Vale do Taquari Notícias - 22 de Maio de 2012



Vale do Taquari Notícias - 22 de Maio de 2012

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), presidida por Eldo Dickel (PP), realiza encontro no próximo sábado, dia 26, no município de Teutônia. A reunião terá início às 09 horas, no auditório do Colégio Teutônia. Legislação eleitoral será o tema de palestra a ser proferida pelo advogado Armênio de Oliveira dos Santos, que atua nas áreas do direito público, constitucional, administrativo, orçamentário, tributário e eleitoral.

O Centro de Referência de Assistência Social de Roca Sales distribui, nos dias 29, 30 e 31 de maio, calçados, roupas e cobertores doados para a Campanha do Agasalho 2012. Os utensílios podem ser retirados das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, no Centro. A arrecadação dos donativos está sendo feita no CRAS até a próxima segunda-feira, dia 28.

No último domingo foi realizado na comunidade Santa Rita de Cássia, no Jardim do Trabalhador, na cidade de Encantado, mais uma edição da Noite do Filó. Centenas de pessoas prestigiaram o evento. O encontro iniciou na igreja da comunidade, com rezas e ladainhas em italiano comandadas pelo grupo de canto Le Nostre Radize, e seguiu em procissão com a imagem de Santa Rita de Cássia até o salão comunitário. O tema do evento deste ano foi “Resgatando as Tradições”. Integrantes da Associação Encantadense do Idoso apresentaram uma mostra de trabalhos manuais confeccionados pelas mulheres da comunidade. Na ocasião a comunidade do Bairro Vila Moça foi sorteada para, junto com a Administração Municipal, organizar a Noite do Filó em 2013.

O Planeta do Saber será realizado na cidade de Encantado, no dia 25 de maio, sexta-feira, com atividades de educação ambiental para o uso adequado e seguro de energia elétrica e temas transversais ligados a sustentabilidade nas cidades: água, lixo e mobilidade. O projeto foi viabilizado através de parceria entre AES Sul e Prefeitura de Encantado. As atividades do Planeta do Saber estarão abertas aos professores e alunos das escolas do município das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17 h, no Parque João Batista Marchese.

Com o objetivo de incentivar a produção artística na área de dança e promover a integração com a comunidade, a Univates promove a 5ª Mostra de Dança, que ocorre no dia 17 de agosto, no Complexo Esportivo. As atividades serão divididas nas categorias Infantil, até 12 anos, que ocorre a partir das 14h; e Juvenil/Adulto, a partir de 13 anos, que será realizada a partir das 19h30min. Podem participar grupos de diversas modalidades - que estejam inseridos, ou não, em escolas de rede de ensino. Inscrições podem ser efetuadas, de 18 de junho a 27 de julho, no Setor de Atendimento ao Aluno da Univates. As vagas são limitadas.

Em Porto Alegre, o vereador Sebastião Melo (PMDB) será o candidato a vice-prefeito da chapa encabeçada pelo atual prefeito José Fortunatti (PDT). A definição ocorreu ontem a noite, em reunião realizada entre lideranças do PTB, PDT e PMDB.

Tem seqüência hoje a programação da Feira do Livro de Estrela. O evento está sendo realizado na sede social da Soges, e tem como destaque nesta terça-feira, às 19 horas e 30 minutos, a palestra da pedagoga Jane Haddad, que abordará o tema “Famílias Modernas e Filhos Pós-Modernos.
       
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. Quatro projetos estão na pauta do dia. A Tribuna Livre será ocupada pela secretária de Meio Ambiente, Simone Schneider, que falará sobre a ampliação do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores.
                  
Finalizando a programação do 20 de Maio - Dia da Etnia Italiana no RS,  o Grupo “Le Donne Sorelle” e a Secretaria de Educação de Arroio do Meio, realizam hoje, às 19 horas, na Igreja Matriz, uma missa celebrada em dialeto italiano pelo Padre Benjamin Borsatto. 
       
Na próxima quinta-feira, dia 24, o município de Teutônia completa 31 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a Câmara de Vereadores realizará Sessão Solene, às 19 horas e 30 minutos, na sede da Sociedade de Águas. Serão homenageadas 15 comunidades do interior do município, e 93 entidades recebem placa como forma de agradecimento pelo trabalho realizado em prol do crescimento e do desenvolvimento de Teutônia.
        
A 16ª  Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange 42 municípios, acompanha a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é de imunizar até sábado, mais de 67 mil pessoas.  O público alvo são as pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças que tenham entre seis meses e dois anos, gestantes e indígenas. A vacina pode ser encontrada nos Postos de saúde da cada cidade.

A Sociedade Recreativa e Cultural Roca Salense sedia neste domingo, dia 27, o II Encontro de Coros Municipais. O evento inicia às 9h30min, com recepção. Às 10h começam as apresentações. Ao meio-dia será servido o almoço. Os corais que participam do encontro são Coral da Certel da Teutônia; Coral Venâncio Encanto, de Venâncio Aires; Coral Municipal de Capitão; e, o anfitrião, Coral Municipal de Roca Sales.

A Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Estrela, realiza Reunião-Almoço na próxima sexta-feira, dia 25, no Estrela Palace Hotel. A palestrante será a jornalista Rosane de Oliveira, que abordará o tema “Como a política influi no desenvolvimento do Estado”. 
        
A Vonpar que assumiu o patrimônio de Balas e Chocolates Wallérius em Arroio do Meio está com a terraplanagem pronta para iniciar a construção dos prédios da Neugebauer. A empresa também conseguiu a liberação para reformar o velho ginásio municipal, que sede da associação dos funcionários.
       
Na próxima sexta-feira, dia 25, acontece em Teutônia, o Encontro de Coros. A programação será realizada a partir das 19 horas, no Centro Cultural Martin Luther. Além da apresentação dos coros, haverá jantar de confraternização e show com o Coral Juvenil Novo Brilho de Travesseiro.
       
Dentro da programação da Feira do Livro de Estrela, acontece no dia 25, sexta-feira, o lançamento do livro “Pois Só o Amor Constrói”. A obra literária conta um século da história da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas – OASE, uma entidade ligada a Comunidade Evangélica  de Estrela.
       
A Marfrig está desativando, por tempo indeterminado, as operações da unidade frigorífica em Mato Leitão, onde atua desde 2009. A planta industrial é considerada obsoleta e a questão logística também foi levada em conta para desativação.

A Brigada Militar de Teutônia tem um local definido para a construção do novo quartel, mas entraves burocráticos atrasam as obras que serão assumidas pelo Consepro local. Segundo o tenente Marco Antônio Frank,  o prédio atual da BM tem mais de 25 anos e já não atende a necessidade dos 28 policiais militares que trabalham no local. O novo prédio deve ser mais amplo e seguro, incluindo garagem e alojamento.
        
A Secretaria da Agricultura de Travesseiro realiza nesta semana um roteiro de reserva das sementes de milho do programa troca-troca. Hoje, às 14 horas, as equipes estarão nos salões de Três Saltos Baixo e Três Saltos Alto.

O poder legislativo de Muçum tem sessão hoje, a partir das 19 horas e 30 minutos. 

A cidade de Arvorezinha sedia na quarta e quinta-feira desta semana, um ciclo de palestras sobre Citricultura. A promoção é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Emater, Fepagro Fruticultura e Prefeitura de Arvorezinha.  O evento será realizado no Ginásio de Esportes.
       
O Departamento de Esportes de Travesseiro agendou para esta quarta-feira, dia 23, às 19 horas, na Biblioteca Publica, a reunião de avaliação do campeonato de voleibol e de organização do próximo campeonato de futsal, que deve ser disputada em quatro categorias, força livre, feminino, sub16 e veteranos.

Nesta quarta-feira, dia 23, às 20 horas, acontece no Salão Gastronômico Dália, na cidade de Encantado, a coletiva de imprensa para lançamento da Suinofest 2012. Na oportunidade a comissão organizadora do evento apresenta a programação oficial do evento, que ocorre nos dias 08, 09, 10, 15, 16 e 17 de junho, no Parque João Batista Marchese.

A Univates sedia nesta quarta-feira, dia 23, às 18 horas, no auditório do Prédio 11, a terceira edição do Fórum Permanente do Corredor Ecológico do Rio Taquari, com promoção do Ministério Público Estadual, realização do Governo de Lajeado e com o apoio da Univates. O objetivo do evento é trocar informações técnicas, homenagear os prefeitos dos municípios que aderiram ao programa, apresentar resultados e os encaminhamentos relativos ao projeto do corredor ecológico do Rio Taquari.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Encantado realiza hoje, às 19 horas, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, a Assembleia Municipal em preparação ao Plano Plurianual Participativo (PPA) 2012, promovido pelo Governo do Estado. O encontro de lideranças e comunidade estabelecerá as demandas prioritárias para a votação pública que ocorre dia 04 de julho. 
       
Na quinta-feira, dia 24, às 14 horas, acontece na Escola Monsenhor Seger a assembléia geral para escolha das prioridades de Travesseiro, para consulta popular deste ano.
                       
Nesta quarta-feira, dia 23, a administração municipal de Santa Clara do Sul realiza leilão público para a venda de materiais inservíveis para o serviço público. Entre o material a ser leiloado estão móveis e aparelhos de ar condicionado.


Nenhum comentário: