Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Luiz Carlos Freitag - Jornal Folha de Estrela

Luiz Carlos Freitag


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO
MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
Por enquanto, não tem.

FRASE: “Alguém podia me explicar o que está acontecendo com o nosso verão deste ano?” (Filósofo preocupado, no Salão do Hermes e do Leonardo).

CARNAVAL I - Muito bem, estamos em fevereiro. O Carnaval já está chegando, mais alguns dias e o samba vai rolar nas ruas. Não por aqui, claro, mas nos locais de sempre - principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e vários estados do Nordeste. E como sempre digo, depois do Carnaval o fim do ano estará batendo em nossas portas. 

CARNAVAL II - Pena que não tem mais Carnaval em Estrela. Quem não lembra das noitadas fantásticas na Sociedade Rio Branco e Soges? Tinha o Grito de Carnaval no Rio Branco, depois o baile na Soges no sábado, Rio Branco domingo, segunda-feira Soges e terça Rio Branco - e o Enterro dos Ossos na Soges. E normalmente era sempre o mesmo conjunto nas duas sociedades. Naquela época, nós, da extinta Rádio Alto Taquari transmitíamos tudo isso. Não só em Estrela, também o Carnaval de Rua, onde quer que ele fosse realizado. Era uma maravilha.

CARNAVAL III - Tinha o Carnaval Regional de Rua, cada ano em uma cidade. Estrela, Lajeado, Bom Retiro do Sul, Roca Sales, Encantado, Taquari... Estrela tinha a Escola de Samba Mensageiros da Alegria da Sociedade Rio Branco e a Falácios e Brasa, da Soges. Duas belas escolas de samba que tinham um bom número de componentes. 

CARNAVAL IV - Hoje nosso Carnaval em Estrela se resume a uma apresentação do Bloco Renascer do Samba no dia 17 no Calçadão. Vale a pena ir lá ver, o embalo continua muito bom, apesar de não termos mais bailes de Carnaval. O remédio é ver na TV o Carnaval Carioca, qie continua muito bom.

A Comandante Nádia Gerhardt, que comandou o 40º BPM de Estrela e atualmente comandava o 19º BPM em Porto Alegre, agora subiu de cargo novamente. Foi convidada e assumiu dia 23 de janeiro a Diretoria da Justiça da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do RS. O convite foi do Secretário César Luiz de Araújo Faccioli. Desejo muito sucesso para a Comandante Nádia, que fez um belo trabalho em Estrela.

Quem gosta de caminhar no Parque Princesa do Vale, agora tem também a possibilidade fazer ginástica. A Secretaria de Esportes e Lazer começou a ministrar aulas de ginástica no local, através da professora Camila Zanatta. É gratuito, de segunda a sexta feira, das 19h e 30min até as 20h e 30min.

O trabalho da Secretaria da Saúde no que diz respeito a campanha contra a Dengue, está mostrando efeitos muito positivos. Segundo a enfermeira Carmen Hentscke este ano não tivemos nenhum caso de dengue em Estrela e ano passado apenas uma suspeita, mas ela não se confirmou. Todos devem colaborar e evitar água em pneus, latas ou outros locais. Facilita o combate e elimina mosquitos.

Segundo Carmen, um dos problemas é a leptospirose, que vem da urina dos ratos. Como estamos tendo muita chuva, devemos evitar caminhar descalços quando ela acontece. Não tivemos nenhum caso ainda, ano passado tivemos quatro internações de pacientes de Estrela e outros municípios e fora confirmados dois casos, de um estrelense e um de outro município.

Só prá confirmar, a inauguração da recuperação da escada de acesso ao Rio Taquari, no início da Rua Coronel Flores junto a ex-Polar, será no mês de março. Falta só confirmar o dia. O Prefeito Rafael Mallmann disse que até o final de fevereiro estará também recuperadas as duas estátuas, da Indústria e Comércio, que serão colocadas no local. Todos estão esperando ansiosamente esta data.

Estamos bem de Prefeito. A Lider Comunicação informou que Rafael Mallmann está entre os 27 Prefeitos mais lembrados do Estado, segundo pesquisa da Top Of Mind. Ele será homenageado com a entrega do Troféu Laçador, dia 27 em Gramado. É o quinto prêmio que a atual administração recebem em dois anos.

O Secretário Marco Wermann comentou com satisfação, a inauguração da Creche Paulo Freire, neste sábado no Bairro das Indústrias.. “Este trabalho iniciou há muito tempo, teve o apoio do Deputado Federal Paulo Pimenta e tudo foi encaminhado pelo então coordenador da Câmara, hoje Vice Prefeito Valmor Griebeler”. Disse que são quase R$ 1,3 milhão, mesma quantia que também foi conseguida para creche do Bairro Pinheiros, cujas obras estão em andamento. Segundo Marco, o Deputado Paulo Pimenta deverá se fazer presente sábado, na inauguração.

O Secretário da Saúde Elmar Schneider voltou das férias e foi olhar de perto o andamento das obras do novo Posto de Saúde do Bairro Boa União. “Estou vendo tudo de forma altamente positiva, a empresa contratada está indo muito bem”, afirmou. Disse que o Prefeito Rafael Mallmann também está satisfeito com o andamento das obras e afirmou que sem dúvida tudo ficará pronto dentro do prazo estabelecido.

Falando em obras: Vale a pena acompanhar a pavimentação de ruas nos bairros de Estrela. Parabéns Cristiano Nogueira da Rosa, o trabalho está realmente deixando a população satisfeita.




Nenhum comentário: