Alunos da Univates realizam atividades na zona rural na última semana do Projeto Rondon



Alunos da Univates realizam atividades na zona rural na última semana do Projeto Rondon

Após trabalhar na sede de Cajapió-MA, na segunda semana da Operação Jenipapo do Projeto Rondon 2015 os estudantes da Univates visitam o interior do município para oferecer lá suas atividades. O objetivo é formar agentes que possam multiplicar o conhecimento com outras pessoas de sua comunidade.

Na quarta feira (28), no povoado de Picadas, houve uma capacitação em elaboração e gerenciamento de projetos para 18 líderes de comunidades quilombolas do município. Na localidade de Boa Esperança, houve ensino de xadrez para crianças e adolescentes e oficina de fabricação de sabão, além da roda de conversa sobre o cuidado com alimentos e agrotóxicos, após exibição de filme sobre o tema.

A visita aos povoados permitiu constatar que as famílias constroem sua renda com base na agricultura e na extração vegetal. A partir disso, foram apresentados seminários que pudessem auxiliar no desenvolvimento das atividades, como empreendedorismo, compostagem, manejo do solo e uso de cisternas.

Na quinta feira, os rondonistas foram para a comunidade de Iraque e na sexta feira para o vilarejo Belágua. São oferecidas mais de 30 oficinas diferentes aos moradores. No domingo (31), o grupo volta para base militar de São Luís, onde haverá o encerramento do Projeto Rondon.

Nenhum comentário: