Laboratório da Univates deverá ser credenciado logo

Ex-secretários da agricultura do Vale do Taquari

O principal assunto da reunião de ontem (quarta-feira) dos ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, na residência de Círio Schneider, em Lajeado, foi o credenciamento do laboratório de leite da Univates. 
A reunião foi coordenada por Arly Varken, e segundo o Assessor Para o Desenvolvimento Regional da Univates, Marcos Turatti, p laboratório da entidade teve instalação iniciada há três anos, com um investimento superior a R$ 2 milhões, oriundos do Ministério da Agricultura, Prefeitura de Lajeado e da própria Univates.
 
“Hoje, o laboratório está OK, credenciado para vários setores da agricultura, faltando apenas o setor do leite”.
 

Segundo Marcos Turatti, está sendo aguardada a vistoria técnica, e para isso está tudo pronto, com o equipamento mais moderno que existe no País.
 
“Como o Ministro Mendes Ribeiro é um dos pais do laboratório, vamos tentar com ele agilizar a vistoria, pois serão 187 os municípios a serem atendidos pelo laboratório”.
 
Explicou Marcos que existem produtores de leite no Vale do Taquari que já produzem nos padrões europeus – “outros, ainda fora do padrão brasileiro”, mas este sim, tem que ser trabalhados.
 
“Será tipo de uma inclusão social o credenciamento destes produtores”.
 

Círio Schneider disse que o investimento feito neste laboratório é para a Região ter retorno, pois se um município vai bem, toda a Região é beneficiada. 
Marcos Turatti explicou que o objetivo do Projeto Vale dos Lácteos é qualificar a produção, dentro das quatro diretrizes existentes:
 
Sanidade, manejo, genética e qualidade.
 

Hilário Eidelwein lembrou que tudo isso iniciou em 1999 pela então Associação dos Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, e dia 12 de junho de 2001 foi colocada em prática pela Associação de Produtores de Leite B e Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul.
 
A próxima reunião dos ex-secretários da agricultura acontece dia 19 de outubro em Roca Sales.
 



Luiz Carlos Freitag

Nenhum comentário: