Estrela tem agora um casal de médicos cubanos – Dr Omar e Dra Liudmila Iribar


Estrela tem médicos cubanos

Estrela tem agora um casal de médicos cubanos – Dr Omar e Dra Liudmila Iribar – na foto, com o Secretário da Saúde Elmar Schneider e Leandra Baldissarelli.

“Eles começam a trabalhar assim que o Ministério da Saúde autorizar”, afirmou o Secretário.

Ele disse que o Brasil tem excelentes médicos, mas uma grande solução é o investimento na saúde básica, “temos de fazer saúde preventiva”.

Segundo Elmar Schneider, no Vale do Taquari a Univates vai iniciar o curso de Medicina e com isso os Postos de Saúde de Estrela já estão sendo preparados para receber os estudantes, “eles irão acompanhar tudo para contribuir no seu curso de medicina”.

O Secretário da Saúde lembrou que no início da Administração Rafael Mallmann, Estrela tinha cinco médicos via Governo Federal e um via Governo Estadual, que prestavam serviços nos Postos de Saúde, mas eles se aposentaram: “Assim, o município teve de contratar l072 horas/médico a mais”.

Atualmente Estrela tem duas equipes de Saúde Família, uma no Bairro Moinhos, que tem a médica de Teutônia Dra. Lidia Gaussmann e outra no Bairro Imigrantes, onde foi contratado um médico via concurso, mas infelizmente ele saiu do cargo.

“Com a vinda dos dois médicos cubanos, para o atendimento da saúde básica do município fica tudo mais fácil”, afirmou.

Elmar Schneider informou ainda que deverá ser implantado em breve uma equipe da Saúde Família no Bairro das Indústrias e depois será feito um estudo para implantar duas equipes no Bairro Boa União.

O Secretário foi bem claro, ao enaltecer a vinda do casal de médicos cubanos para Estrela: “Queremos mais médicos para atendimento, não para substituir ninguém. Quanto mais atenção básica e mais médicos na Saúde Familia, menos AVCs e infartos teremos”.

Luiz Carlos Freitag

Nenhum comentário: