Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, do Jornal Nova Geração de 18.03.16


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, do Jornal Nova Geração de 18.03.16

FRASE: “Não vou concorrer a vereador, estou me preparando para ser candidato para senador” (Filósofo se achando político no Salão do Hermes e do Leonardo).

Quarta feira dia 23 as 19h teremos uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, quando a Prefeitura vai apresentar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Sem dúvida vai ser algo muito interessante e importante, já que o planejamento inicial é Uma Estrela Melhor, isso até 2035. Inicialmente, claro. Vale a pena comparecer, muita coisa será apresentada.

Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, que já se reúnem há 12 anos mensalmente, este ano terão realmente reuniões diferentes. O Coordenador Hilário Eidelwein está levando junto uma dupla de músicos, que animam muito o pessoal. E após o bate-papo acontece um final de reunião realmente muito animado. 

O advogado Dr. Jorge Raul Ruschel comentou algo que realmente pode vir a causar problemas sérios. Quem vem de Colinas ou arredores, por pela São José e chega na rodovia. Mas não tem placa nenhuma. Então, quem não conhece ou não sabe, ignora que chegou à BR 386. E também não sabe para onde vai e também pode achar que pode pegar a direita ou a esquerda. “O local ainda pode gerar graves acidentes”, comentou. Concordo.

E o assunto Trem Turístico continua sendo trabalhado. O Vice Prefeito de Estrela, Valmor Griebeler esteve semana passada numa reunião em Curitiba-PR quando foi tratado do trabalho. “As perspectivas são boas apesar de algumas dificuldades que ainda tem que ser ultrapassadas”, afirmou. É que o interesse da Região pelo Trem Turístico é grande mas ainda existem problemas de ordem técnica. Nova documentação foi encaminhada para a nova empresa que administra, a Rumo. Segundo Valmor, tem que ter também áreas de segurança em todo o trajeto pois turismo é bem mais complexo do que transporte de cargas. Mas a luta continua.

Secretário de Obras Jorge Both informou que está iniciando a correção da rede pluvial na esquina das ruas Cha Cha Pereira com a Coronel Müssnich. É que no local existe uma obstrução. Quanto a recuperação de estradas do interior o trabalho continua, agora a equipe está no Roncador, São José até a Rota do Sol e iniciando em Porongos. Tudo não pode ser feito de uma vez só, claro.

Boa informação: logo teremos novidades na implantação de câmaras de vigilância em Estrela. “Será um privilegiado sistema de monitoramento em toda a cidade”, disse o Prefeito Rafael Mallmann. O Projeto Básico para a licitação está quase pronto e teremos inicialmente 22 câmaras que irão acompanhar todo o movimento pelas ruas de Estrela.

Foi aberta ontem a licitação das propostas da pavimentação do acesso à Linha Geraldo. São quatro quilômetros de estrada que receberá asfalto. E a boa notícia do Prefeito, é de que as obras devem iniciar ainda neste primeiro semestre. Quanto a Arroio do Ouro, falta ainda a palavra final do DAER autorizando a Prefeitura asfaltar esta rodovia, que não é municipal. 

O Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico Marco Wermann informou que continua a abertura total da rua de acesso ao Mini Distrito do Bairro Boa União, quase em frente a Boate Lupus Land. Disse que já tem um trecho pronto, agora é só concluir o acesso, porque já tem três empresas instaladas no local. “E outras virão”.

Quando ao prolongamento da Rua Frederico Markus, do Bairro das Indústrias até o Marmitt, Marcos disse que está sendo aguardado o licenciamento ambiental, pois falta a aprovação para o corte de várias árvores no local. “O Decreto de Interesse Público já foi feito”, informou. 

O vereador Nelson Tilwitz (PMDB), comentando esta obra, disse que a saída da Rua Frederico Markus será em frente ao Posto de Saúde do Marmitt, na Rua Palmeira das Missões. “A rua vai ter uma cota de 27 metros, assim vai evitar que as cheias prejudiquem os moradores das redondezas que terão facilidades para aproveitar o local como saída de emergência”, acentuou. 

Está chegando a data: De 21 a 24 de abril acontece a 9ª Expowink, uma das maiores festas comunitárias de nossa Região. Dos 200 espaços para expositores, a maioria já foi vendida para empresas interessadas. A Prefeitura tem parceria com o evento e a expectativa dos organizadores é de que a festividade receba em torno de 35 mil pessoas.

O PR de Estrela tem dois nomes como possíveis candidatos a prefeito, nas próximas eleições. Eduardo Wagner, que já concorreu a prefeito e Joel Mallmann que já foi vereador. Segundo informações de um integrante do partido, ainda é muito cedo para confirmar quem irá concorrer, mesmo porque o PR faz parte de um grupo de cinco partidos de oposição. 

Falando em PR: O vereador Vanderlei Eidelwein, que segundo informações extra oficiais estaria saindo do partido, desmentiu tudo. Disse que permanece no PR e que vai concorrer a reeleição sem problema algum.

O Secretário Marco Wermann informou que está sendo concluída a rede de água das casas do novo Bairro de Estrela, o Nova Morada. Disse que a Corsan inclusive já perfurou o poço artesiano, faltando apenas a bomba e o reservatório. “Tudo deverá estar concluído até o início de abril”, afirmou o secretário.

Vereador Paulão Scheeren (PTB) cumprimentou Colinas pela ornamentação da Páscoa. Disse que o município tem cultura diferenciada pois lá ninguém derruba os enfeites nem depreda nada. “Em Estrela infelizmente estão danificando quase tudo, parece que querem o mal ao invés de termos o melhor por aqui”. 

Falando em Paulão: Ele destacou os 60 anos da Emater de Estrela, “ela ajuda muito nossa agricultura que representa mais de 30% de nosso orçamento”. Elogiou ainda os 96 anos do Colégio Vidal de Negreiros, cumprimentando a todos os professores. Felipe Schossler (PTB) disse que também estudou naquele educandário, afirmando ser um orgulho para todos os alunos. 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) elogiou o deputado estadual Edson Brun. Disse que o parlamentar, presidente da Assembléia Legislativa ano passado, fez uma economia de R$ 85 milhões.

Nenhum comentário: