Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Jornal Nova Geração de 25.03.16 - Luiz Carlos Freitag


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Jornal Nova Geração de 25.03.16

FRASE: “Coelhinho da Páscoa, estou aguardando a tua visita lá em casa - o chimarrão já tá pronto” (Filósofo ansioso, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Estrela realmente está cada vez mais linda. A cada ano a época do Natal traz cada vez mais visitantes para ver os enfeites que ornamentam toda a cidade. Agora também a Páscoa está cada vez mais atrativa - na foto, parte do acesso à Estrela, junto a Rodoviária. São intensos os elogios que a gente houve. Sem dúvida vamos aguardar para maio espetáculos que vão trazer ainda mais visitantes para ver de perto as maravilhas da Princesa do Vale e da cidade.

Aliás, falando em Maio, mês do aniversário de Estrela: 140 Anos de Emancipação Política. Teremos novamente Jogos Germânicos, Festa Tradicional e claro, o imperdível Festival do Chucrute. Os Grupos de Danças Folclóricas de Danças Alemãs estão cada vez mais espetaculares.

José Adão Braun está satisfeito com o novo local da Secretaria da Agricultura na Rua 13 de Maio. Disse que nem todas as adaptações estão concluídas mas o local atende plenamente as necessidades de todos. No primeiro piso acontece o atendimento público e no segundo estão as demais salas. Nos fundos tem local de estacionamento faltando apenas reformar um pequeno pavilhão para o almoxarifado. 

Segundo Braun, a Emater e a Adere estão no mesmo prédio o que facilita muito todo o setor. “Fica mais prático para os produtores rurais resolverem todos os seus assuntos, sem ter que se deslocar para vários locais”, comentou.

Politicamente, houveram profundas variações em Estrela. O PPS, que tinha dois vereadores, agora não tem mais nenhum, pois Paulão Scheeren e Felipe Schossler migraram para o PTB. E o PT, que tinha o vice prefeito agora não tem mais, pois Valmor Griebeler foi para o PV, assim como o único vereador do partido, Gérson da Silva que o acompanhou (foto). E o Secretário do Planejamento Marco Wermann, que era do PT agora também está fortalecendo o PV. 

Já o Secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein disse que a Licença de Operação para o Confinamento de Gado de Leite, em Linha Wink está liberada. O local oferece 100% de aproveitamento da água da chuva tanto para o tratamento das vacas como para a limpeza do local. Disse que é o primeiro local ecologicamente sustentável tudo feito por Jorge Schwingel e seu irmão. O Secretário elogiou muito o trabalho dizendo que todos os produtores terão de fazer isso a partir de 2017.

Saiu a licitação do asfaltamento do acesso a Linha Geraldo. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann a empresa vencedora foi a Compasul, o que significa que teremos uma obra espetacular, assim como as demais que a empresa já fez em Estrela. Está sendo finalizado o contrato e as obras deverão iniciar no máximo em 30 dias.

Falando em asfalto: não tem data ainda para a Prefeitura ser liberada para asfaltar a RS 129 até Arroio do Ouro. Rafael Mallmann disse que já está protocolado o pedido de convênio com o DAER, “mas temos que aguardar a resposta”. Acho que vai ser grande a pressão para que o DAER libere a autorização o mais rápido possível, porque a prefeitura quer iniciar as obras logo.

Política: Hélio Musskopf, ex-prefeito de Estrela e ex-deputado estadual, está sendo procurado por pré-candidatos a prefeito para ser o candidato a vice prefeito este ano. “Estão me assediando, mas estou muito resistente a isso, não tenho expectativa . Talvez só concorra se enxergar alguma luz no fim do túnel”, afirmou. Brincando, disse que na verdade sua intenção é de concorrer a Presidência da República, mas só vai se acontecer o impeachment.

Dia oito de abril inicia a everminação no gado de Estrela, informou José Adão Braun. “Todo o rebanho será vacinado, todos os agricultores serão visitados. No total, teremos em torno de 7.500 animais”, informou. E no mês de maio inicia a vacinação contra a febre aftosa.

Dia sete de abril teremos o primeiro leilão do ano na Usina de Reciclagem, informou Hilário Eidelwein. Serão leiloados pouco mais de 5.500 quilos de material reciclável, como plástico, vidro, papelão, papel, etc. Ele disse que é feito um trabalho seletivo no local “e tudo fica mais fácil graças a colaboração da comunidade que inicia tudo separando o lixo em casa”, afirmou. Este será o primeiro de uma série de três leilões deste ano.

Fui falar um pouco sobre política com o Prefeito Rafael Mallmann. Não consegui nada, ele disse que por enquanto está focado na administração e no trabalho. A eleição acontece dia dois de outubro “e sobre política vamos falar só no segundo semestre, mês de agosto em diante”, afirmou. Então vamos aguardar, mesmo porque temos muito trabalho em andamento. 

Segunda-feira, após a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, teremos as 20h a entrega oficial do Título de Cidadão Estrelense para Erci Albarello, Projeto de Lei do vereador Paulão Scheeren (PTB). Realmente, quem conhece o Professor Albarello e sabe tudo o que ele já fez por Estrela e por muitos estrelenses, tem que assinar em baixo e aplaudir a entrega deste título. Parabéns. E dia 16 de maio receberá o título Lilian Fleck Lengler, Projeto de Lei de autoria de Lorena Hauschild (PR) e Andreas Hamester (PP). Ela é natural de Maratá e já foi vereadora.

Paulão Scheeren (PTB) destacou a 9ª Expowink, de 21 a 24 de abril, “a maior festa de comunidades do interior do Rio Grande do Sul”. Ressaltou que a Câmara fará uma Sessão Solene no local em homenagem a Nico Fagundes.

Nenhum comentário: