ultrapassa os R$ 40 bilhões.

A solenidade de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos em outubro nos municípios de Estrela, Colinas, Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul, acontece às 20 horas do dia 17 de dezembro, na sede social da Sociedade Ginástica Estrela (SOGES).

O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo César Kolrausch, assinou convênio com o Programa Nacional de Habitação Rural, contemplando 13 famílias com projetos da casa própria. Serão construídas casas com 63m², com possibilidade de aumentos de acordo com a capacidade financeira de cada família beneficiada.

A programação oficial do Natal 2012 de Lajeado inicia hoje, com a apresentação da Orquestra de Concertos de Lajeado - Oclaje, a partir das 21 horas, junto a Casa de Cultura. Na oportunidade serão apresentadas 18 músicas natalinas. 

A FUNDEF de Lajeado, deve ser contemplada em 2013, com uma verba de R$10 milhões, aprovada pela bancada gaúcha na Câmara Federal. A Fundef trata gratuitamente pessoas com deformidades crânio-faciais.

O Tribunal de Contas do Estado apresentou dados sobre o atendimento às crianças de 0 a 5 anos nas escolas de educação infantil. Na lista dos dez municípios gaúchos com melhor desempenho, cinco são do Vale do Taquari: Arroio do Meio, Muçum, Bom Retiro do Sul, Capitão e Santa Clara do Sul. A cidade que apresenta o melhor desempenho no ranking estadual é Araricá. 

Em Capitão a coordenação da Terceira Idade realiza no dia 07 de dezembro, a Missa do Vovô e da Vovó, com Unção dos Enfermos, na Igreja Matriz com início às 13h30min. Haverá presença de três padres e horário para Confissões.

De sexta (30) a domingo (02) estará acontecendo em Porto Alegre, no Ritter Hotéis, a final do Miss Turismo Rio Grande do Sul 2013, realizado pela promotora de eventos Geny Rayo. Nesta etapa final, a encantadense Giovana Maria Girelli estará representando o município na categoria Sênior.

Morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 75 anos, o jornalista Joelmir Beting. O comentarista de economia do Jornal da Band e da Rádio Bandeirantes, e apresentador do Canal Livre estava internado desde o dia 22 de outubro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. No último domingo, ele sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico.

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 3998/2012 para que os pacientes em tratamento contra o câncer possam ter acesso a medicamentos para quimioterapia por via oral, em casa, pago pelos planos de saúde. A matéria é de autoria da senadora Ana Amélia Lemos (PP). O projeto deve seguir agora para apreciação do plenário.

A Prefeitura de Travesseiro está novamente desenvolvendo a campanha de embelezamento do município para as festas de fim de ano. O pedido da administração municipal é que as famílias colaborem e façam as roçadas das margens das estradas gerais, enfeitem as casas, propriedades e pontos comerciais de todo município.

Com o clima seco dos últimos dias, a Secretaria de Obras de Capitão vem dando prioridade às estradas de acesso às localidades do interior, realizando serviços de manutenção que incluem alargamento de estradas, patrolamento, colocação de material e brita.

O STR de Imigrante realiza assembléia geral nesta sexta-feira, dia 30, às 14 horas, na sede do Esporte Clube Arroio da Seca. Na pauta uma análise das atividades deste ano e a projeção orçamentária para 2013. 

A Univates promove nesta sexta-feira, dia 30, a partir das 08 horas e 30 minutos, o “VIII Encontro Regional de Professores de Educação Física: Construindo práticas pedagógicas na relação universidade-escola”. O evento é gratuito e ocorre no Prédio 16 da universidade. Inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/eventos.

Amanhã a Univates promoverá o Seminário Técnico sobre Segurança em Trabalhos em Altura, que contará com palestras e debates sobre o assunto. A atividade ocorre, nos turnos manhã e tarde, no auditório do Prédio 7. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos.

A Secretaria de Educação de Encantado realiza até amanhã, dia 30, as matrículas para novos alunos da rede municipal.

No dia 10 de dezembro acontece em Estrela, o 1º Encontro da Maçonaria Unida do Vale, evento que ocorrerá sob a coordenação e organização de todas as Lojas Maçônicas do Vale do Taquari. A programação ocorre das 08 às 23 horas na Soges, em Estrela. Entre os palestrantes está o ex-governador Germano Rigotto, que aborda o tema “Reforma Tributária”.

Nenhum comentário: