Escadaria do Rio Taquari - A Porta de Estrela-RS é destacada em Exposição do Memorial da Aepan-ONG


Exposição Escadaria do Rio Taquari

A Porta de Estrela

O Memorial da Aepan-ONG promove a Exposição intitulada “Escadaria do Rio Taquari – A Porta de Estrela-RS”. A mostra terá lançamento no dia 8 de março durante a programação do IX Multimulher que ocorre na Praça Menna Barreto. A partir do dia 9, estará a disposição da comunidade no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. 

O trabalho faz um resgate histórico do local através de fotografias, desde antes da inauguração em 1924, passando pelos 50 Anos de existência da Escadaria antiga até 1974; o processo do fechamento para utilização da área em favor da cervejaria até 2006; e revitalização a partir de 2014. Consta ainda quadros da museóloga Gisela Schinke e do artista plástico Sérgio Werle.

A iniciativa tem por objetivo resgatar aspectos fundamentais da história de Estrela. A navegação no Rio Taquari e sua importância para o desenvolvimento do município. A população, sua relação social e econômica com o Rio. A ruptura em favor do progresso quando as ruas Arnaldo J Diel e Coronel Flores são fechadas na área para expansão da cervejaria. O abandono do espaço e a retomada pelo município e revitalização com repercussão extremamente positiva na comunidade.

O momento escolhido pela Aepan-ONG para realização da exposição também é considerado sugestivo e próprio em virtude da Escadaria ser totalmente revitalizada e do restabelecimento da população com seu Rio. A Escadaria já está aberta ao público mesmo antes da inauguração. A obra está sendo considerada a mais importante dos últimos anos sob ponto de vista da cultura e turismo regional.

A mostra conta com apoio da Prefeitura Municipal de Estrela, através do Gabinete da Primeira Dama Carine Schwingel e sua assessora Sueli Bee, Cliver Fiegenbaum - chefe do Gabinete do Prefeito, Jornal Folha de Estrela, Rádio Studio FM 98.3, O Paladino, Geraldo Darde, Dr. Werner e Gisela Schinke, artista plástico Sérgio Werle e professor Leônidas Erthal. O diretor Cultural da Aepan-ONG Airton Engster dos Santos é responsável pela organização da Exposição.

Assina - Equipe Folha de Estrela

Nenhum comentário: