Vereadores de Estrela - Defesa Civil apresenta objetivos do simulado nacional


Na segunda-feira à noite, o tenente-coronel Vinícius Rener, coordenador regional da Defesa Civil do Vale do Taquari esteve na Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela, a convite do vereador José Itamar Alves (PTB), para falar do simulado nacional que ocorrerá no mês de dezembro, em Estrela. Conforme Rener, Estrela foi considerado município prioridade para o país e, entre outros do RS foi o escolhido para este simulado. “Será um momento ímpar para avaliarmos nossas estratégias e tempo de resposta em caso de enchentes”, revela.

O simulado será acompanhado, em tempo real, direto do Planalto, pela equipe nacional da Defesa Civil, bem como no Palácio Piratini. Além disso, três auditores federais acompanharão toda operação in loco.

O simulado ocorrerá no dia 2 de dezembro, a partir das 9h, e atingirá os moradores do Loteamento Marmitt, no Bairro Moinhos. Não há horário determinado para o término da operação.

Durante o seu pronunciamento da Tribuna, o tenente-coronel criticou a não-participação do Governo Municipal, que depois da quinta reunião decidiu por retirar-se do processo, alegando falta de recursos. “No ano passado a Prefeitura de Estrela assinou um convênio com o Governo Federal afim de captar recursos para a Defesa Civil. O kit que é composto por viatura 4x4, GPS, coletes entre outros materiais será enviado. Esta recusa poderia ser considerada uma quebra de contrato”, afirma o militar. No entanto, salientou que a comunidade, voluntários, entidades e o próprio Poder Legislativo assumiu a organização do evento, que será realizado mesmo sem a participação do Executivo.
___________________
Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: