Secretaria da Educação de Estrela-RS - Escola Pedro Schmidt quer semear o futuro


Escola Pedro Schmidt quer semear o futuro

Um novo projeto pedagógico promete revolucionar o ensino em uma das escolas mais tradicionais do interior do município de Estrela. A Pedro Jorge Schmidt, da Delfina, aposta na diferenciação do currículo para cativar alunos, pais e professores.

O diretor da instituição, Fábio Mallmann, conta que estudando a história da escola, assim que assumiu a direção, em 2013, entendeu a necessidade de buscar a valorização do campo. “Era um anseio que vinha das raízes, de quem criou a escola”, lembra. Inspirado neste passado criou o Projeto Semeando o Futuro do Campo, que visa envolver pais, alunos e educadores em uma nova sistemática de aprendizado onde, em algumas oportunidades, a sala de aula seja nas propriedades rurais.

Para sua implementação, o município irá investir R$ 80 mil. Parte disso será destinado a formação dos profissionais. “Não é fácil mudar todo um jeito de fazer educação vivenciado até aqui”, reflete Mallmann. Os 37 profissionais de educação da instituição terão treinamento, que também será estendido às famílias. Junto a isso o diretor já está visitando as propriedades para identificar aquelas que oferecem condições educativas.

No novo currículo, técnicas agrícolas, introdução metodológica científica voltada para o campo e até matérias tradicionais como Português e Matemática estarão voltadas para solução de problemas do cotidiano das crianças rurais. O secretário de Educação do município, Marcelo Mallmann diz que o projeto tem recebido total apoio da pasta. “Queremos que a escola seja uma referência em educação no meio rural”, ressalta. A expectativa é que até o segundo semestre a nova metodologia já esteja em sala de aula.

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: divulgação

Nenhum comentário: