Vale do Taquari Notícias - 14 de novembro de 2012




A Câmara de Vereadores de Capitão realiza sessão ordinária hoje, a partir das 19 horas.

Em Lajeado tem seqüência hoje a programação da Expovale 2012. Os portões do Parque do Imigrante estarão abertos a partir das 14 horas. Entre as atrações desta quarta-feira, estão o Baile da Terceira Idade, a palestra do empresário Paulo Velinho, às 19 horas, e, o show com o Grupo Musical Família Lima.

A Inspetoria Veterinária de Encantado prossegue hoje com o roteiro de entrega de vacinas contra a febre aftosa. O cronograma é o seguinte na parte da tarde:
-das 14 às 15 horas, no salão da comunidade de Linha Pinheirinho;
-das 15h30min até às 16h30min, no salão comunitário da Barra do Guaporé.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado realiza hoje, a partir das 20 horas, no Clube Comercial, o jantar para comemorar os 20 anos de atividades da entidade. As atrações artísticas são o show da Banda Aero Willys e o Coral da AABB Vida e Canto. Os ingressos custam 25 reais.

A administração municipal de Capitão está realizando hoje a 19ª Festa Municipal do Idoso. A programação se desenvolve no ginásio de esportes da Escola Construindo o Saber.

Renato Altmann reassume no final da tarde de hoje o cargo de prefeito de Teutônia. Nos últimos dias, em função de férias e licença saúde de Altamnn, o comando da administração municipal esteve a cargo do vice-prefeito Ariberto Magedanz. 

Hoje, a partir das 20 horas e 30 minutos, em frente a Igreja Matriz Santo Inácio de Loyolla em Lajeado acontece o Fórum Mundial da Juventude, através da realização do ''Bote Fé no Vale''. O evento visa preparar a comunidade para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre em 2013 no Rio de Janeiro. Para ilustrar o evento, haverá o “Evangeliza-Show”, contando com apresentações de artistas locais. 

Encerra hoje as inscrições do processo seletivo para o curso de Mestrado em Tecnologia Ambiental da Unisc, de Santa Cruz do Sul. As atividades iniciarão em março do próximo ano. A inscrição deve ser feita através do site unisc.br/ppgta. 

Diversas prefeituras da região encerram o expediente na tarde de hoje, retomando as atividades na próxima segunda-feira, dia 19. Já os municípios de Coronel Pilar, Imigrante, Westfália, Colinas, Lajeado, Santa Clara do Sul, Forquetinha e Marques de Souza, terão expediente normal na próxima sexta-feira.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari - Antas encerra hoje o período de inscrições para eleição da nova composição plenária, para a gestão 2012-2014. São 40 vagas para titulares e 40 para suplentes. Podem participar representantes de usuários da água e população em geral. A eleição será realizada na Univates no dia 30 de novembro.

Em Colinas, artesãos e voluntários, auxiliados por uma equipe da Secretaria de Obras, iniciaram a colocação da ornamentação natalina. 

Na próxima sexta-feira, dia 16, às 09 horas e 30 minutos, acontece no Weiand Hotel, em Lajeado, um encontro voltado a prefeitos eleitos e reeleitos do Vale do Taquari. A iniciativa é do professor de filosofia e sociologia Gustavo Arossi. Na oportunidade serão abordados temas como: “O desenvolvimento da região”, “Pesca como alternativa econômica” e a "Lei de Responsabilidade Fiscal".

O G-8 (grupo de municípios emancipados de Lajeado) vai apostar no turismo. Entre os objetivos, estão a criação de roteiros turísticos e qualificação da mão de obra envolvida neste segmento. Na semana passada, o coordenador regional do SENAR, Ricardo Lopes de Almeida, atendeu o convite dos prefeitos para encaminhar propostas de treinamentos de profissionais.

Amanhã, a partir das 08 horas, acontece a “Caminhada Contemplativa” no Distrito de Palmas, em Arroio do Meio. A concentração ocorre na sede do Palmense, de lá o grupo segue para o Capitel São Roque. 

No dia 23 de novembro, às 14 horas, integrantes do Conselho da Comunidade e de Assistência aos Apenados de Lajeado, terá uma audiência com o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels. Na oportunidade será reivindicada a construção de uma ala feminina, com 40 vagas, no Presídio de Lajeado. A obra estaria orçada em 200 mil reais. 

A Defesa Civil Regional, em parceria com a de Estrela realizam no dia 02 de dezembro, a simulação de uma grande enchente no Bairro Marmitt. Nesta ação, segundo o major Vinícius Renner que comando o projeto, serão envolvidos Bombeiros, Assistência Social, agentes de saúde, SAMU, líderes comunitários, entre outros. Todos devem atuar removendo móveis, retirando moradores, e, realizando resgates de risco.

O Departamento de Esportes de Capitão realiza no dia 17 de dezembro, uma reunião para organização do 6º Campeonato Municipal de Futebol Sete, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. 

A Secretaria de Educação e Cultura de Capitão realiza no dia 26, às 19 horas, a reunião com representantes de entidades do município para elaboração do Calendário de Eventos de 2013. O encontro ocorre na Câmara de Vereadores. 

O Setor de Tributação da Prefeitura de Travesseiro está trocando as notas dos talões de produtor por cautelas da promoção “Travesseiro dá Prêmios”. Os agricultores devem levar os talões de produtor até a prefeitura e a cada 423 reais e 60 centavos, recebem uma cautela, que concorrem a 12 prêmios de 500 reais e outros três prêmios de 1 mil reais. O sorteio será realizado no dia 04 de janeiro.

No próximo dia 30, a Univates promoverá o Seminário Técnico sobre Segurança em Trabalhos em Altura, que contará com palestras e debates sobre o assunto. A atividade ocorre, nos turnos manhã e tarde, no auditório do Prédio 7. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos.

O CRAS de Roca Sales vai realizar um curso de artesanato, para confecção de enfeites natalinos. As atividades acontecerão nas quintas-feiras, das 14h às 16h e iniciam dia 29. São 12 vagas que estão sendo disponibilizadas para o curso, que será coordenado pela oficineira Mara Krause.

O deputado estadual Edegar Pretto (PT) sugeriu que haja ampliação do espaço da agricultura familiar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A proposta foi apresentada durante audiência pública da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, onde o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, apresentou o projeto do Plano de Negócios de Revitalização e Novos Empreendimentos do Parque Assis Brasil. O deputado Edegar Pretto frisou a importância de valorizar a agricultura familiar, um setor responsável por produzir 70% dos alimentos que chegam até a mesa dos consumidores.

Os Grupos de Corte e Costura que participam das oficinas oferecidas pelo CRAS de Capitão, realizaram a doação de jogos de lençóis para o Hospital São João Batista de Nova Bréscia. A iniciativa teve como objetivo demonstrar solidariedade e agradecer à entidade pelo apoio prestado aos munícipes de Capitão e à Secretaria da Saúde.

A Secretaria de Educação e Cultura de Roca Sales comunica que as matrículas e rematrículas das escolas municipais de Roca Sales estarão abertas até o dia 30 de novembro para os alunos da pré-escola (Educação Infantil), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As idades para matrícula na Educação Infantil são as seguintes: Pré A – 4 anos completos até 31 de março e Pré B – 5 anos completos até 31 de março.

O prefeito de Encantado, Paulo Costi, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 16 de novembro, sexta-feira, considerando que no dia anterior (15) acontece o feriado nacional Proclamação da República. Com isto a prefeitura encerra suas atividades na tarde desta quarta-feira, voltando a atender na segunda-feira, dia 19.

A Secretaria de Educação de Imigrante realiza na próxima sexta-feira, dia 16, a Noitada Cultural. O evento acontece a partir das 20 horas, no Centro Comunitário Evangélico. os participantes devem residir ou ter vínculo empregatício em Imigrante. 

A Estrelart (Associação dos Artesãos de Estrela) realiza nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, a Feira de Artesanato de Natal. O evento ocorre no ginásio do Colégio Santo Antônio, sempre das 10 às 22 horas.

A Univates participará, com estande do Unianálises, do Avisulat 2012 – III Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, que ocorre entre os dias 21 e 23 de novembro, em Bento Gonçalves. O principal laboratório apresentado nessa edição do evento será o Laboratório do Leite.

No dia 20 de novembro acontece em Teutônia, o Seminário Regional de Alimentação Escolar. O evento ocorre na sede da Sociedade de Água no Bairro Languiru. Os palestrantes serão o Engenheiro Agrônomo Ari Uriartt, da Emater, e o nutricionista Gabriel Carvalho, da Secretaria Estadual de Saúde.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado recebe até sexta-feira, dia 16, a programação dos eventos que as entidades irão realizar no primeiro semestre de 2013. A relação integrará o Guia Oficial de Eventos e Turismo de Lajeado.

Nenhum comentário: