Coluna Pílulas em Preto e Branco - Luiz Carlos Freitag - Folha de Estrela - 29 de janeiro de 2015


Coluna Pílulas em Preto e Branco - 29.01.15
MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as  “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
             Por enquanto, não tem.

FRASE: “Se preparem, o Carnaval tá chegando e logo que ele passar, o fim do ano estará batendo em nossas portas” (Filósofo, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Puxa vida! A cada dia que passa, mais amigos e ex-colegas estão nos deixando. Me refiro a ex-colegas da extinta Rádio Alto Taquari, muitos já nos deixaram. Semana passada, mais dois que partiram. Quinta-feira Mário Miranda Elhers que morava em Venâncio Aires e na sexta-feira João Carlos Terlera, que morava em Porto Alegre. Deixam saudades. Vai ser cada vez menor o número de ex-colegas do tempo em que Waldir Sudbrack era o gerente. O quarto encontro vai ser este ano.

Está bastante complicada a estação de verão que estamos vivendo. Não devido ao calor, mas principalmente devido ao abafamento que ocorre quase todos os dias. Pelo menos a agricultura este ano não está sendo prejudicada pela falta de chuva, que está caindo até com bastante intensidade. Mas o que poderemos esperar do nosso inverno, com uma estação tão quente como agora?

A Polícia Rodoviária Federal está com cinco radares móveis em nossa Região, na BR 386. Milhares de multas já foram aplicadas em poucos dias. Mostra que grande número de motoristas não respeita as placas de velocidade. Realmente, se a gente trafegar lado a lado entre Estrela e Lajeado, dois motoristas na mesma direção a 80km por hora, sofre businaços, sinais de luz e xingamentos, até que um dos dois saia da frente pois muitos motoristas querem é correr. Por isso tanta multa.

A propósito, muita gente tem opinião que a velocidade na BR 386 aumente para 90 ou 100km por hora. Iria adiantar? As multas continuariam sendo aplicadas, pois antes, não se respeitava o limite de 60km/h entre Estrela e Lajeado, agora dificilmente são respeitados os 80km/h. E com mais velocidade, tudo não ficaria igual? O melhor mesmo é olhar as placas e obedecer o que está escrito nelas, daí não acontecem multas e ocorrem menos acidentes.

Fui dar uma olhada nos bairros e em vários deles as obras de pavimentação de ruas está em pleno vapor. Algumas delas estão recebendo canalização que irá sem dúvida deixar os locais livres de qualquer tipo de inundação em enxurradas. Vale a pena ir olhar. Quem saiu de férias vai retornar com outro visual, sem dúvidas. O detalhe é que muitas ruas já estão com o trabalho quase pronto.

Notícia nada boa, saiu no sábado. O novo diretor-presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, disse que a situação do RS não é confortável no que se refere ao abastecimento de energia elétrica. Disse que a situação é delicada em todo o  País. Ele assumiu o risco de racionamento. Então podemos nos preparar, além do enorme aumento nas nossas contas de luz este ano, deveremos ter cortes no fornecimento de energia elétrica para racionamento. Engraçado, pagamos tanto, temos tando aumento e não se sabe de investimentos para gerar mais energia elétrica no País. Só os gastos aumentam. 

Secretário da Educação Marcelo Mallmann informando: A  Emei Paulo Freire do Bairro das Indústrias vai ser inaugurada dia sete de fevereiro, as 10h da manhã. O atendimento será para até 120 crianças dos quatro meses até seis anos em turno integral. No total, temos 150 crianças inscritas em Estrela aguardando vagas, mas com o final das obras desta Emei e da Emei do Bairro Pinheiros em breve, com mais 100 vagas, será zerado o déficit de vagas. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann, “todas as crianças serão atendidas e com as vagas no Bairro Pinheiros sobrarão 70 vagas”. Realmente ótima notícia para a comunidade de Estrela.

Secretário da Saúde Elmar Schneider participou semana passada da reunião de sua Confraria, em Porto Alegre com a participação de José Ivo Sartori. É o terceiro jantar desde que ele foi eleito Governador. Ele também faz parte da confraria e existe uma grande amizade entre ele e o Schneidinha, bem como do Prefeito em exercício de Porto Alegre Sebastião Melo desde o tempo em que eles eram colegas, Deputados Estaduais. Esta amizade promete grandes beneficios para a Região, principalmente para Estrela.

Só para confirmar: A inauguração da recuperação da escada de acesso ao Rio Taquari, junto a ex-Polar no início da Rua Coronel Flores, vai ser no mes de março. “Vamos aproveitar o retorno de maioria dos estrelenses de suas férias”, disse o Prefeito Rafael Mallmann. Falta só definir o dia, mas isso deverá ser feito até a entrega da reforma das estátuas da Indústria e do Comércio que serão reinstaladas, no final de fevereiro.

Continuam “a mil” as obras das casas no novo Bairro Nova Morada, entre Novo Paraiso e o Bairro Pinheiros. A construção das casas está acelerada devendo boa parte ficar pronta ainda este ano, mas a conclusão mesmo será em março do próximo ano. Em breve devem iniciar as inscrições dos interessados. Só para lembrar: A inscrição e aprovação final será feita por uma empresa contratada, pela Caixa Econômica Federal e pela Prefeitura Municipal. Tudo será feito dentro das regras, facilitando para todos. Mas uma coisa: Vale a pena fazer uma visita ao local para ver o andamento das obras.


Nenhum comentário: