Professor Leônidas Erthal na Alemanha



Professor Leônidas Erthal direto da Alemanha

Escrevo algumas coisas que vivenciei por estes dias. Algumas conclusões:

O conhecimento e a educação é o que diferencia uma nação desenvolvida das demais. Participei do primeiro dia de aula de um aluno da primeira série. Foi sábado, 07 de setembro de 2013, feriado no Brasil. Cada aluno esteve acompanhado da parentada: pais, avós, padrinhos, (provavelmente também amigos).

Na hora marcada fomos para o salão que lotou. Os alunos da segunda série prepararam uma hora de arte para os "calouros". Dramatizaram o "Chapeuzinho vermelho", acompanhado do coro e conjunto instrumental da 2a. série. 

Após as palavras da professora titular que ficará com esta turma por 8 anos acompanhada pelos auxiliares, (três na 1a. série). Os novos alunos foram chamados ao palco recebidos e cumprimentados um por um e colocados em ordem , com suas mochilas, e no final da apresentação os alunos do 9.o ano deram a cada criança uma flor ( girassol ) simbolizando as boas vindas da Escola, e conduzindo-os para fora do salão... Assim iniciou o dia de aula deles...

Ao terminar as aulas do primeiro dia, estávamos todos lá novamente, com toda "parentada", defronte ao prédio da primeira série aguardando a saída dos alunos. Neste momento todas as crianças receberam dos seus pais o famoso "schultute", (cone de papel enfeitado cheio de presentes). 

Após os abraços, fotos e cantos fomos para casa.
Conto isso, porque acredito que uma grande nação não se faz ganhando loterias, nem descobrindo oceanos de petróleo, mas, sim ensinando e educando seu povo. Não é por nada que a Alemanha destruída na última guerra, hoje é o primeiro pais da Europa e único com superavit.

Aqui é normal as famílias visitar a escola. A escola está sempre aberta, inclusive nas férias. As crianças brincam, fazem caminhadas com os pais, conversam com amigos....

Outras coisas vi, ouvi, perguntei nestes poucos dias:......:

Ao chegar eram férias escolares. O menino foi "brincar " na casa do amiguinho. Levou junto três livros.

É normal criança receber livro como presente de aniversário.
Motorista no meio do transito pára o carro, se dirige ao motorista que vinha logo atras, e adverte-o que estava dirigindo muito perto. 

É lógico, todos tiveram que parar, ninguém buzinou e tudo seguiu como se nada tivesse acontecido. (esta não foi a primeira vez que vi acontecer por aqui).

Alguém ajuntou o "toco" de cigarro na calçada e o colocou no lixo.
Anos que não ouvia esta: A professora disse:" Estou ganhando bem, estou satisfeita com o meu salário".

Do mesmo assunto: Escutei de outra pessoa. "Aqui os professores são bem pagos". ...

Por hoje um grande abraço.

Prof. Leônidas Erthal

Nenhum comentário: