Prefeitura de Estrela vai construir maior projeto habitacional da história


Fotos - Airton Engster dos Santos

Governo de Estrela vai construir maior projeto habitacional da história

Um ato para ficar marcado na história do município. Na segunda-feira (23), em frente à Prefeitura de Estrela, ocorreu a assinatura do contrato entre a Caixa Econômica Federal, o município e a empresa Tercon, para a construção de 250 casas populares no novo loteamento às margens da Rota do Sol, próximo a Novo Paraíso. O projeto é o mais ambicioso e maior na área habitacional em municípios com menos de 50 mil habitantes no Rio Grande do Sul.

Estiveram presentes o prefeito Carlos Rafael Mallmann, o vice-prefeito Valmor Griebeler, o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Cristiano Nogueira da Rosa, demais secretários, vereadores e entidades representativas do município. Também, representando o Governo Federal, o gerente da Caixa Econômica Federal de Estrela, Edson Gilmar Schneider e da empresa Horácio Marins.

Com autorização do Meio Ambiente em mãos, as máquinas da empreiteira devem iniciar as primeiras movimentações de terra no dia 2 de janeiro. Ao todo são 13 hectares de área que serão transformadas em um novo bairro de Estrela. As moradias populares serão construídas de formas geminadas, de duas em duas, em imóveis com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço coberta, com 47 metros quadrados. As famílias com renda de até três salários mínimos terão acesso ao financiamento através do Programa Minha Casa, Minha Vida, com prestações máximas de R$ 80. As inscrições dos interessados iniciam-se no mês de março, junto ao Departamento de Habitações do município.

“Encerramos o primeiro ano de mandato anunciando uma das obras mais importantes do nosso governo. Nosso compromisso com a comunidade começa a se tornar realidade”, afirma o prefeito Carlos Rafael Mallmann. Ele agradeceu a parceria da Caixa e salientou que o compromisso da empreiteira é entregar as residências prontas para serem habitadas. Já o gerente da Caixa parabenizou o Governo Federal pela criação do Minha Casa, Minha Vida. “O programa tem mudado a vida de milhares de brasileiros, que realizam o sonho da casa própria pagando uma prestação que caiba no seu orçamento”, afirma. O secretário Cristiano da Rosa disse que agora será enviado à Câmara de Vereadores um projeto de Lei instituindo o Programa Municipal de Habitação. Depois disso, serão abertas inscrições para as famílias interessadas. A aprovação final dos financiamentos, no entanto, passa pela Caixa Econômica, com critérios próprios do programa.

Neste primeiro módulo serão construídas 250 casas. O segundo contemplará mais 129 famílias, concluindo o projeto Nova Morada 1 e Nova Morada 2 em 379 casas populares.

Matéria e fotos: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: