Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela - 20 de Maio de 2012


Luiz Carlos Freitag


MAGRI-INVENTIVA:Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

GILBERTO (PP):""Ele tá numa enrascada muito braba".

FRASE: "No Brasil de hoje, os cidadãos tem medo do futuro e os políticos tem medo do passado" (Chico Anísio, Humorista - 1931-2012).

Marco Wermann (PT) disse que está um caos o acesso asfáltico ao Porto de Estrela, na BR 386. "O DNIT tem que resolver o problema, não só neste acesso mas em todas as entradas e saídas do Porto". Realmente, quem precisa passar por ali enfrenta um sem-numero de buracos, cada vez maiores.

José Diehl, informou na última reunião da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela - que sua empresa, a Lidiel, do Bairro das Indústrias, está adquirindo uma nova máquina que vai moer entulhos de construção. Explicou que atualmente, quando estragam blocos de concreto, eles tem que ser jogados fora. "Com esta máquina, podemos moer e reutilizar o material para outros blocos. E também podemos utilizar tudo quanto é entulho de construção, que hoje são um problema para o meio ambiente".

A Secretária do Meio Ambiente, Ângela Schossler, presente à reunião, concordou plenamente com esta iniciativa. E informou aos presentes que a Prefeitura planeja fazer o mesmo, com parceria das tele-entulho hoje existentes. "Todos os residuos de construção civil poderão ser moídos e reutilizados, temos um plano de gerenciamento que está sendo feito em conjunto". A participação da Secretária, na reunião da UAME, agradou tanto que o presidente da entidade. Celço Machado a convidou para vir novamente, o que ela concordou.

Foi um sucesso o 7º Dia da Saúde, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, na Linha Lenz. O Presidente da entidade, Lécio Gregory fez, juntamente com os demais integrantes da diretoria, o lançamento oficial do STR 50 Anos, que será comemorado em 2013. Pelo que deu para observar, realmente ano que vem teremos um Dia da Saúde que vai ultrapassar todas as expectativas. Isso que a cada ano que passa a promoção atrai cada vez mais gente e cada vez mais entidades que participam na sua realização.

A Vice Prefeita Dra Irene Terezinha Veloso da Silveira, disse uma frase que chamou a atenção, no 7º Dia da Saúde do STR: "É fácil ver o trabalho do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela nos últimos anos, e a Prefeitura está do seu lado apoiando o interior, pois não queremos mais êxodo rural".

Para não dizerem que não falei em Política: Deveremos ter novidades a partir da próxima semana. Desde ontem, o PR, PTB, PP, PSD e PDT parece que estão analisando uma nova pesquisa, esta que deverá definir o nome do candidato a vice do pré candidato a prefeito Eduardo Wagner (PR). Eu acho que será o Pastor José Alves, do PTB. O PMDB ainda não definiu quem vai ser o vice do pré candidato Rafael Mallmann, mas parece que além de Valmor Griebeler (PT) e José Inácio Birck (PSB), também Hélio Musskopf (PMDB) teria colocado seu nome a disposição. E o PPSque tem o pré candidato a prefeito Gilmar Neitzke, tem definido Ademar Dadal para seu vice. Mas... Poderão ocorrer novidades aí também?

Pois é. E a história da ponte sobre o Arroio Boa Vista, na RS 129, entre os bairros Boa União e São José, continua a mesma. Não evoluiu em nada. Já tem gente apostando que o DAER vai deixar tudo por isso mesmo e quem vai ter de arcar com tudo, vai ser o município. Não acho certo isso, pois Estrela já tem que resolver muita coisa que o DAER não faz e agora construir uma ponte é muita coisa. Isso que o Prefeito Celso Brönstrup propôs acordo, no que se refere ao aterro, que vai ser de grandes proporções. Tomara que vejamos uma luz no fundo do túnel. O quanto antes, pois quem está sofrendo são os moradores do Bairro São José.

Saiu a licitação para construção da EMEI do Bairro Pinheiros. Segundo o vereador Marco Wermann (PT) o contrato foi assinado e o valor da obra é de aproximadamente R$ 1,4 milhão e a vencedora é a mesma empresa que está construindo a EMEI do Bairro das Indústrias. A construção deve iniciar nos próximos 30 dias. Mais um investimento de peso para o Bairro Pinheiros.

Ainda eleições: As convenções dos partidos devem ser realizadas entre 25 e 30 de junho. Mas as definições de candidatos a Prefeito e Vice vão acontecer bem antes. com certeza. Acho que as listas de candidatos a Vereador é que vão ser as próximas tratativas, principalmente porque tem que haver muitas candidatas, para liberar a lista final. E como não tem tanta mulher que quer concorrer a vereadora...

Nenhum comentário: