Notícias Vale do Taquari - 9 de novembro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 9 de novembro de 2012

Encerrou na manhã de hoje a programação da 1a Semana do Empreendedorismo de Encantado. Entre as atrações deste último dia do evento, uma palestra sobre a história de 78 anos de Indústria Fontana e a apresentação dos projetos de microempresa de duas escolas, e, a palestra de Eduardo Pittol, sobre "Redes sociais: cuidados e oportunidades". As atividades foram desenvolvidas no Auditório Itália, do Centro Administrativo.

A Secretaria de Educação de Encantado encerra hoje o período de inscrições para o ano letivo de 2013. Já as matrículas para novos alunos da rede municipal, poderão ser efetuadas de 19 a 30 de novembro.

A Secretaria da Agricultura e a Inspetoria Veterinária de Roca Sales encerraram hoje, nas localidades de Linha Nova, Canudos e Posterno da Arroio Augusta, o roteiro de entrega das vacinas contra a febre aftosa.

Os professores de turmas multisseriadas, das coordenadorias de educação de Estrela, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Cachoeira do Sul participam de um curso de formação no Estrela Palace Hotel, em Estrela. O objetivo é desenvolver a motivação para o projeto de leitura das coordenadorias. 

Em Arroio do Meio iniciou na manhã de hoje a programação do Rodeio Crioulo Estadual na sede do CTG Querência do Arroio do Meio. As atividades prosseguem até o final da tarde de domingo.

A Secretaria da Agricultura de Imigrante encerra hoje o período de encomendas de alevinos.

Inicia hoje, no Parque do Imigrante, em Lajeado, a Expovale 2012. Uma das atrações neste primeiro dia do evento é o Coral Municipal Novo Brilho de Travesseiro, que se apresenta às 18 horas.

A administração municipal de Capitão realiza domingo, dia 11, a solenidade de inauguração do Salão Comunitário de São Domingos. O investimento na obra foi superior a R$ 130 mil. A programação festiva inicia na parte da manhã e prossegue até o final da tarde.

A Secretaria de Educação de Estrela encerra hoje o período de matrículas e rematrículas nas 21 escolas da rede municipal de ensino.

Está programado para o próximo domingo, o mutirão de limpeza do Rio Taquari no trajeto da Barra dos Costi até o passo da barca em Roca Sales. Os voluntários interessados em participar podem se inscrever nos escritórios da Emater de Encantado, Muçum e Roca Sales. A saída está marcada para às 9 horas da Barra dos Costi.

Professores estaduais, que estão envolvidos diretamente com a "diversidade" estiveram reunidos ontem em Estrela. Entre os palestrantes, Emília Fernandes – presidente do Fórum de Mulheres do Mercosul, e, Nilo Marcelo de Almeida Camargo, Procurador Federal. Na parte da tarde ocorreram debates sobre a Presença dos Negros no Vale do Taquari, o Paradigma da Sustentabilidade Ambiental, e, Gênero e Sexualidade. 

Moradores da localidade de Bom Fim, em Cruzeiro do Sul, estão insatisfeitos com a demora nas obras de pavimentação da RS 130. Dos três quilômetros contratados, em dois anos foram pavimentados somente pouco mais de 1,8. O restante do trajeto ainda não tem data para ser feito.

Em Boqueirão do Leão, o estado de trafegabilidade da ERS-422, é precário. Os moradores exigem uma ação imediata do Daer, caso contrário devem realizar uma manifestação, com o bloqueio da estrada. 

Na extensa lista de homenageados do CRPO Vale do Taquari, apenas dois nomes da região alta do vale. Serão homenageados: o prefeito de Coqueiro Baixo, Adélcio Sestari, e, o 1º Tenente Luciano Ferreira Pedroso, que atua em Dois Lajeados.

Edgar Cerbaro, prefeito de Progresso e também presidente do G-8 (grupo de municípios emancipados de Lajeado), pretende firmar convênio com o Senar para realização de cursos voltados ao turismo. 

O prefeito de Pouso Novo, Jovane Nardino, encaminhou a Câmara de Vereadores o projeto orçamentário para 2013. A projeção é de uma receita de 9 milhões e 200 mil reais.

O Fórum de Arroio do Meio está acumulando 7.320 processos e destes, 6.500 tramitam pelo menos a um ano. Cerca de 4.900, aguardam apenas a sentença mas o acúmulo de serviço inviabiliza a decisão final do Juiz João Regger.

Na próxima quarta-feira, dia 14, a partir das 20 horas e 30 minutos, em frente a Igreja Matriz Santo Inácio de Loyolla em Lajeado acontece o Fórum Mundial da Juventude, através da realização do ''Bote Fé no Vale''. O evento visa preparar a comunidade para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre em 2013 no Rio de Janeiro. Para ilustrar o evento, haverá o “Evangeliza-Show”, contando com apresentações de artistas locais. 

No próximo domingo, dia 11, acontece em Forquetinha a “Schulfest”, envolvendo pais, alunos, professores, desde a década de 20, dos dois educandários da cidade. O evento ocorre no Parque Christoph Bauer, com apoio do Centro de Cultura Alemã. Na programação, a exposição de documentos, materiais fotográficos, vestimentas e móveis que contam a história dos educandários. Também haverá competições esportivas como jogos da cultura germânica. 

Iniciou ontem e prossegue até amanhã a tarde a Feira do Livro e de Ciências do Colégio Teutônia. Os eventos simultâneos transcorrem nas dependências do educandário, no bairro Teutônia, com visitação aberta ao público.

O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, embarcou para Seul, capital da Coreia do Sul, onde participa da Conferência das Partes 5 (COP5) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. O evento será realizado entre os dias 12 e 17 de novembro. 

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro encerrou ontem o roteiro de reserva de sementes de milho do programa troca-troca safrinha e de entrega das vacinas contra a febre aftosa. A partir de agora quem não retirou as doses da vacina ou fez a reserva das sementes de milho deve ir até a Secretaria da Agricultura. A encomenda de milho pode ser feita até terça-feira.

Está em andamento em Travesseiro mais um Curso de Informática promovido pela Secretaria da Educação. As aulas são gratuitas e ministradas no Telecentro Comunitário. tendo como público alvo pessoas da comunidade que já participaram do módulo I.

A Univates promove no dia 21 de novembro, a peça teatral "Romeo and Juliet", apresentada por alunos do Colégio de Aplicação da UFRGS. A atividade integra o projeto de extensão “Tecnologia e Letramento Literário em Língua Inglesa” do curso de Letras e é voltada a alunos de cursos de Língua Inglesa da Univates, alunos das escolas de Ensino Médio da região e demais interessados. A apresentação ocorre no auditório do Prédio 7 da Univates, às 19h15min. Inscrições podem ser realizadas no site www.univates.br/eventos. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

A Estrelart (Associação dos Artesãos de Estrela) realiza nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, a Feira de Artesanato de Natal. O evento ocorre no ginásio do Colégio Santo Antônio, sempre das 10 às 22 horas.

No dia 10 de dezembro acontece em Estrela, o 1º Encontro da Maçonaria Unida do Vale, evento que ocorrerá sob a coordenação e organização de todas as Lojas Maçônicas do Vale do Taquari. A programação ocorre das 08 às 23 horas na Soges, em Estrela. Entre os palestrantes está o ex-governador Germano Rigotto, que aborda o tema “Reforma Tributária”.

Em assembleia realizada ontem foi eleita a nova diretoria da UAME – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela. Foi apresentada chapa única, que foi eleita por aclamação. O novo presidente da entidade é Aloísio Mallmann, que substitui a Celço Machado, que passará a ocupar a vice-presidência. A nova diretoria será empossada no dia 06 de dezembro, às 20 horas, em assembleia a ser realizada na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias.
A nova diretoria ficou assim constituída: 
Presidente: Aloisio Mallmann; 
Vice-presidente: Celço Machado; 
Secretária: Isabel Cristina Horn; 
Vice-secretário: Luiz Carlos Freitag; 
Tesoureiro: Célio José Mallmann;
Vice-tesoureiro: José Diehl.

Uma das etapas do 47º Festival de Coros do Rio Grande do Sul será realizada no próximo domingo, dia 11, às 20 horas, na Igreja São João Batista, no Bairro Daltro Filho, em Imigrante. Participarão desta etapa do festival além do Coral Municipal de Imigrante; o Vocal Phoenix, de São Leopoldo; Coral Municipal de Ibirubá; Coral Municipal de Roca Sales; e o Coral Ponto Contra Ponto de Canoas.

O Hospital São João Batista de Nova Bréscia realiza neste sábado, dia 10, Jantar Beneficente, no Clube Tiradentes. Os cartões estão sendo comercializados a 18 reais. Após a janta a animação será do Quarteto da Alegria.

A Secretaria de Educação em Marques de Souza realiza neste sábado, dia 10, o Encontro Estadual de Grupos de Danças do Folclore Alemão. As apresentações ocorrem no salão da União Centenária, no centro da cidade.

Nenhum comentário: