Notícias Vale do Taquari 3 de Maio de 2012



A Secretaria da Agricultura de Capitão está realizando a vacinação contra Febre Aftosa. Neste ano, todos os bovinos, independente da idade, deverão ser vacinados. Em Capitão, o serviço será realizado pelo vacinador Ademir Castoldi, que vai comunicar ao produtor com antecedência a data da visita.

A Secretaria de Educação de Travesseiro realiza de hoje até sábado a 8ª Feira do Livro. A programação se desenvolve no Ginásio da Escola Pedro Pretto. Além da comercialização de livros, haverá o espaço palco aberto de apresentações artísticas e culturais da comunidade e teatro.

Mesmo com a medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado suspendendo o processo para contratação de uma empresa de consultoria para reformular o sistema de pedágios, o deputado Edson Brum (PMDB) quer passar a limpo os gastos do atual governo na contratação deste tipo de serviço, na maioria das vezes com dispensa de licitação. Com este objetivo, o deputado protocolou nesta quarta-feira (2) pedido de informações para que o governador Tarso Genro (PT) forneça a relação completa e o custo das consultorias contratadas tanto pela administração direta, como em autarquias e empresas públicas.

A Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado iniciou em março as tratativas para que o município volte a ter uma escola de patinação artística. Com o apoio da secretaria, a Cia Patinação Sobre Rodas estará iniciando seus trabalhos no dia 07 de maio, às 17 horas, no Ginásio de Esportes do Parque Municipal João Batista Marchese. Estão abertas inscrições para turmas de iniciantes – a partir de três anos –, infantil, intermediário, adulto e máster.

Inicia hoje a programação da 13ª Fenachim, em Venâncio Aires. Entre as atividades programadas para esta quinta-feira estão: Cavalgada do Chimarrão (18 horas), Solenidade de Abertura (19 horas) e apresentações, do Grupo Tholl e da Banda São Marino. Hoje não haverá cobrança de ingresso.
       
Hoje, ás 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.  Quinze projetos estão na pauta do dia.

Já a Câmara de Vereadores de Teutônia, tem sessão hoje, a partir das 18 horas e 30 minutos.

Está sendo realizado hoje na Unisc, em Santa Cruz do Sul, o 1º Seminário Regional AES Sul na Comunidade”, apresentando o projeto “Educar para Transformar”, ligado à sustentabilidade nas cidades. O evento reúne público de Encantado, Estrela, Lajeado, Rio Pardo, Venâncio Aires, Candelária, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Taquari.
       
Por iniciativa da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari, uma comissão regional foi recebida na manhã de hoje em audiência, pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. O grupo objetivo solicitou a elaboração do projeto de obra da duplicação de um trajeto de 70 quilômetros das rodovias, RSC 453, ERS 130 e ERS 129, entre Venâncio Aires a Muçum.
           
O censo realizado em 2010 pelo IBGE revela dados levantados que impressionam pelo índice. O município de Relvado tem 2.115 habitantes e destes, 404 são portadores de alguma deficiência, sendo que 144 tem algum tipo de problema motor,  dificultando a mobilidade física destas pessoas.
        
Começa no próximo sábado, dia 05, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Putinga, a Secretaria da Saúde realizará o roteiro para vacinação  e elaborou um itinerário para o próximo sábado. Duas equipes trabalham a partir das 08 horas até o final de tarde, visitando as comunidades do interior e bairros da cidade.
       
O Sebrae realiza no dia 09 de maio, um evento focando a orientação sobre crédito e financiamento para impulsionar o crescimento de empresas. A programação será desenvolvida na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, com início às 18 horas. O evento regional, com acesso gratuito tem inscrições abertas pelo telefone 0800-570-0800.
       
Na sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio foram apreciados e aprovados por unanimidade, cinco projetos de lei encaminhados pelo poder executivo. Entre estes, a renovação do convênio da Prefeitura com o Hospital São José para a assistência médica de urgência e de emergência nas áreas de complexidade.
       
O Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do estado mobilizam-se para no dia 29 de junho, entregar ao governo do estado, um baixo-assinado pleiteando os 12% de investimentos obrigatórios na saúde. André Lagemann, diretor do Hospital de Languiru e que preside o sindicato, lembra que a Emenda Constitucional n° 29, determina que os municípios invistam 15%, o estado  12%  e o Governo Federal 10% da receita, na área de saúde.
        
A Escola Estadual Heitor Peretti de Encantado realiza sábado, dia 05, o “Jantar em Homenagem as Mães”, na sede da Screc, iniciando às 19 horas e 30 minutos.  Estão previstas apresentações dos alunos. Os convites  podem ser comprados na secretaria do educandário..

O Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho prestigiou a reunião da CIC Vale do Taquari realizada em Anta Gorda. Os empresários pediram auxílio ao Ministro na questão DNIT x FUNAI, envolvendo o núcleo indígena na margem da BR 386, entre as cidades de Estrela e Bom Retiro do Sul. O ministro prometeu um empenho especial e até mediação para resolver a questão que por hora atrapalha as obras de duplicação da rodovia.

A Associação Comercial e Industrial e a Administração Municipal de Capitão estão programando para o dia 12 de maio, um dia especial em comemoração ao Dia das Mães.  O evento acontece na Sociedade Esportiva Sete de Setembro, com início às 13 horas e 30 minutos, com diversas atividades artísticas e culturais.

Nesta próxima 6ª feira, dia 04, vence o prazo para o pagamento do IPVA e do Seguro obrigatório, para os veículos com placas terminadas em 04, 14, 24, 34 e 44.
       
Nesta sexta-feira, dia 04, a Univates realizará a 2a Noite do Curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas. A atividade é gratuita e contará com a palestra “A evolução da empresa Girando Sol”, ministrada pelo diretor da empresa, Gilmar Borscheid. A palestra ocorre das 19h às 21h, no auditório do Prédio 7.

A Secretaria da Agricultura de Santa Clara do Sul está realizando a entrega dos carnês para pagamento do milho troca-troca. Os produtores que encomendaram as sementes referentes à safra 2011/2012 devem retirar o carnê na Prefeitura, até o dia 30 de abril.

O Conselho Encantadense Pró-Desenvolvimento traz a Encantado o palestrante e Consultor Político, André Ferraz, que abordará o tema: "Candidatura Única? Vantagens, Desvantagens e Armadilhas". O evento acontece hoje, às 19 horas e 30 minutos, no Auditório Brasil, do Centro Administrativo.

O Grupo de Gestantes de Capitão tem o próximo encontro agendado para terça-feira, dia 08, no Centro de Saúde.

Nenhum comentário: