Vale do Taquari Notícias - 11 de Maio de 2012


Vale do Taquari Notícias - 11 de Maio de 2012

A Associação Comercial e Industrial de Capitão e a Administração Municipal estão programando para este sábado, 12 de maio, um dia especial em comemoração ao Dia das Mães.  O evento acontece na Sociedade Esportiva Sete de Setembro, com início às 13:30 horas, quando haverá abertura oficial e Homenagem às Mães realizada pelos alunos das escolas do município. Durante a programação, também serão realizadas diversas brincadeiras, com distribuição e sorteio brindes. Haverá transporte por todas as localidades do município.

Em Travesseiro, a Secretaria da Agricultura ainda não recebeu do Governo do Estado, as doses da vacina contra a febre aftosa e as sementes de milho do programa troca-troca. Assim que as sementes estiverem no município será organizado um roteiro de entrega pelas localidades do interior.

No dia 24 de maio, às 20h45min, a Univates e o Diretório Central de Estudantes trazem o show com a banda Pouca Vogal, que fará sua apresentação no ginásio de arena do Complexo Esportivo. Os alunos da Univates podem adquirir seus ingressos mediante a entrega de 1 Kg de alimento não perecível. A comunidade também pode adquirir os ingressos, que são limitados, ao valor de R$ 10,00. A retirada pode ser feita na Secretaria do DCE, sala 400 do Prédio 9. 

Estão em ritmo acelerado as obras na área de seis hectares da Prefeitura de Lajeado, situada no Bairro São Bento, que abrigará o Parque de Rodeios do município. Sem contabilizar o que foi investido em terraplenagem, a prefeitura destinou R$ 236 mil para a infraestrutura do local. A inauguração será realizada no dia 24 de maio.

A Secretaria da Saúde de Travesseiro deu início a campanha de vacinação contra a Gripe. Os grupos prioritários são os idosos a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes e doentes crônicos que deverão ter receita médica e um cadastro de imunobiológico especial. A equipe da secretaria aplicará a vacina nos locais dos encontros dos grupos de idosos de Três Saltos Alto dia 15, de Barra do Fão dia 16, de São Miguel dia 22 e de São João dia 23. As crianças com idade de 6 meses até 2 anos devem ser levadas ao Posto de Saúde da Sede.

A bancada do PDT na Assembleia Legislativa vai encaminhar um substitutivo ao projeto de lei do Executivo, que cria a Empresa Gaúcha de Rodovias, buscando preservar a iniciativa dos pedágios comunitários, criados à época do governo de Alceu Collares e, também, para resgatar o papel do DAER. A bancada pedetista é contra a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias e quer a retirada do regime de urgência para apreciação do projeto.

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado realizará, de 14 a 18 de maio, a Semana da Família, com uma série de atividades programadas. Um evento principal será realizado no dia 15, na concha acústica. A partir das 14h, haverá encontro de famílias que integram os serviços do Centro de Referência de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, juntamente com Saidan, Slan, Trezentos de Gideon, Vovolar e Abaquar. Na oportunidade acontecem apresentações da Banda Projovem Adolescente, Coral do Projeto Conviver, Capoeira da ONG Abaquar Brasil e o espetáculo Abra a Boca e Feche os Olhos, do Grupo de Teatro Luz & Cena.
        
Inicia hoje e prossegue até domingo a Transcitrusfest, em Poço das Antas, com a expectativa de receber 15 mil visitantes. A abertura da exposição feira está sendo realizada neste momento. Amanhã, às 09 horas, haverá desfile alegórico, e, no domingo acontece o Encontro de Pastores e Padres que nasceram ou já atuaram em Poço das Antas.
       
Entendendo a importância da prevenção do uso de drogas junto às crianças e aos jovens, as secretarias municipais de Educação e Cultura, e da Juventude de Encantado, aderiram ao projeto da Fundação Milton Campos, “Drogas por quê? Desafios para a Educação”. O município sediará um seminário no dia 23 de maio, com o objetivo de identificar ações estratégicas, de alcance nacional, que despertem nos educadores o senso da prevenção.
       
Em Estrela, a travessia da BR-386 por pedestres tem preocupado o vereador Jaci Hauschild (PP). O edil quer a instalação de um alambrado abrangendo 50 metros para cada lado sob a passarela que faz travessia da BR-386, ligando os bairros dos Estados e Boa União. Hauschild afirma que 80% da população ignora a passarela.
        
Iniciada na terça-feira, a oficina de artesanato em madeira com vela do Projeto “Fazendo Arte”, iniciativa do CRAS em Roca Sales. As aulas das terças-feiras às 8 às 10h são destinadas a adultos e ocorrem na sede o Cras. Para os adolescentes, as aulas iniciaram ontem, e acontecem às quintas-feiras, das 14 às 16 horas, no mesmo local, sempre ministrada por Mara Neitzke.
        
As inscrições de equipes para a quinta edição dos Jogos Rurais, de Encantado, encerram na próxima segunda-feira, dia 14. As disputam ocorrem dia 26 de maio na Barra do Coqueiro e contará com 28 provas.
        
Mais uma vez os agricultores reclamam dos atrasos na entrega das vacinas para a campanha anti-aftosa. Como das vezes anteriores, o atraso se deve a problemas burocráticos, entre o Governo do estado, laboratório e as empresas de entrega do material.
                  
A Festa dos Pães ou a “Brot-Fest”, está voltando para Estrela, para comemorar os 136 anos de criação do município. O evento foi realizado nos anos de 2001 e 2002. A terceira edição está marcada para os dias 18, 19 e 20 de maio, no Parque Princesa do Vale.
       
A CDL de Lajeado definiu a programação da 12ª Convenção Lojista Regional que ocorre no dia 21 de junho, prevendo a participação de mais de 800 participantes.  Como palestrantes estão confirmados  Roberto Shinyashiki, que abordará o tema “Liderança em Tempo de Velocidade” e a  jornalista Carolina Bahia, que vai falar sobre o Governo Federal e os desafios do crescimento da economia.
        
Hoje, a partir das 19 horas, na cidade de Nova Alvorada, no Vale do Botucaraí, acontece o encontro de suinocultores e avicultores, com duas palestras técnicas. Primeiro, engenheiro agrônomo Ivo Oltramari Júnior, abordará  as "Tendências de mercado, tecnologia e meio ambiente para a atividade de avicultura" e depois,  Valdecir Luis Folador, que abordará o mesmo tema, porém, no setor da suinocultura. A iniciativa é da Emater e prefeitura de Nova Alvorada.
           
O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Capitão está organizando o Processo de Participação Popular e Cidadã, que vai definir as prioridades da região para o orçamento de 2013. A Assembléia Municipal está marcada para o dia 24 de maio, às 14 horas na Câmara de Vereadores de Capitão.

Prefeitos das associações de municípios dos vales do Taquari e do Rio Pardo reúnem-se nesta sexta-feira, em Venâncio Aires, para mais uma assembleia geral das duas entidades. O encontro, que se inicia às 18h30min, será no auditório do Parque do Chimarrão e faz parte da programação oficial da 12ª Fenachim. Na pauta estão assuntos como a Marcha a Brasília; transporte escolar; eleição da nova diretoria da Famurs; a proposta de novos valores para as mensalidades da Federação; e a cobrança de ISS sobre as operações de leasing.

Em Arroio do Meio, o  tradicional Filó, em homenagem ao Dia da Etnia Italiana no RS, denominada desde 2011 como Jantar Italiano, ocorre neste sábado, dia 12, a partir das 19h30min, no Salão Cinquentenário da Bela Vista. Os cartões podem ser adquiridos na recepção da Secretaria de Educação e Cultura.

Nenhum comentário: