História do município de Estrela - Início do Século XX











Município de Estrela – Início Século XX
Considerações Gerais:

Numa sintese não é possível dar uma idéia precisa do que foi o município de Estrela no início do Século XX, com sua grande capacidade produtora.

Essa idéia só pode ter quem pesquisa nos diversos livros que tratam do assunto, estudando a luz do que era produzido, do que possuía e acreditava sua coletividade.

Do ponto de vista agrícola, o que se via, desde logo, é de que as terras que dispunha Estrela eram esplendidas, prestando-se de maneira admirável, a produção das mais variadas espécies de culturas.

A agricultura, base da riqueza do município de Estrela era muito adiantada tendo no aspecto colonial a grande força impulsora das lavouras em todas localidades.

Era admirável a fertilidade das terras próprias para agricultura cujo fator natural de irrigação sempre contribuiu. 

A maior produção agrícola do município era de milho, mandioca, trigo, arroz, fumo entre outras.

A indústria pastoril, por outro lado, também gerava retorno aos produtores.

As terras não cultivadas às margens dos rios e arroios que banham o município eram utilizadas para criação animal, sendo que suas pastagens, querem por sua qualidade, variedade e abundância eram das melhores da região.

A criação de bovinos era destacada no município.

Também importante destacar atuação dos administradores, especialmente do Intendente Manoel Ribeiro Pontes Filho, considerado inteligente, ativo, patriota e bem intencionado. Estrela muito lhe deve por notáveis feitos.

Uma terra rica e bem administrada, assim era Estrela no início do Século XX.

Outra causa para o crescimento de Estrela naquela época, com franca prosperidade, era sem dúvida nenhuma, o seu ótimo sistema de viação no Rio Taquari e estradas para carroças que ligavam o município com outras localidades. Tudo isso favorecia o escoamento da produção de sua indústria e da agricultura.

As comunicações por via fluvial com a capital do Estado e municípios ribeirinhos eram diárias sendo que o Porto de Estrela era visitado por grande número de embarcações, quer vapor, quer a gasolina que aqui chegavam e saiam constantemente, transportando mercadorias e passageiros.

Quanto ao sistema de viação terrestre, era mantido pela administração pública que procurava melhorar e conservar as estradas constantemente. De quando em vez encontrava apoio do governo do Estado do RS.

Estrela possuía também um bom sistema de pontes e pontilhões de rodagem, implantados nas estradas de maior movimento, cortadas por cursos de água, por onde passavam carroças e cavalos transportando as riquezas produzidas na zona colonial.

A população de Estrela era considerada religiosa, trabalhadora e ordeira. 
Estrela já possuía ótimos templos religiosos e magníficas escolas. 


Com todo esse patrimônio moral e material a grandeza de Estrela era incalculável.

Airton Engster dos Santos 
Imagens: Aepan-ONG

Nenhum comentário: