COLUNA DO LUCA – 09.02.15 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 09.02.15
Luiz Carlos Freitag 

Estrela está muito bem entrosada no Governo Estadual. É que o Secretário da Saúde de Estrela, Elmar André Schneider e o Governador José Ivo Sartori além da confraria que fazem parte desde que eram deputados estaduais, também integram o Clube dos Amigos e estão jantando juntos pelo menos uma vez por semana.  Estrela foi um dos assuntos da reunião, sendo muito elogiado o Prefeito Rafael Mallmann pelo trabalho que vem executando. O Governador confia muito em Estrela, tanto que o município está inserido nas questões estaduais, “estamos em sintonia com o Governo Estadual e outra vantagem é que praticamente todos os Secretários de Estado foram meus colegas na Assembléia Legislativa”, disse o Schneidinha.

A informação da Coluna se confirmou: O passeio do trem turístico de Estrela a Guaporé inicia em junho, conforme publicação d’O Informativo de sexta feira, pg 12. Falta só a aprovação final da Agência Nacional de Transportes, o que deverá ser apressado em março, quando Gilberto Keller e um grupo de prefeitos irá a Brasilia. As obras da nova estação em estilo alemão em Estrela, deverão iniciar em abril e concluídas em junho, segundo o Prefeito Rafael Mallmann, que conforme havia adiantado também, irá oferecer passeio de barcos para aumentar as atrações turísticas.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela está participando ativamente dos cursos do Senar/RS. Segundo o presidente Rogério Heemann, três cursos acontecem em Estrela em março, cada um durando dois dias meio e um em Fazenda Vilanova. As inscrições devem ser feitas no STR de Estrela e dizem respeito a apresentação e análise dos diferentes agrotóxicos, toxicologia, tecnologia e aplicação de produtos químicos. Em fevereiro teremos outro curso, de irrigação pós gotejamento e será realizado na propriedade de João Schmitt na Delfina.

Sábado foi inaugurada a Creche Paulo Freire, no Bairro das Indústrias de Estrela. Das 150 crianças na fila de espera, 120 agora tem local para serem atendidas. O Secretário Marco Wermann disse que “Este trabalho iniciou há muito tempo, teve o apoio do Deputado Federal Paulo Pimenta e tudo foi encaminhado pelo então coordenador da Câmara, hoje Vice Prefeito Valmor Griebeler”. Disse que foram aplicados quase R$ 1,3 milhão, mesma quantia que também foi conseguida para creche do Bairro Pinheiros, cujas obras estão em andamento. “Assim que ela estiver concluída, teremos o atendimento das 30 crianças da fila e sobrarão 70 vagas”, disse o Prefeito Rafael Mallmann.

Profissionais e diretores da Certel Energia e de outras cooperativas de infraestrutura do Estado assistiram a palestra de André Eugênio Raitz, gerente nacional da SineTamer, uma multinacional sediada nos Estados Unidos que atua há 30 anos no mercado de proteção contra transitórios, ou seja, fatores de risco ao fornecimento de energia elétrica, como as descargas atmosféricas e temporais. Diferentemente do que existe no mercado brasileiro, a empresa desenvolve filtros que absorvem essas ações transitórias e deixam passar a menor tensão residual aos equipamentos eletrônicos e de potência do sistema. A Certel Energia pretende desenvolver um projeto-piloto para testar a tecnologia disponibilizada pela multinacional. O teste deverá ocorrer em local com alto índice de raios e trovões.

FRASE DA SEMANA: “Estamos nos preparando, neste ano o 25 de julho vai ter mais festa que ano passado.” (Rogério Heemann, presidente do STR de Estrela.)

Nenhum comentário: