Enchente no Rio Taquari - Defesa Civil de Estrela-RS em Ação

Defesa Civil de Estrela-RS
15 de julho de 2016








Cheia do Rio Taquari – problemas no trânsito em Estrela-RS

Depois de uma precipitação média de 140 mm nos dias anteriores em toda Bacia do Taquari-Antas, na sexta-feira 15 de julho de 2016, o Rio Taquari apresentou pequena inundação quando chegou a 22m e 60cm ou seja, 9m e 60 cm acima de sua cota normal que é de 13m, conforme régua de medida no Porto de Estrela. Várias ruas ficaram interrompidas depois de serem tomadas pelas águas e cinco famílias foram removidas e alojadas no Ginásio Ito Snel no Bairro Oriental.

As ruas alagadas prejudicaram o trânsito de veículos, deslocamento das pessoas para o trabalho, escola e outros compromissos no município de Estrela: Olinda Mallmann no Bairro Imigrantes, Arnaldo José Diel e Estrada Municipal Antonio Barth (RS129), atrás do Parque Princesa do Vale, Pedro Balduíno Fink bairro Auxiliadora, Nicolau T. Hoss, via que liga São José a Novo Paraiso / Tangará Foods, Mathias Petter Sobrinho bairro Imigrantes, Rua Olinda Mallmann no Bairro Imigrantes, Rua Arnaldo José Diel e Estrada Municipal Antonio Barth (RS129), atrás do Parque Princesa do Vale, Pedro Balduíno Fink bairro Auxiliadora e João Lino Braun bairro Boa União.

A Prefeitura de Estrela interditou, a Escadaria do Rio Taquari. O tradicional ponto turístico da cidade ficou fechado para visitação devido às cheias do Rio Taquari. Com a subida das águas, a plataforma móvel instalada ao final da escadaria tornou-se instável. A escadaria é monitorada por câmeras de vigilância.

A Defesa Civil através do coordenador Sandro Bremm, agentes: Cleto Werle, Andressa de Souza mais voluntários, estiveram de plantão monitorando a subida das águas e os mapas pluviométricos. Além disso, orientaram as centenas de munícipes que ligaram pedindo informações.

O Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil Major QOEM Ricardo Accioly Gerhard, participou das atividades em Estrela, de onde passou informações para diversos municípios que enfrentavam situação de emergência com a cheia do Rio Taquari.

Nenhum comentário: