Alunos da Univates realizam atividades na zona rural na última semana do Projeto Rondon
Após trabalhar na sede de Cajapió-MA, na segunda semana da Operação Jenipapo do Projeto Rondon 2015 os estudantes da Univates visitam o interior do município para oferecer lá suas atividades. O objetivo é formar agentes que possam multiplicar o conhecimento com outras pessoas de sua comunidade.
Na quarta feira (28), no povoado de Picadas, houve uma capacitação em elaboração e gerenciamento de projetos para 18 líderes de comunidades quilombolas do município. Na localidade de Boa Esperança, houve ensino de xadrez para crianças e adolescentes e oficina de fabricação de sabão, além da roda de conversa sobre o cuidado com alimentos e agrotóxicos, após exibição de filme sobre o tema.
A visita aos povoados permitiu constatar que as famílias constroem sua renda com base na agricultura e na extração vegetal. A partir disso, foram apresentados seminários que pudessem auxiliar no desenvolvimento das atividades, como empreendedorismo, compostagem, manejo do solo e uso de cisternas.
Na quinta feira, os rondonistas foram para a comunidade de Iraque e na sexta feira para o vilarejo Belágua. São oferecidas mais de 30 oficinas diferentes aos moradores. No domingo (31), o grupo volta para base militar de São Luís, onde haverá o encerramento do Projeto Rondon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário