Rádio Studio FM 98.3 - participação do escritor e tenor Gelu - Gerson Lenz - OCLAJE em Estrela-RS

Gelu - Gerson Lenz e Pierre Lawall

Gelu

Gelu - Gerson Lenz e Airton Engster dos Santos

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - participação do escritor e tenor Gelu - Gerson Lenz. Na pauta a apresentação da OCLAJE - Orquestra de Concertos de Lajeado na Câmara de Vereadores de Estrela-RS - domingo a partir das 19h. Entrada 1 kg de alimento não perecível que será doado para famílias carentes.

A Orquestra de Concertos de Lajeado – entidade cultural registrada, sem fins lucrativos, foi fundada há 28 anos, em 5 de agosto de 1986.

Desde seu início procurou atrair jovens e estudantes para a apreciação e aprendizado deste gênero musical e seus instrumentos, e integrar culturalmente sua região.


São 41 instrumentistas e cantores. O instrumental é formado por violinos, violas, contrabaixo, piano, flautas, saxes, trombone, tímpanos, percussão e bateria.

É regente titular, desde a sua fundação, Irineu Krüger, tendo cursado Composição e Regência em Porto Alegre, RS, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A Oclaje realiza concertos em eventos culturais ou promovidos pelo poder público ou entidades, especialmente em datas cíclicas, como o natal. Na cidade de Gramado, RS apresentou-se 4 vezes sendo que em 2008 foi a única orquestra a tocar na abertura oficial do Natal Luz. Em muitas apresentações contou com artistas convidados como a mezzo-soprano Luciane Bottona, o tenor Pedro Szobot e o pianista Geraldo Flach, todos de Porto Alegre. Em seu DVD trouxe a participação de Kleiton e Kledir. A gravação do "Oclaje 25 Anos – DVD ao Vivo" deu-se em 2013 financiada pela Lei de Incentivo à Cultura.

A manutenção da orquestra é viabilizada através de um convênio com a Prefeitura Municipal de Lajeado, RS, que entende dessa forma estar investindo na música artística e democratizando o acesso à cultura.

Nenhum comentário: