Notícias de Estrela-RS - Setembro de 2011

Notícias de Estrela-RS - Setembro de 2011

Acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Nardi da Silva, o prefeito Celso Brönstrup realizou, recentemente, uma visitação às obras de pavimentação asfáltica concluídas e em fase de execução, em Estrela. Brönstrup e Silva estiveram na cidade e no interior. 
Uma das obras visitadas foi a pavimentação asfáltica da rua Júlio de Castilhos. A obra foi concluída no mês passado. A pavimentação do trecho com área total de 7.840m2 exigiu investimento de R$ 554.403,07. 
Em 2011, deve ultrapassar os 80 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e de bloquetos de concreto nas vias urbanas e estradas municipais de Estrela.

Escolas de Estrela são destaques nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, fase de Coordenadoria, na modalidade de atletismo ocorrido recentemente em Teutônia. As cinco escolas do município, três municipais e duas estaduais, conquistaram 31 medalhas, onde 9 classificaram-se para disputar a fase regional, em Santa Cruz do Sul. onde os vencedores irão para a final Estadual. 
Neste sentido, desde 2010 a Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Educação, reestruturaram os Jogos Escolares do Município criando o JEESLA (Jogos Escolares de Estrela) e tornando-o parte integrante dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. 
Atualmente os campeões dos JEESLA, nas várias modalidades e categorias, representam o município nas etapas seguintes dos JERGS. Esta nova organização permitiu as escolas darem seqüência aos treinamentos e participação em outras fases da competição gerando uma grande expectativa e interesse para os alunos que aguardam ansiosos as próximas fases.

Foi com enorme prazer que a Secultur de Estrela recebeu neste domingo, dia 18 de setembro, os músicos Paulinho Parada e Elias Barboza, que realizaram uma linda apresentação com violão, bandolim, teclado e cavaquinho no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O público pôde prestigiar chorinhos e clássicos de Pixinguinha, Bach, Choppin, Villa-Lobos, entre outros, além de composições de autoria dos próprios músicos. Junto com o evento, foi apresentado um memorial no local, contando um pouco sobre a história dos instrumentos utilizados.
No mês de outubro teremos dois Domingos Clássicos que serão os seguintes: dia 09 - Ivan e Iris de Andrade, trazendo um duo de violinos, e dia 23 - Ângela Diel, cantora lírica.
O Domingo Clássico é uma realização da Secultur, Prefeitura Municipal e Núcleo Cultural de Estrela. Os eventos ocorrem todo segundo domingo de cada mês e a entrada é gratuita.

Os alunos do Projeto Vida Saudável de Estrela foram recebidos pelos professores, recentemente, no Parque Princesa do Vale. Na ocasião, aconteceu o I Evento Saudável, realizado com objetivo de integrar os núcleos e oferecer diversos serviços prestados pelas secretarias municipais, bem como pelo comércio da cidade de Estrela.
Durante a tarde os alunos realizaram uma caminhada orientada, com alongamentos e exercícios de respiração, e após foram encaminhados para as tendas, cujos serviços oferecidos foram: a Secretaria do Meio Ambiente realizou explanação e distribuição de mudas frutiferas, a Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) contribuiu com massagens e relaxamento, a Secretaria da Saúde, proporcionou uma avaliação nutricional, e, o porjeto "Cor e Sabor" com ensinamentos de novos condimentos para uma alimentação saudável. 
Além disso, para realizar a medição de pressão arterial o evento contou com a participação de acadêmicos do curso de Enfermangem da UNIVATES. Como representante do comércio, a Ótica Lauro aplicou testes de visão e Maria Eugênia Werle, realizando maquiagem e penteados nas alunos do projeto. Já a Ervateira Valério contribuiu com uma mateada para os alunos, juntamente com um lanche coletivo realizado pelo mesmos.
Neste sentido, o projeto Vida Saudável é realizado pela Prefeitura Municipal de Estrela através da Secretária de Esporte e Lazer (SMEL), sendo que conta com a participação de 220 alunos, divididos em 7 núcleos espalhados pela zona rural e urbana da cida de de Estrela.

Nenhum comentário: