COLUNA DO LUCA – 02.02.15 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 02.02.15
Luiz Carlos Freitag 

A Comandante Nádia Gerhard assumiu no dia 23 de janeiro, por convite do Secretario Cesar Luis de Araujo Faccioli, a Diretoria da Justiça da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. “Dois sentimentos me acompanharam naquele momento: a alegria pela lembrança, pelas possibilidades e pelo novo desafio e a tristeza por deixar o Comando do melhor Batalhão da Brigada Militar, o 19º BPM”, afirmou. Mas a vida é feita de ciclos, há tempo para tudo. Tempo de semear, tempo de plantar, tempo de colher. Novos horizontes se abrem. Lembrando que ela também teve o comando da 40º BPM em Estrela. Parabéns, Comandante e sucesso.

E a coisa começou a mudar também no Parque Princesa do Vale, em Estrela. A Secretaria do Esporte e Lazer iniciou aulas abertas de exercício, o que faz muito bem para a saúde e para a mente. Agora além de caminhar, todos os interessados podem fazer academia ao ar livre gratuitamente. Animação, disposição, movimentação. Esporte é vida. A ginástica ao ar livre acontece de segundas e sextas das 19h30 até as 20h30, com a professora Camila Zanatta.

Vale a pena dar uma olhada no asfaltamento de várias ruas em Bairros. No Auxiliadora tudo está quase pronto, os moradores estão felizes com a nova rua, sem poeira. Já estão concluídas várias ruas: Frederico Sulzbach e Rua Henrique Wendt no Bairro das Indústrias, Rua dos Marinheiros no Bairro Moinhos, Rua Marechal Hermes e Trecho da Balduíno Pedro Vier no Bairro Oriental e Rua Oscar Kasper do bairro Pinheiros. As obras do PAC no Bairro Auxiliadora estão à todo vapor As ruas João A. Rohenkohl, trecho 2 da rua Josefina Diel e a Rua Menna Barreto estão ganhando forma, com asfalto e o melhor, sem poeira. No Bairro Pinheiros também várias outras ruas estão recebendo pavimentação, bem como obras de drenagem solucionarão problemas de chuva em diversos locais.

DENGUE I – A informação partiu da enfermeira Carmem Hentschke da Secretaria da Saúde de Estrela. Este ano ainda não tivemos nenhum caso de dengue e tudo deve continuar assim. “A população está consciente, está ajudando a evitar água parda em potes, pneus, latas. E a campanha está em andamento”. Ela informou que ano passado tivemos uma suspeita de dengue mas ela não se confirmou, “e a vítima não teria sido atingida em Estrela, pois havia feito uma viagem ao Rio de Janeiro”.

DENGUE II – Carmem disse ainda que o problema maior atualmente é a leptospirose, que vem da urina dos ratos. “A leptospira se mantém na umidade e muitos não protegem os seus pés após uma chuva”. Este ano ainda nada ocorreu, mas em dezembro do ano passado aconteceram quatro internações no Hospital de pacientes de Estrela e outros municípios, mas só um caso foi confirmado, de um paciente de Estrela. Outro caso foi em novembro do ano passado, mas a pessoa era de outro município.

FRASE DA SEMANA: “Afinal de contas, estamos no verão ou no inverno? Nunca vi tempo tão esquisito.” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo.) 

Nenhum comentário: