Vale do Taquari Notícias - 30 de Maio de 2012



Notícias Vale do Taquari - 30 de Maio de 2012

O ex-goleiro encantadense Vilson Bagatini, que jogou no EC Encantado, terá sua biografia registrada em livro. A obra está sendo preparada pelo professor e escritor encantadense Airto Francisco Gomes e deve ser lançada em Porto Alegre em abril de 2013. O lançamento deverá ocorrer durante o evento Professores Sem Fronteiras, que envolve professores de diversos países, entre eles Brasil, México e Argentina. A diagramação do livro, quer terá mais de 450 páginas, está sendo feita pelo jornalista do Grupo Encantado de Comunicação, Diogo Fedrizzi, e já está em fase de finalização.

O governador Tarso Genro e o presidente da Assembleia Legislativa Alexandre Postal receberam a comitiva da Suinofest 2012 no início desta semana. O grupo, comandado pela presidente da festa Renata Galiotto, esteve na capital entregando os convites para o evento que acontece nos dias 08, 09, 10, 15, 16 e 17 de junho, no Parque João Batista Marchese. 

A Secretaria da Agricultura de Santa Clara do Sul recebe até o dia 20 de junho, as encomendas de mudas frutíferas. A entrega ocorre no dia 27 de junho. O interessado paga somente o valor da muda, sendo que o frete é subsidio pela Prefeitura.

O governador Tarso Genro viajou ontem à tarde para Montevidéu, onde participa de eventos que fazem parte da Semana da Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai. Hoje, Tarso tem audiência com o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, para tratar de integração entre o país vizinho e o RS. O governador retorna ao Estado amanhã.

O deputado federal Vieira da Cunha (PDT), coordenador da campanha de José Fortunati, à Prefeitura de Porto Alegre, se reuniu ontem com a senadora Ana Amélia Lemos. Numa tentativa de sensibilizá-la, mostrou mapa com as alianças entre PDT e PP no RS. Ana Amélia considerou a reunião agradável, mas afirmou que seguirá apoiando a candidatura de Manuela D'Ávila (PC do B).

O município de Roca Sales inaugura dia 09 de junho, a galeria junto ao Arroio Sete de Setembro. A solenidade oficial ocorre a partir das 10h30min, junto à obra. Estarão presentes autoridades municipais, regionais, estaduais e federais. A obra, localizada entre as empresas Exportadora de Couros Bom Retiro e Seara Marfrig Alimentos Ltda, iniciou no final de fevereiro. O valor total é de 2 milhões 789 mil reais, sendo que 2 milhões e 789 mil reais são oriundos do Governo Federal, e o restante de contrapartida da Prefeitura.

Integrando a programação das atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente promovidas pelo Museu de Ciências Naturais, a Univates promove a palestra gratuita “Uso das plantas medicinais: legislação, cuidados e riscos”, que ocorre na próxima terça-feira, dia 05. A atividade será realizada, no auditório do Prédio 11, a partir das 17 horas, e será ministrada pelos professores Eduardo Ethur e Elisete Freitas.

A tarifa de água sofrerá reajuste a partir da próxima segunda-feira em mais de 320 cidades do Rio Grande do Sul. Os sete milhões de consumidores da Corsan, ou seja, dois terços da população do Estado, terão a tarifa de água reajustada em 5,2%. O aumento foi aprovado pela Agergs. O aumento repõe a perda inflacionária do período de maio de 2011 a abril de 2012.
       
Uma chuva de granizo que não durou mais do que dois minutos foi suficiente para deixar um rastro de prejuízo no distrito de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul. Segundo levantamento inicial, foram danificadas cerca de 50 prédios comerciais e residenciais em área urbana, além de galpões na zona rural, danificando grandes quantidades de fumo estocado.
           
O ex-deputado estadual, Heron de Oliveira (PDT), não é mais o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, cargo mais elevado do Ministério do Trabalho no Estado. Ele será substituído pelo sindicalista Cláudio Luís Corrêa da Silva, nomeado pelo Ministro Brizola Neto. A posse ocorre no dia 04 de junho.

Tem seqüência no dia de hoje, as assembléias municipais para definição das dez prioridades do Vale do Taquari e indicação dos delegados  para a Assembléia Regional. Às 14 horas, será na Câmara de Vereadores de Colinas; às  18h no Salão Paroquial Católico de Cruzeiro do Sul; e às 19:30h, no Colégio Estadual de Ilópolis.
       
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou a ocorrência de dois casos de Gripe “A”, no Vale do Rio Pardo. Um dos pacientes é um homem de 50 anos morador da área rural de Santa Cruz do Sul e já recebeu alta hospitalar. A outra vítima é uma mulher de Arroio do Tigre, que segue hospitalizada em Santa Cruz do Sul, em recuperação depois de passar 10 dias em leito UTI. Agora são três casos no estado desde janeiro de 2012, mostrando que a enfermidade está sob-controle no Rio Grande do Sul.

A Prefeitura de Roca Sales recebe até o dia 11 de junho as inscrições para Processo Seletivo Simplificado para contratação com prazo determinado (emergencial) de médico clínico geral. O salário é de R$ 5.443,03, com carga horária semanal de 20 horas.

 Já está depositada na conta da Prefeitura de Arroio do Meio, a verba de  R$ 1,1 milhão, provenientes de emendas parlamentares e Ministério da Agricultura. O assunto foi tratado na recente viagem do prefeito Sidnei Eckert e dos vereadores, Enéas Bruxel, Roque Hass e Darci Hergessel à Brasília, quando foi cobrada a liberação destes recursos.
         
Últimos dias para a Juventude Scalabriniana da Paróquia São Pedro e arredores se inscreverem  para o 3º Encontro Internacional em Nova Bassano. Oevento acontece nesta sexta, sábado e domingo, com participação de delegações Scalabrinianas de todo o estado, e do Paraguai.

A Suinofest que acontece no mês de junho na cidade de Encantado, terá parceria da Amturvales que prepara dois roteiros para passeios dos visitantes. A Amturvales projeta  mais de 500 visitantes a estes dois roteiros.

Foi realizada no auditório da Prefeitura de Doutor Ricardo, uma audiência pública que tratou sobre a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado participou no sábado, dia 26, de um evento beneficente da Liga de Muçum, e que teve como palestrante a médica mastologista e ginecologista Daiane Bonella Coltro. O tema abordado foi: "Câncer de Mama - Prevenção". A mesma médica será palestrante em evento no dia 08 de junho, durante a Suinofest.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) e também coordenador dos seminários da Suinofest 2012, Júlio Medeiros, ressalta  que serão dez eventos técnicos programados para enriquecer a maior festa da região alta do Vale. 
          
Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Nova Bréscia não havia projetos na pauta do dia. Apenas foram apresentadas indicações por parte dos vereadores.

Na última segunda-feira aconteceu em Porto Alegre, o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Sul. O Vale do Taquari esteve representado no evento, por integrantes da Amturvales.  O Plano Estadual conta com 10 eixos estratégicos e cinco desafios.

Na próxima terça-feira, dia 05 de junho, às 19 horas, acontece na Univates, a audiência pública para definição dos cursos a serem estruturados na Escola Técnica Federal, que está em fase de implantação em Lajeado. Na oportunidade também deverá ser definido o local de instalação da escola.

O Conselho Municipal da Consulta Popular de Lajeado realiza no dia 04 de junho, às 17 horas, no Salão de Eventos do Centro Administrativo, assembleia referente à Participação Popular e Cidadã para o Orçamento de 2013. Podem participar todas as pessoas que tenham interesse em apresentar projetos com o objetivo de concorrer aos recursos da Consulta Popular do Orçamento do Estado de 2013. A cada 30 participantes será eleito um Delegado, que terá direito a votar no Fórum Regional da Participação, agendado para o dia 19 de junho, na Univates.

O Centro de Referência de Assistência Social de Roca Sales distribui nesta quarta e quinta-feira, calçados, roupas e cobertores doados para a Campanha do Agasalho 2012. Os cerca de 6 mil donativos podem ser retirados das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.

A Famurs promove hoje, painel com especialistas para discutir marketing eleitoral. O evento, que começa às 14 horas, ocorre paralelo à eleição para a escolha da nova diretoria da entidade, que vai aclamar como novo presidente Ary Vanazzi (PT).  

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio.

A Faculdade La Salle, de Estrela, oferece 50 vagas em cada um dos sete cursos da instituição. As inscrições para o vestibular de inverno podem ser efetuadas na secretaria da faculdade no centro de Estrela até o dia 25 de junho ou pelo site www.unilasalle.edu.br/vestibular, até o dia 27 de junho. 
     
A administração municipal de Lajeado realiza audiência pública hoje para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais referentes ao 1º Quadrimestre de 2012. A audiência ocorrerá na Câmara de Vereadores, a partir das 15h30min.

Em Roca Sales inicia nesta quinta-feira, dia 31 de maio, a oficina de prendedores de roupas decorados, para crianças de 5 e 6 anos. As aulas ocorrerão semanalmente, nas quintas-feiras, das 15h20min às 16h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e prosseguirão até o mês de junho. Além desta oficina, realizada através de recurso estadual, outras capacitações de artesanato serão oferecidas às crianças nos meses de julho e agosto.

O Centro de Referência de Assistência Social de Travesseiro está aceitando doações de roupas de inverno e calçados, principalmente para bebês e crianças. Os donativos devem ser entregues no CRAS até esta quinta-feira, dia 31 de maio.

Nenhum comentário: